Como deve ser a alimentação antes de praticar esportes de aventura?

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Saber qual é a correta alimentação antes de praticar esportes é essencial para a saúde e também para ter um bom desempenho durante a prática. O nosso corpo precisa de energia para fazer tudo, desde atividades simples como respirar até as coisas mais complexas, como caminhadas em montanhas ou mesmo uma trilha na mata fechada, esportes que possuem muitos obstáculos e exigem força e condicionamento físico.

A escolha dos alimentos depende da intensidade dos treinos e da modalidade do esporte. No caso dos esportes de aventura, muitos deles precisam de uma dose extra de energia, e agora nós vamos ensinar para você qual é a melhor maneira de consegui-la.

Como deve ser a alimentação antes de praticar esportes?

Alimentos com fibras

Verduras, frutas, raízes e alimentos integrais são as melhores opções de alimentação para antes da prática de esportes de aventura. Eles são carboidratos complexos e oferecem glicose (a principal fonte de energia da célula) por um maior intervalo de tempo, quando comparado aos carboidratos simples.

Carboidratos simples x carboidratos complexos

Os carboidratos simples são metabolizados rapidamente pelo nosso organismo e liberam uma grande quantidade de glicose de uma única vez. Então, não é indicado ingerir essa fonte de energia porque ela dura pouco tempo e não sustenta o corpo durante o esporte. Os mais recomendados são os carboidratos complexos.

Os carboidratos complexos são aqueles alimentos que conhecemos por serem integrais, além das verduras e legumes. Sua principal característica é conter fibras e, por conta disso, o corpo tem mais trabalho para metabolizá-los. Com esse tipo de alimento, o nosso organismo passa mais tempo com energia na forma de carboidratos.

O que comer durante a prática esportiva?

O ideal é sempre levar com você algo para comer durante a prática. Dependendo do tempo e da intensidade do exercício, há o risco de hipoglicemia, que causa a falta de energia no organismo. Então, é necessário carregar frutas, barras de cereal ou algum outro alimento com energia de rápida absorção, como um chocolate, por exemplo, ou um gel de carboidrato.

Além disso, leve muita água ou mesmo bebidas eletrolíticas, que ajudam a repor algumas substâncias importantes para o corpo e que são perdidas pelo suor. São as chamadas bebidas esportivas, que você pode encontrar à venda em qualquer loja especializada.

O que consumir após a atividade?

Aqui temos que pensar no inverso do que comemos antes do exercício. O ideal nesse momento é se alimentar de carboidratos simples, como pão branco, já que o nosso corpo está ávido por energia e está entrando em processo catabólico (degradando nutrientes para conseguir uma fonte energética). 

As bebidas esportivas aqui também são muito importantes, e as proteínas (por exemplo sardinha, carne vermelha, queijo) são ótimas para acompanhar o lanche. Os músculos sofrem muito desgaste na maioria dos esportes de aventura, principalmente naqueles em que é utilizado o peso do próprio corpo — uma escalada, por exemplo.

Agora que você já sabe como deve ser a alimentação antes de praticar esportes, jamais pratique qualquer atividade em jejum, porque isso é extremamente prejudicial para o nosso corpo. Uma boa alimentação aliada a uma prática de exercícios é uma ótima receita para melhorar a saúde.

Conte pra gente o que você come antes, durante e depois dos esportes que você pratica! Deixe seu comentário!

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