Roupas para piloto de Rali: conheça 5 acessórios indispensáveis

3.7 (73.33%) 3 votes

Tão importante quanto o próprio equipamento, o vestuário de um piloto de Rali é essencial. Afinal, o fato de vestir os itens certos evita desde incômodos durante as atividades até prejuízos à saúde e segurança do piloto.

Ou seja, não há como fugir, quando o assunto envolve esportes outdoor, o vestuário ocupa posição de destaque; e o ambiente, riscos associados e demais variáveis do esporte devem ser levados a sério para a escolha do vestuário adequado.

E para que o piloto de Rali não tenha sua diversão comprometida pelo desconforto de seu vestuário, separamos algumas dicas de acessórios. Acompanhe os tópicos seguintes e conheça 5 itens indispensáveis!

1. Calçados adequados

Tendo em vista as dificuldades do terreno, é comum que a troca de marchas, aceleração e frenagens sejam constantes, por isso, o ideal é usar calçados adequados, compatíveis com as atividades de pilotagem.

Os modelos oferecidos proporcionam maior aderência, bem como uma anatomia compatível com os pedais, minimizando as chances de os pés escorregarem durante os esforços de acelerar e desacelerar o veículo.

2. Óculos escuros

Os óculos escuros são acessórios indispensáveis para proteger os olhos e para oferecer uma direção mais segura. E o ideal são os óculos de acetato, que podem ser usados mesmo por dentro do capacete. Com isso, em caso de impacto de algum estilhaço ou objeto contra os óculos, as bases da armação não penetram no nariz, ao contrário das armações de metal.

Ou seja, modelos de plástico, com formato anatômico junto ao nariz, acabam se mostrando mais seguros. Vale dizer que as lentes de policarbonato são as mais resistentes contra impacto. Todavia, atualmente, existem capacetes com lentes escuras retráteis, que dispensam o uso de óculos escuros.

3. Balaclava

A balaclava é aquela espécie de capuz que se veste sobre a cabeça, cobrindo os cabelos e tapando o queixo ou a boca, a depender do modelo. Esse acessório é ainda mais importante para mulheres ou homens de cabelos mais longos.

Ao permitir a acomodação dos cabelos, nenhum fio maior que 10 centímetros fica para fora. Sem esse item, ao usar somente o capacete, não é possível prender o cabelo por conta do vento. Contudo, o cabelo solto fica suscetível a enroscar nas partes mecânicas, provocando acidentes.

Além disso, a balaclava também evita que a viseira do capacete fique embaçada por conta da umidade da respiração do piloto, o que pode encobrir sua visão e até causar um acidente.

4. Macacão

O ideal é usar um macacão com tecido antichamas. Mas, não sendo possível a aquisição, é recomendado que seja de um tecido grosso e resistente à abrasão. Afinal, caso o corpo entre em contato com partes metálicas do veículo ou líquido corrosivo, o macacão deve absorver a maior parte disso, evitando ferimentos.

5. Proteção de pescoço

A “pescoceira” é uma alternativa ao sistema HANS utilizado em competições como a Fórmula 1. Em síntese, consiste em uma peça emborrachada com espuma reforçada, que oferece um mínimo de conforto para não prejudicar a pilotagem, mas proporcionando também uma grande vantagem: segurança.

Eventualmente, ao sofrer com impactos na cabeça, ou desaceleração repentina, a proteção para o pescoço impede que a cabeça vá para trás de maneira brusca, o que poderia acarretar em lesões na medula.

Agora que já sabe quais acessórios indispensáveis para um piloto de Rali, que tal entrar em contato conosco? Em nossa loja você deve encontrar tudo que precisa!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/04/19/roupas-para-piloto-de-rali-conheca-5-acessorios-indispensaveis/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]