Sobrevivência na mata

sobrevivencia na mata
5 (100%) 2 votes

A equipe Treme Terra aprendeu algumas técnicas de sobrevivência na mata com a turma da Special Combat, em um passeio que simulou situações reais. O treinamento foi comandado pelo instrutor Humberto Costa e contou com várias dicas para se manter vivo na mata fechada.

Como fazer fogo e de que forma conseguir água potável foram algumas das estratégias abordadas. Quer ver mais dicas e descobrir quais itens são essenciais para sobreviver na mata? Continue a leitura!

A experiência da equipe Treme Terra

Na subida da montanha, localizada na cidade de Navegantes (Santa Catarina),  sob o comando da Special Combat, a equipe pôde aprender que é preciso união para chegar ao topo, com todos são e salvos. A subida íngreme pegou a galera que estava sem preparo físico de surpresa.

A lição obtida foi: mantenha-se sempre frequente em uma atividade física, pois, com o corpo em forma, é muito mais fácil superar os desafios. Uma ação que parecia tranquila, que era subir uma montanha, não foi. Por sinal, essa foi a parte mais difícil.

Com o auxílio dos que tiveram mais dificuldades, ficou evidente que a liderança precisa se preocupar com toda a equipe. De acordo com Humberto, para que todos sigam juntos, é preciso colocar na frente os mais lentos, para que os demais sigam no mesmo ritmo e cheguem ao destino juntos.

A equipe Treme Terra mostrou determinação em cumprir as tarefas — entre elas, a confecção de abrigos a partir das folhas de árvores. Todos os estilos foram ensinados, inclusive a importância do local onde vai construí-los. Uma orientação importante é procurar por um local alto, para não ser pego de surpresa por regiões de cheia (principalmente durante a noite).

Humberto explicou que o treinamento visa também reconhecer, mesmo em pouco tempo, líderes ou ótimos subordinados, cumpridores das missões. Enfim, alguns modelos de temperamentos automaticamente se afloram em meio à situação do treinamento. Para a equipe da Treme Terra, o que valeu foi comprovar a união da tropa (que, com certeza, faz total diferença).

As principais dicas para sobreviver na mata

Sobreviver na mata significa muito mais do que apenas manter a calma. É preciso ter alguns conhecimentos básicos, que envolvem desde a criação de um abrigo até a capacidade de planejamento, especialmente se você estiver em grupo.

Saiba lidar com a água

Saber racionar a água em emergências ou até encontrá-la dentro da mata fechada requer treinamento. Fora isso, é preciso entender que dificilmente o líquido estará pronto para ingestão. Quase sempre é preciso realizar algum tipo de fervura para garantir que ninguém passe mal em uma situação adversa.

Aprenda a acender uma fogueira

Então, entramos em outro ponto: a necessidade de saber fazer fogo e acender uma fogueira. Mais uma vez, somente a prática e o conhecimento conseguem transformar a ideia em realidade. É preciso força física e materiais apropriados, a não ser que se tenha em mãos uma pederneira ou outro item que facilite a tarefa — inclusive, tais ferramentas são recomendadas para viagens do tipo.

Mais uma vez, deve ser ressaltada a importância do grupo para que tudo se desenvolva da melhor forma possível. Saber acalmar aquelas pessoas que estão mais nervosas ou mesmo delegar tarefas garante uma enorme diferença no resultado obtido.

Cuide da sua alimentação

Não poderíamos deixar de falar sobre a alimentação. Sendo tão importante quanto a água, sua falta traz malefícios para o corpo e uma enxurrada de sensações negativas, que podem se agravar com o tempo.

Saber coletar e estar preparado, com uma boa quantidade de comida na mochila, é mais do que fundamental para quem busca uma aventura livre de surpresas ou riscos desnecessários — a não ser que seu objetivo seja a caça e a busca de alimentos dentro da mata.

Nesse caso, o treinamento e o conhecimento do terreno são ainda mais importantes. Isso vale especialmente para depois do abate do animal, uma vez que ele necessitará ser limpo e preparado para o consumo.

Os itens fundamentais para sobrevivência na mata

Você sabe o que é imprescindível para sobreviver na mata? Confira abaixo!

Kit de sobrevivência

Sobreviver na mata sem nenhum tipo de kit sobrevivência é muito difícil. Inclusive, suas chances de sair vivo de uma situação adversa podem ser drasticamente reduzidas.

Levar bússola, mapa, kit de primeiros socorros, faca, pederneira e uma mochila com materiais importantes ao seu conforto (como saco de dormir, barraca e outros itens) é essencial para ter sucesso na empreitada.

Vale destacar também a importância de alguns conhecimentos técnicos básicos, como os primeiros socorros. Dentro de ambientes naturais, existem mais chances de acidentes, sendo que a falta de um atendimento próximo pode ser um agravante para a pessoa envolvida.

Preparação anterior

Além dos itens que você deve levar, não se esqueça de estudar bastante a área e o ambiente em que pretende se aventurar.

Não podemos deixar de mencionar extensivamente a importância do conhecimento e das técnicas adequadas para a sobrevivência. Ter vários planos e saber se manter firme em uma situação de risco são iniciativas que requerem experiência.

Muitas vezes, o preparo emocional só pode acontecer com a frequente exposição a uma condição adversa. Por essa razão, um curso de sobrevivência é mais do que importante para aqueles que buscam por aventuras e experiências únicas para toda a vida.

Gostou deste artigo sobre sobrevivência na mata? Então, curta a nossa página no Facebook e não perca nossas postagens!

http://blog.tremeterra.com.br/2016/07/19/sobrevivencia-na-mata/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]