Kit de sobrevivência: o que deve conter e qual sua importância?

kit de sobrevivencia o que deve conter e qual sua importancia
4.5 (90%) 142 votes

Você já ouviu ou até mesmo disse a famosa frase “nunca pensei que isso pudesse acontecer comigo”? Pois é, a verdade é que a vida é uma caixinha de surpresas e nunca temos certeza do que virá. No entanto, a nossa incapacidade de prever o futuro não deve ser motivo para nos descuidarmos e não nos prepararmos para situações ruins. Nesse sentido, montar um kit de sobrevivência é uma das formas de estarmos prontos para momentos imprevisíveis.

Portanto, mesmo que tudo pareça estar sob controle, precisamos nos lembrar de que situações adversas podem acontecer. Pensando nisso, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para montar o seu kit de sobrevivência e poder realizar as suas atividades com muito mais segurança. Confira!

Por que ter um kit de sobrevivência?

Como dito, apesar de imaginarmos que nenhum imprevisto acontecerá conosco, a verdade é que não podemos prever o futuro. Existem inúmeras variáveis do dia a dia que não podemos controlar, como mudanças bruscas no clima, desastres naturais, problemas de saúde, entre outros.

Quando essas variáveis surgem e estamos em um ambiente conhecido e preparado para adversidades, não temos muitos problemas. No entanto, qualquer adversidade em situações não rotineiras pode complicar as coisas.

E é justamente por isso que o kit de sobrevivência é tão importante em algumas situações: ele nos dá ferramentas para que possamos resolver problemas mesmo em ambientes totalmente despreparados.

Podemos imaginar, por exemplo, uma situação em que há escassez de água potável. Nesse caso, um filtro portátil pode salvar vidas! Outro exemplo, e esse é bem comum, é a mudança brusca no clima. Imagine que você está em uma trilha e a temperatura cai repentinamente, uma roupa térmica pode evitar que você tenha crises de hipotermia.

Agora ficou fácil de responder à pergunta “por que ter um kit de sobrevivência”, não é mesmo? O motivo é simples: ele pode ajudar você a resolver problemas inesperados, facilitar suas atividades, amenizar situações de risco e até mesmo salvar vidas!

Quando o kit de sobrevivência é necessário?

A verdade é que kits de sobrevivência podem ser úteis a qualquer momento, já que eles costumam ser equipados com objetos de usos diversos, como canivetes multiuso. No entanto, existem atividades em que eles não são somente uma opção, mas sim uma necessidade.

É o caso de atividades realizadas em matas, lugares distantes de centros urbanos, em praias, cachoeiras e diversos outros locais que não apresentam estrutura voltada para a nossa segurança. Separamos alguns exemplos de momentos em que o seu kit de sobrevivência deve estar com você:

De forma geral, sempre que for realizar uma atividade diferente, em um local que não conta com equipamentos básicos de sobrevivência, o seu kit será importante!

Quais os principais itens de um kit de sobrevivência?

Para montar o seu kit, reflita sobre o que você precisa para sobreviver por no mínimo 72 horas durante algum desastre. Esse número pode ser assustador, mas é preciso considerar situações extremas para que o kit fique realmente completo.

A dica fundamental é pensar em uma opção que seja leve e compacta, pois assim fica mais fácil para carregar em qualquer lugar. Para auxiliar melhor você, caso não saiba por onde começar, confira a seguir quais são os itens que devem estar no seu kit.

Água

Esse item nem precisa ser lembrado, não é mesmo? Entretanto, o que vale ressaltar é como você fará para obtê-la ou armazená-la. Dito isso, tenha cuidado para levar um purificador de água (clorin) — ou aprender a purificá-la — e recipientes para o armazenamento, como um cantil ou uma garrafa pet.

Outra dica legal é levar latas de molho de tomate ou de refrigerantes, uma vez que podem servir de suporte para ferver algo, caso seja necessário.

Fogo

Principalmente se o seu destino for um local frio, é preciso levar uma forma de fazer fogo, como isqueiros, fósforos, pederneiras de carvão ou de tecido e bolas de algodão ou lente de aumento para iniciar a chama.

Tenha em mente que não é necessário levar todos eles, mas é importante é ter mais de uma forma para produzir fogo e manter-se aquecido, ok?

Lona

O abrigo é parte fundamental de uma experiência outdoor, ainda mais se for mais longa. Muitas vezes, é preciso montar um pequeno acampamento para passar a noite e, por isso, é importante levar um pedaço de lona que o proteja das variações climáticas.

Alimentos

Ao fazer uma trilha, é comum que algumas pessoas se percam pelo caminho, sendo encontradas horas ou até mesmo dias depois. Se a comida que levou acabar, o que deve ser feito? Nesse caso, é válido colocar na mochila anzóis pequenos, linha de pesca resistente e uma atiradeira para derrubar frutas das árvores. Lembre-se, ainda, de levar sal e açúcar para temperar seu alimento.

