5 tipos de Rali que você precisa conhecer

Rate this post

Trabalhar de segunda a sexta-feira na rotina estressante da vida urbana é extremamente cansativo. E a melhor forma que algumas pessoas têm para poder relaxar e descansar é aproveitando o final de semana para praticar uma atividade radical ou ao ar livre.

Trecking, bike, jeep offroad, escalada, cachoeira e praia são algumas atividades muito buscadas por quem deseja escapar da loucura da cidade e ter um contato com a natureza. Existe uma atividade que vem ganhando adeptos e sendo cada vez mais praticada: o rali. Para te ajudar a entender um pouco mais sobre esse esporte radical, selecionamos neste post 5 tipos de rali que você precisa conhecer:

Rali de regularidade

O rali de regularidade é um tipo de competição automobilística que tem como principal objetivo entre piloto, navegador e equipe, se manter no trajeto preservando a média horária determinada pela organização da prova.

Ou seja, você não pode ir rápido de mais nem de menos. Nesse tipo de prova são raros os momentos onde há ultrapassagens, pois a ideia é que a prova seja feita em uma velocidade regular.

Esse tipo de rali é bastante disputado em terrenos não pavimentados, acidentados e em trilhas.

Cross Country

A categoria Cross Country pode ser considerada como a mais aventureira dos tipos de ralis existentes. Nela, as equipes costumam competir com carros mais robustos e existem subcategorias inclusive para caminhões, caminhonetes e motos.

Ela se assemelha mais ao rali de velocidade, onde vence quem for mais rápido. O trajeto não é conhecido antes do início da prova e o navegador fica responsável por decifrar o livro de bordo com algumas poucas referências do que precisam passar na corrida durante os trechos que podem variar entre trilhas, dunas, desertos em uma mesma prova.

É nessa modalidade que se encaixam o Rally Dakar – maior rali do mundo – e o Rali dos Sertões, disputado no Brasil.

Rali de velocidade

Os ralis de velocidade são as provas mais comuns. Elas são disputadas em estradas fechadas nas cidades onde os ralis acontecem. Além disso as etapas são divididas no que chamamos de especiais (trechos fechados e previamente conhecidos pelas equipes).

Em comparação aos outros tipos de provas, a vantagem é que os competidores podem andar até duas vezes no trajeto para mapear a melhor estratégia para a prova. A competição mais conhecida é o WRC, o Campeonato Mundial. Aqui no Brasil destacam-se o Rally Internacional de Erechim e a Copa Peugeot.

Campeonato Brasileiro de Rali

No Brasil, os campeonatos nacionais são disputados nas três modalidades, mas ainda não são tão conhecidos. Porém, algumas provas acabam trazendo mais público e tendo uma maior relevância, como o Rali dos Sertões e o Rali Internacional de Erechim.

Campeonato Mundial

O campeonato Mundial de Rali é o WRC, Organizado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), acontece nos quatro cantos do planeta e nos mais variados tipos de piso e cenários. Ao final das etapas, é declarado um piloto e uma fabricante vencedora. Pontuação semelhante à Fórmula 1 e que permite que tenhamos o piloto vencedor que não dirija o mesmo carro da fabricante vencedora.

Gostou do nosso post? Conheça os esquipamentos esportivos que você deve levar para para as suas aventuras!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/04/19/5-tipos-de-rali-que-voce-precisa-conhecer/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]