O que é esporte de aventura? Embarque nessa adrenalina!

o que e esporte de aventura embarque nessa adrenalina
3.4 (67.96%) 495 votes

Você sabe o que é esporte de sobrevivência? O Brasil é conhecido mundialmente por suas belezas naturais estonteantes e plurais. De norte a sul, de leste a oeste, o que não faltam são paisagens a serem exploradas.

Embora quase 85% da população brasileira esteja nos centros urbanos, não há quem resista a um fim de semana longe da civilização, se reconectando com nossa morada ancestral. Um cenário como esse é um convite ao esporte de aventura.

Conseguir sair da zona de conforto e vivenciar experiências incríveis; dar chance ao imprevisível e se deixar surpreender com a natureza e consigo mesmo — o que é esporte de aventura, senão isso?

Venha conhecer um pouco mais dessa prática apaixonante!

O que é esporte de sobrevivência?

Antes de tudo, vale a pena saber que os conceitos variam um pouco, mas podemos dizer que esportes de aventuras são aqueles praticados em ambiente natural que envolvem um risco calculado.

Basicamente, são formas de explorar a natureza e diferem entre si pelo ambiente em que acontecem, a forma de deslocamento e os equipamentos utilizados.

Os esportes radicais têm pontos em comum com os de aventura, porém esses podem ser feitos em ambientes urbanos ou artificiais (como o parkour, por exemplo) e envolvem riscos mais acentuados.

Para você entender melhor essa prática, vamos mostrar abaixo as modalidades mais apreciadas por quem ama se aventurar na natureza. Confira!

Quais são os esportes de aventura?

A lista é imensa e não para de crescer, mas vamos apresentar alguns para que você entenda o que é esporte de aventura.

Arvorismo

Uma modalidade praticada por pessoas de todas as idades. Ela acontece acima do solo, em um local com árvores altas e robustas e usa equipamentos como pontes de cordas para o praticante se deslocar de uma copa a outra fazendo um percurso.

Para isso, são usadas plataformas acopladas ao topo das árvores, onde o esportista deve passar pelos obstáculos.

Mountain-bike

É o ciclismo em trilhas, que pode ser feito durante algumas horas (como a descida de uma serra) ou por dias (envolvendo grandes distâncias, acampamentos etc). Existem modelos de bicicleta direcionados para o esporte.

Hikking

É a caminhada pela natureza, geralmente com nível de desafio pequeno e sem exigir grande preparo físico ou planejamento, como fazer um dia de trilha para uma cachoeira.

Em alguns lugares, é necessário ultrapassar barreiras, como pedras e pequenas subidas para chegar ao destino, mas nada que exija apoio de equipamentos de nível mais pesado, como é o caso das escaladas.

Trekking

Parecido com o hikkingmas envolve grandes deslocamentos (muitas vezes travessias de áreas naturais). Requer o uso de equipamentos apropriados, rotas bem definidas e equipamentos como calçado e mochila próprios, barraca e GPS.

Nesse caso, é importante que o praticante tenha algum preparo físico, pois a trajetória é maior e os desafios podem ser mais acentuados.

Voo de asa-delta

Começa em um lugar alto e ermo, como o topo de morro ou penhasco, de onde o praticante pega impulso e se lança no ar, planando sobre a paisagem e usando a aerodinâmica do equipamento.

Em alguns casos, é possível que o voo dure um pouco mais dependendo do vento e de outros fatores climáticos. Na asa-delta é permitido saltar sozinho desde que o praticante já tenha experiência. Se for um iniciante, um profissional faz o salto junto, controlando todo o equipamento.

Escalada

A escalada ou o montanhismo é um esporte muito popular entre quem gosta de adrenalina e altura. Essa modalidade exige o uso de cordas, mosquetões e outros acessórios para que a pessoa possa subir o local com segurança.

Existem alguns níveis de escaladas, onde o praticante pode optar por lugares mais altos e lisos ou baixos e íngremes. Tudo varia conforme a experiência do indivíduo. Além disso, também é possível realizar hikking quando o local oferece trilhas.

Rafting

Esse esporte é voltado para quem gosta de água, pois ele é realizado em corredeiras de rios nos quais a pessoa desce a correnteza usando botes infláveis. Para realizar a descida, guias fazem o acompanhamento, remando em direção ao trajeto.

Apesar de ser muito divertido e razoavelmente simples, é importante que você tenha bastante equilíbrio e concentração para se manter firme dentro do bote.

Mergulho

Outro esporte na água que atrai muitas pessoas é o mergulho. Isso porque o fundo dos rios e dos mares proporciona um visual deslumbrante. Além disso, cada um pode conhecer e admirar as diferentes espécies de animais e minerais que vivem por lá.

Apesar de ser uma prática desportiva relativamente fácil, há instrutores que guiam os mergulhadores. Esse esporte pode ser feito de maneira livre, sem usar equipamentos, sendo necessário apenas a capacidade pulmonar e a condição física do indivíduo.

Também pode ser realizado de forma autônoma, com todos os aparelhos que fornecem oxigênio acoplados ao corpo para mergulhos mais longos. Dessa forma, o ar é disponibilizado pelo compressor e por uma mangueira instalada na superfície.

Quais são os benefícios do esporte de aventura?

O primeiro benefício é certamente a diversão. A sensação de autossuperação, de cumprir um objetivo, o bem-estar físico e a superação dos próprios limites. Aventurar-se é bom demais!

Fisiologicamente falando, o contato com a natureza e a prática de esportes levam ao aumento da produção e liberação de hormônios como a endorfina (que relaxa e alivia o estresse) e a adrenalina (que acelera o metabolismo e nos deixa bem-dispostos). Com isso, o seu corpo e a sua mente passam a ter sensações de prazer e bem-estar.

A prática regular de esportes melhora a capacidade cardíaca e a respiratória. Grupos musculares também são fortalecidos por esportes, cada um de uma maneira específica. Quando diversificamos as modalidades, trabalhamos o corpo por inteiro.

Como se preparar para praticar um esporte de aventura?

Cada modalidade exige um equipamento específico e é fundamental verificar o que deve ser feito para garantir uma diversão segura e bem-sucedida.

Contudo, ferramentas primordiais devem acompanhar cada esporte. Por isso, sempre utilize roupas confortáveis e apropriadas, sapatos que proporcionem firmeza e sejam adequados à sua escolha esportiva, equipamentos de segurança indicados pelo profissional responsável por guiar a prática.

Além disso, é essencial levar um kit de primeiros socorros para ser um suporte em caso de emergência.

Um esporte de aventura também tem o seu desafio e, com ele, se desenvolvem habilidades específicas como coordenação motora, visão, orientação espacial, capacidade de tomada rápida de decisões, planejamento de tempo, proatividade, equilíbrio, atenção direcionada e multifocal, saber lidar com o imprevisto, entre outras possibilidades. É como um treino para a selva de pedra!

Agora que você já sabe o que é esporte de sobrevivência, é hora de sair da internet e colocar o pé na estrada. Não se esqueça de pesquisar bem sobre a modalidade, o lugar que você escolheu e todos os equipamentos necessários para a atividade. Participar de um grupo experiente é uma ótima forma de obter conhecimentos práticos.

Gostou de conhecer um pouco mais desses esportes? Já praticou ou deseja participar de alguma das modalidades citadas? Deixe seu comentário abaixo e participe da conversa!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/11/20/o-que-e-esporte-de-aventura-embarque-nessa-adrenalina/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]