Outro item que não pode faltar no seu kit de sobrevivência completo é alimento não perecível. Com ele, você evita ingerir comidas estragadas e, então, aumenta a sua resistência. Porém, tenha cuidado: preste muita atenção na data de validade, lembrando-se de conferi-la sempre antes de partir e, se necessário, troque o insumo.

Objetos de sinalização

Preocupe-se em ter algo que sirva de sinalizador caso se perca: um apito, espelho para refletir a luz, bombas de fumaça colorida ou aquelas que fazem barulho. Todos esses elementos podem servir para chamar a atenção.

Bússola

Você pode estar pensando: “mas por que ter uma bússola se eu tenho o GPS do celular?”. E é verdade, o GPS do celular é muito útil no dia a dia, mas não é o suficiente para situações de risco, pois dependem de sinal para que a internet funcione e de uma bateria de curta duração que pode acabar quando você mais precisa.

Então, nesse caso, é recomendável que se use uma bússola para orientá-lo ou servir como uma segunda opção caso o seu celular não funcione. Para usá-la é preciso saber onde você está e para qual direção deseja seguir, já que ela aponta para o Norte Magnético. Por isso, leve consigo um mapa detalhado da região e conheça bem o local para evitar maiores problemas.

Manta térmica

Além de levar objetos que iniciam o fogo, reservar um espaço no seu kit para uma manta térmica pode ajudar — e muito! — na sobrevivência na mata. Isso porque ela serve para deixá-lo bem aquecido e pode salvá-lo de uma possível hipotermia, caso o ambiente esteja muito frio.

Faca, canivete e facão

Ao fazer uma trilha é bom ter, pelo menos, algum objeto de corte. Não dá para entrar na mata sem ter um desses como suporte, seja para cortar algum alimento ou para se defender das diferentes ameaças que podem surgir.

Por exemplo, imagine que você se perdeu em uma trilha com seus amigos e precisa de madeira para fazer fogo e montar um suporte para seu abrigo. Se você não tiver uma faca afiada, como fará?

Dessa forma, procure encontrar espaço para carregar três facas: uma maior para situações como essa, uma menor para os acontecimentos do dia a dia, e uma multi -ferramenta — pois assim você evita levar outros objetos e carregar mais peso.

Kit de primeiros socorros

Os kits de primeiros socorros são especialmente importantes, pois eles contam com uma série de itens muito úteis, como medicamentos, luvas, esparadrapo, água oxigenada, álcool, Band Aid etc. Ou seja, caso alguém passe mal ou se corte, esses itens serão de grande ajuda.

Protetor Solar

Não é preciso falar sobre a importância desse item nas nossas vidas, não é mesmo? Porém, é sempre bom lembrar que somente passar o protetor em casa não é suficiente. Tenha ele no seu kit de sobrevivência, afinal, caso a sua atividade dure muitas horas, será necessário repassá-lo.

Repelente

Muitas pessoas, ao planejarem uma trilha, um dia na praia ou até mesmo uma noite de acampamento, se esquecem de um item muito importante: o repelente. Porém, isso não deve acontecer, pois insetos não causam apenas irritações na pele, eles também transmitem doenças.

Por isso, sempre que for para locais pouco urbanizados, com presença de vegetação, rios, lagos ou até mesmo para lugares que você não conhece direito, lembre-se de usar o repelente e de levá-lo no seu kit.

Cordas

As cordas fazem parte do grupo de acessórios multiusos. Elas serão de grande ajuda caso você precise amarrar algo, subir em algum local, montar uma cabana para dormir, ajudar alguém que ficou preso e muito mais.

Como escolher o que levar?

Na hora de montar o seu kit, é preciso levar em consideração o tipo de atividade que será realizada e o local onde ela acontecerá, dessa forma, você poderá escolher os itens que mais combinam com o seu contexto.

Caso você não tenha experiência, queira se certificar que não está esquecendo de nada ou, até mesmo, queira ter um kit completo, você também pode optar por opções que são vendidas prontas.

Esses kits, como o kit da Treme Terra, contêm não só o básico, mas todos os itens essenciais, como de emergência, costura, primeiros socorros — pensado e desenvolvido para auxiliar em imprevistos na selva e projetado para você montá-lo de acordo com a sua situação. Além disso, o melhor é que todos os itens são de alta qualidade para garantir a sua segurança.

Lembre-se de que não é preciso carregar todos os itens do kit. O importante é que você leve de acordo com a sua necessidade no momento — e isso depende de cada um e da aventura escolhida. Entretanto, a vantagem de se ter um kit de sobrevivência completo é que você terá tudo o que precisa para ir naquela trilha com os amigos ou em um passeio com a família.

Agora que você já sabe como criar o seu, está na hora de montá-lo! Acesse a nossa loja virtual e encontre os produtos necessários para seu kit.

https://blog.tremeterra.com.br/2017/04/19/kit-de-sobrevivencia-o-que-deve-conter-e-qual-sua-importancia/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]