Saiba quais são as regras de montanhismo para escalar com segurança

4.1 (81.33%) 15 votes

As regras de montanhismo são muito importantes no fantástico mundo do esporte ao ar livre. A União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA) define algumas práticas essenciais para a segurança dos esportistas e, também, para a preservação do meio ambiente.

Nos últimos anos, aumentou o nível de poluição em alguns dos principais pontos em que o alpinismo é realizado. Inclusive, o monte Everest se tornou pauta de muitas notícias por sofrer com o aumento de lixo e outros materiais descartados incorretamente nas trilhas que levam ao seu topo.

Mesmo que você não planeje subir no ponto mais alto do mundo, as mesmas regras se aplicam a outras localidades, que infelizmente também sofrem com a ação humana.

Se você tem interesse em praticar o montanhismo com mais segurança e de maneira sustentável, não deixe de ler este post até o final. Vamos lá?

Segurança em primeiro lugar!

Antes de iniciar a atividade é imprescindível ter uma noção completa dos seus limites e, principalmente, do seu objetivo.

Aspectos pessoais, como condições médicas crônicas e condicionamento físico, devem ser levados em consideração no momento do planejamento da trilha ou da escalada. Após uma autoavaliação sincera, é possível seguir para as próximas etapas, que envolvem o planejamento de fato.

Aqui, o praticante deve observar, antes de tudo a previsão do tempo para as datas em que ele pretende realizar a atividade. Vestimentas adequadas, equipamentos de segurança, primeiros socorros e alimentação também devem ser planejados e levados à risca.

É Importante sempre lembrar do bastão de caminhada e de outros itens que podem facilitar a sua jornada. Lembre-se que eles são fundamentais para o seu lazer. Nesse momento, criar (ou acompanhar) um checklist pode ser de grande ajuda. Com esse material de organização, as chances de esquecer esquipamentos diminui consideravelmente, o que é excelente para quem está iniciando no esporte.

Por fim, não se esqueça de se hidratar durante a travessia e sempre faça escolhas seguras. Na dúvida, pratique as atividades com pessoas experientes e que podem servir como guia. Essa dica pode aumentar o lazer e diminuir os contratempos — que também podem ser perigosos!

Tenha em mente que a altitude pode ser um problema e, ao estar acima de 2.500 metros de altura, é recomendável que o montanhista não suba mais de 500 metros por dia. O ideal é que tanto a subida quanto a descida sejam feitas de forma gradual e com um intervalo de um dia para cada “nível”.

Cuidados com o meio ambiente!

regras de montanhismo para escalar com segurança

Agora que você já sabe o básico sobre segurança, chegou o momento de falarmos a respeito da preservação do meio ambiente. Sabemos que o praticante da atividade sempre carrega muitos itens na mochila, o que pode ser um “perigo” para o local em que a trilha ou a escalada são feitas (lembrando que o montanhismo e o alpinismo são diferentes).

As regras gerais da UIAA são bem simples e orientam a conduta do montanhista. No código da organização existem inúmeros requisitos a respeito dos equipamentos a serem utilizados. Entretanto, o nosso foco será a “sustentabilidade” no esporte.

Para simplificar, tenha em mente que é sua responsabilidade cuidar de todo o espaço. No caso de uma fogueira, por exemplo, é seu dever apagar o fogo antes de seguir viagem.

Caso seja necessário jogar algum material fora, guarde-o até poder descartar o lixo em um local adequado. Como o interior do produto já deve ter sido utilizado, existem poucas chances de o seu descarte ser um grande peso (aliás, também planeje esse aspecto da sua viagem).

Essas dicas podem parecer simples, mas com centenas de montanhistas atuando todos os anos, pequenas atitudes são essenciais para a preservação dos espaços. Com todo esse conteúdo, temos certeza que sua segurança e seu conhecimento sobre o esporte aumentaram!

Que tal compartilhar esse post sobre as regras de montanhismo nas redes sociais? Mais pessoas podem estar em busca dessas informações. Ajude a melhorar o esporte!

http://blog.tremeterra.com.br/2018/08/21/regras-de-montanhismo-para-escalar-com-seguranca/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]