Kit de sobrevivência: o que deve conter e qual sua importância?

A vida é uma caixinha de surpresa em que não conseguimos prever o que acontecerá. Mas, mesmo não podendo adivinhar o futuro, estar preparado para quando ele chegar é a melhor maneira de lidar com o inesperado. Nesse sentido, o kit de sobrevivência atua justamente nessa parte, auxiliando nas diversas situações e de emergência, deixando-o preparado para imprevistos.

Portanto, mesmo quando tudo parecer perfeito para aquela trilha que você planejou por meses, jamais se esqueça de levar consigo um kit de sobrevivência, como água, abrigo, fogo, alimento, sinalização e navegação.

Como fazer um kit de sobrevivência?

Para lhe auxiliar melhor, caso não saiba por onde começar, confira a seguir quais são os itens que devem conter no seu kit:

Água

Esse aqui nem precisa ser lembrado, não é mesmo? Entretanto, o que vale ressaltar aqui é como você fará para obtê-la ou armazená-la. Logo, leve um purificador de água (clorin) e recipientes para colocar a água, como um cantil ou uma garrafa pet. Outra dica legal é levar latas de molho de tomate ou de refrigerantes, uma vez que podem servir de suporte para ferver algo, caso precise.

Fogo

Isqueiros, fósforos, pederneiras de carvão, de tecido, bolas de algodão, lente de aumento. Não é necessário levar todos eles, o importante é ter mais de uma forma para se produzir fogo.

Abrigo

É importante levar um pedaço de lona para a criação de um abrigo.

Alimento

Ao se fazer uma trilha é comum que algumas pessoas se percam pelo caminho, sendo encontradas horas ou até mesmo dias depois. Mas, e se a comida que levou acabar? O que fazer? Nesse caso é válido colocar na mochila consigo anzóis pequenos, linha de pesca resistente e uma atiradeira para derrubar frutas das árvores. É bom também levar sal e açúcar.

Sinalização

Preocupe-se em ter algo que sirva de sinalizador caso se perca. Portanto, um apito, espelho para refletir a luz, bombas de fumaça colorida ou aquelas que fazem barulho podem servir como sinalizadores, chamando a atenção.

Navegação

Ao pensar em navegação logo vem em mente o GPS do celular, certo? Afinal, é um aplicativo que quebra bastante o galho das pessoas no dia a dia quando o assunto é localização. Entretanto, não se deve confiar totalmente nesses instrumentos já que são eletrônicos e estão suscetíveis às falhas. Então, nesse caso, é recomendável que se use uma bússola para orientar-se ou tê-la como segunda opção caso o seu celular descarregue.

Manta térmica

A manta térmica serve para lhe deixar bem aquecido e pode lhe salvar de uma possível hipotermia, caso o ambiente esteja muito frio.

Faca / Canivete / Facão

Ao fazer uma trilha é bom ter, pelo menos, algum objeto de corte. Não dá para entrar na mata sem ter um desses como suporte.

Esse kit de sobrevivência é bem básico, porém ajuda a lhe dar uma noção do que não pode faltar, caso seja uma pessoa aventureira. Mas há kits que são vendidos totalmente completos, que já vem com o básico e vários outros kits essenciais, como o de emergência, costura, primeiros socorros, etc.

Lembre-se de que não é necessário carregar todos os itens dos kits. O importante é que você leve de acordo com a sua necessidade no momento, e isso depende de pessoa para pessoa. Entretanto, a vantagem de se ter um kit já completo é que você possuirá tudo o que precisa para ir naquela trilha com os amigos ou num passeio com a família.

E aí? Curtiu este post sobre kit de sobrevivência? Lembrou de outros itens? Então deixe seu comentário aqui e compartilhe a sua opinião com a gente e com os nossos demais leitores!

4.8 (96%) 25 votes
http://blog.tremeterra.com.br/2017/04/19/kit-de-sobrevivencia-o-que-deve-conter-e-qual-sua-importancia/
Deixe seu comentário