Conheça 4 benefícios de praticar atividades ao ar livre

4.4 (87.6%) 150 votes

As atividades ao ar livre são ótimas opções para quem deseja ter mais qualidade de vida. Além de proporcionarem todos os benefícios que as práticas físicas trazem para o nosso corpo, elas também são recomendadas para quem deseja investir na saúde mental.

Na maioria dos casos, podem ser realizadas em meio à natureza, sem a necessidade de muitos equipamentos e sem que muito dinheiro precise ser investido. É a combinação perfeita para quem quer viver de forma mais saudável sem ter que gastar muito.

As vantagens de se exercitar dessa forma são tantas que preparamos um post especial sobre as atividades ao ar livre. Conheça os benefícios dessas atividades que vão além de apenas ter um corpo mais bonito. E, ainda, descubra modalidades que você pode começar a praticar!

Quais os benefícios de praticar atividades ao ar livre?

1. Recuperação da energia mental

Existem momentos em que as atividades profissionais desgastam tanto o indivíduo que, inevitavelmente, a mente fica completamente exausta. Para que a produtividade retorne aos níveis normais, mantendo-se o desempenho esperado, estar ao ar livre pode ser um grande remédio, o elixir do bem-estar.

Não se trata apenas das substâncias liberadas pela prática esportiva, estudos indicam que a energia mental das pessoas melhora com o simples fato de observarem fotos de natureza. Ou seja, combinando-se os dois (atividade física e natureza), o resultado só pode ser ainda melhor.

2. Alívio das tensões diárias

Se você conhece alguém que anda muito estressado, um bom conselho seria sugerir a essa pessoa que mantivesse um contato mais próximo com a natureza.

Um estudo já mostrou que estudantes que pernoitaram em meio à natureza por duas noites apresentaram menores níveis de substâncias relativas ao estresse, se comparados ao grupo que dormiu na cidade.

Outra pesquisa concluiu, ainda, que colaboradores que gozavam de janelas com vista para árvores eram mais satisfeitos e apresentavam menores níveis de estresse do que os demais que não tinha uma vista assim para apreciar.

3. Interação direta com a natureza

Como não poderia deixar de ser, entre os benefícios de praticar atividades ao ar livre, pode-se destacar a capacidade de colocar todos os indivíduos em contato direto com a natureza. Estar em conexão com o ambiente natural relaxa a mente e ajuda a proporcionar uma maior concentração, foco e criatividade.

O simples fato de estarmos expostos ao sol, por exemplo, já é capaz de aumentar a nossa vitamina D, fazendo com que tenhamos mais disposição para as atividades diárias. Não é incrível?

4. Otimização de tempo e recursos

Um dos benefícios de praticar atividades ao ar livre que não se pode esquecer é que os exercícios outdoor, em geral, ajudam na economia de tempo e dinheiro. Afinal, não é necessário se deslocar para o outro lado da cidade até chegar a uma academia, nem gastar muito para se exercitar.

As atividades ao ar livre oferecem autonomia e flexibilidade que facilitam a prática. Por exemplo: desde uma praia, um parque ou uma praça na cidade, todos esses lugares oferecem condições perfeitas para a realização de exercícios.

Quais as modalidades de atividades ao ar livre?

Treinamentos funcionais

Os treinamentos funcionais são comuns em academias, mas eles podem ser feitos em qualquer lugar, como parques, praças, áreas verdes etc. Na verdade, quando feitos ao ar livre, eles se tornam ainda mais interessantes.

Para essa modalidade, tudo o que você precisa é da orientação de um bom profissional de educação física para conhecer os movimentos e aprender a executá-los de maneira correta, já que a má execução de qualquer um deles pode ocasionar lesões no corpo.

Exemplos de movimentos que integram os treinamentos funcionais são agachamentos, flexões, burpees e outros. E, caso você queira, também poderá incrementar as atividades com alguns objetos como fitas TRX, elásticos e cordas.

Mountain Bike

Para quem gosta de desafios, o Mountain Bike pode ser a opção perfeita. Isso porque cada percurso é único e é preciso bom condicionamento físico para pedalar por caminhos inusitados e, em muitos casos, cheios de obstáculos.

Para essa atividade, é preciso contar com uma bike de qualidade e, claro, com a orientação de um profissional, afinal, trilhas podem apresentar trechos sinuosos, íngremes ou de difícil aderência, que serão complicados para quem não tem experiência com Mountain Bike.

Trekking

O trekking é a atividade perfeita para quem gosta de turismo e natureza. Nessa modalidade, o exercício físico é a caminhada, mas com o diferencial de ser uma caminhada ecológica, realizada em áreas verdes, trilhas ou montanhas.

Ele pode ser feito de forma independente ou assistida, sendo que o trekking independente só deve ser praticado por pessoas com experiência nessas expedições. Se você é iniciante e deseja realizar essas caminhadas de maneira amadora, conte sempre com a ajuda de alguém experiente.

Ciclismo

O ciclismo é uma das atividades ao ar livre de maior sucesso. Isso porque além de ser muito prazeroso, pedalar é uma excelente forma trabalhar as funções aeróbicas e, também, de fortalecer os músculos inferiores.

A grande vantagem dessa modalidade de atividade outdoor é que não é preciso estar em uma trilha especial para realizá-la. Na verdade, você pode pegar a sua bike e passear pelo seu próprio bairro, descobrir novos caminhos ou ir pedalando para o trabalho. O que vale é colocar a bicicleta para fora e aproveitar para se exercitar.

Caminhadas e corridas

Assim como o ciclismo, as caminhadas e corridas estão entre as atividades preferidas de quem gosta de se exercitar ao ar livre. Além de serem muito saudáveis, elas podem ser praticadas sem o uso de nenhum equipamento especial, você só precisa de uma roupa confortável, de um bom tênis e de uma dose de vontade.

Como escolher a modalidade certa?

A verdade é que, quando se trata de exercícios físicos, não existe escolha certa ou errada. Você deve escolher aquele que mais combina com você, com suas preferências, sua rotina e, claro, seu condicionamento físico. Afinal, todos eles trazem inúmeros benefícios para as nossas vidas!

Além disso, não é preciso fazer uma escolha única, você pode caminhar hoje, correr amanhã, decidir pedalar para o serviço e fazer uma trilha no fim de semana. Por que não? O importante é que você se comprometa a estar sempre em movimento para que possa se beneficiar de tudo que as atividades outdoor podem proporcionar.

Se você gostou deste conteúdo e quer se manter motivado para começar nessa jornada de atividades ao ar livre, curta a nossa página no Facebook. Assim você ficará por dentro de todas as nossas novidades!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/05/15/conheca-4-beneficios-de-praticar-atividades-ao-ar-livre/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]