Kit de primeiros socorros: o que não pode faltar no seu?

Possuir um kit de primeiros socorros pode ser a grande salvação diante de diversas situações do nosso cotidiano. Contudo, para quem é adepto aos esportes de aventura, ter um kit completo não é apenas uma opção, mas sim uma obrigação.

Isso porque quem pratica atividades off-road ou não dispensa um bom camping nos dias livres está sempre sujeito a quedas, pancadas, picadas de insetos e outros imprevistos que demandam alguns cuidados de emergência. E, obviamente, esses cuidados exigem a utilização de alguns materiais.

Os itens presentes em um bom kit variam segundo cada pessoa, especialmente os medicamentos, mas alguns são indispensáveis para qualquer um. Por isso, criamos uma lista com o que não podem faltar no seu kit. Veja:

Termômetro

Como a febre é um dos primeiros indícios de que o nosso corpo está passando por algum incômodo, identificá-la rapidamente é fundamental. Por isso, o termômetro é um dos itens mais importantes de um kit de primeiros socorros.

Para verificar a temperatura com precisão, o termômetro deve ser colocado na axila por cerca de cinco minutos. Depois, basta conferir o número indicado no aparelho. Caso a temperatura esteja acima de 37,8°C, é necessário tomar medidas para tentar baixá-la, pois se continuar subindo pode gerar desidratação, alucinações e até convulsões.

Soro fisiológico 

O soro fisiológico é mais um item de extrema relevância, principalmente porque pode ser usado para diversas finalidades. Além de servir para limpar ferimentos e picadas de insetos, ele também pode ser utilizado para fazer hidratação nasal com o intuito de evitar alergias, resfriados e gripes.

O soro fisiológico também pode ser usado para ajudar na hidratação corporal, pois ele pode ser ingerido, por exemplo, por alguém que esteja se sentido desidratado após praticar trekking.

Água oxigenada

Por ser um poderoso desinfetante, a água oxigenada é essencial para eliminar micro-organismos de ferimentos causados, por exemplo, por uma queda de bike em uma trilha. Seu uso deve ser feito juntamente com o algodão, pois isso ajuda a deixar o local do ferimento completamente higienizado.

Materiais para curativo

Um bom curativo é crucial para proteger e ajudar no processo de cicatrização de um ferimento. Assim, um kit de primeiros socorros deve conter os materiais essenciais para fazer um curativo resistente, pois os adeptos dos esportes de aventura, mesmo após se ferirem, têm que continuar se movimentando. Esses materiais são:

Gaze esterilizada

Além de ser a parte mais importante de um curativo, pois é responsável por cobrir todo o ferimento, também ajuda a estancar eventuais sangramentos.

Esparadrapo

É essencial para dar mais durabilidade aos curativos, pois fixa a gaze na pele de maneira que ela não se solte nem mesmo diante de movimentos bruscos.

Algodão

O algodão é o material mais importante para realizar a limpeza de um ferimento antes de fazer um curativo. Os mais indicados são os que têm um formato arredondado, pois não deixam fiapos presos ao ferimento.

Antitérmico

Assim como já foi citado, a febre pode gerar situações mais graves. Desse modo, um bom antitérmico é um item fundamental em um kit de primeiros socorros. Vale lembrar que deve ser escolhido um que você já tenha utilizado anteriormente com a prescrição de um médico.

Materiais de manuseio

Esses materiais não são utilizados diretamente em um ferimento e também não têm poder de cicatrização ou anti-inflamatório, mas são essenciais, por exemplo, no momento de fazer um curativo. São eles:

  • Luvas descartáveis;
  • Agulha;
  • Pinça;
  • Tesoura.

Medicamentos

Colocar alguns medicamentos de uso habitual no kit também é muito importante. Nesse sentido, medicamentos para indigestão, náuseas e vômitos, analgésicos, anti-inflamatórios e antialérgicos são indispensáveis, desde que tenham indicação médica.

Com todos esses itens, seu kit de primeiros socorros certamente nunca lhe deixará na mão. E ter essa certeza é fundamental para que você desfrute dos seus momentos de diversão — mesmo aqueles extremamente radicais v sem ter medo de se machucar.

Gostou do texto? Quer se aventurar em esportes cada vez mais radicais? Então veja esse nosso outro artigo com algumas dicas para fazer trekking com segurança

5 (100%) 1 vote
http://blog.tremeterra.com.br/2017/05/18/kit-de-primeiros-socorros-o-que-nao-pode-faltar-no-seu/
Deixe seu comentário