O que é esporte de aventura? Embarque nessa adrenalina!

Rate this post

Você sabe o que é esporte de aventura? O Brasil é conhecido mundialmente por suas belezas naturais estonteantes e plurais. De norte a sul, de leste a oeste, o que não faltam são paisagens a serem exploradas.

Embora quase 85% da população brasileira esteja nos centros urbanos, não há quem resista a um fim de semana longe da civilização, reconectando com nossa morada ancestral. Um cenário como esse é um convite ao esporte de aventura.

Conseguir sair da zona de conforto e vivenciar experiências incríveis; dar chance ao imprevisível e se deixar surpreender com a natureza e consigo mesmo — o que é esporte de aventura, senão isso?

Venha conhecer um pouco mais dessa prática apaixonante!

Definição

Antes de tudo, vale a pena saber que os conceitos variam um pouco, mas podemos dizer que espertes de aventuras são os aqueles praticados em ambiente natural, que envolvam um risco calculado. 

Basicamente, são formas de explorar a natureza e diferem entre si pelo ambiente em que acontecem, a forma de deslocamento e os equipamentos utilizados.

Os esportes radicais fazem uma interseção com os de aventura, mas esses podem ser feitos em ambientes urbanos ou artificiais (como o parkour, por exemplo) e envolvem riscos mais acentuados.

Exemplos

A lista é imensa e não para de crescer, mas vamos apresentar alguns para que você entenda o que é esporte de aventura. 

Arvorismo

Uma modalidade praticada por todas as idades. Ela acontece acima do solo, em um local com árvores altas e robustas e usa equipamentos como pontes de cordas para se deslocar de uma copa a outra, fazendo um percurso.

Mountain-bike

É o ciclismo em trilhas, que pode ser feito por algumas horas, como a descida de uma serra, ou por dias, envolvendo grandes distâncias, acampamento etc. Existem modelos de bicicleta direcionados para o esporte.

Hikking

É a caminhada pela natureza, geralmente com nível de desafio pequeno e sem exigir grande preparo físico ou planejamento, como fazer um dia de trilha para uma cachoeira.

Trekking 

Parecido com o Hikkingmas envolve grandes deslocamentos (muitas vezes travessias de áreas naturais). Requer o uso de equipamentos apropriados, rotas bem definidas e equipamentos como calçado e mochila próprios, barraca, GPS etc.

Voo de asa-delta

Começa em um lugar alto e ermo, como o topo de morro ou penhasco, de onde o praticante pega impulso e se lança no ar, plainando por sobre a paisagem, usando a aerodinâmica do equipamento.

Benefícios

O primeiro benefício é certamente a diversão. A sensação de autossuperação, de cumprir um objetivo, o bem-estar físico e a superação dos próprios limite. Aventurar-se é bom demais!

Fisiologicamente falando, o contato com a natureza e a prática de esportes levam ao aumento na produção e liberação de hormônios como a endorfina (que relaxa e alivia o estresse) e a adrenalina (que acelera o metabolismo e nos deixa bem-dispostos).

A prática regular de esportes melhora a capacidade cardíaca e a respiratória. Grupos musculares também são fortalecidos por esportes, em cada um de uma maneira específica. Quando diversificamos, trabalhamos o corpo por completo. 

Um esporte de aventura tem também o seu desafio e, com ele, se desenvolvem habilidades específicas, como coordenação motora, visão e orientação espacial, capacidade de tomada rápida de decisões, planejamento de tempo, proatividade, equilíbrio, atenção direcionada e multifocal, saber lidar com o imprevisto, entre outras possibilidades. É como um treino para a selva de pedra!

Agora que você já sabe o que é esporte de aventura, é hora de sair da internet e colocar o pé na estrada!

Não se esqueça de pesquisar bem sobre a modalidade e o lugar que você escolheu e de que tem todos os equipamentos necessários para a atividade e para a sua segurança. Se juntar a um grupo experiente é uma ótima forma de ganhar conhecimento prático quando se está iniciando. Uma coisa é essencial: divirta-se!

Se animou com a ideia, mas não sabe por onde começar? Nós preparamos uma lista com 5 locais de rafting incríveis no Brasil. Que tal dar uma conferida? 

http://blog.tremeterra.com.br/2017/11/20/o-que-e-esporte-de-aventura-embarque-nessa-adrenalina/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]