Conheça os 3 esportes radicais mais praticados no Brasil

conheça os 3 esportes radicais mais praticados no brasil
4.3 (86.17%) 107 votes

Você é uma daquelas pessoas que adora um novo desafio? Que está sempre em busca de experiências outdoor diferentes e empolgantes? Então, você precisa conhecer os esportes radicais mais praticados no Brasil!

A atividade física é muito importante para a saúde, pois aliada com uma boa alimentação, enche o corpo de nutrientes e energia para seguir o dia a dia corrido. No ramo esportivo, existem pessoas que vão além e buscam adrenalina e novos desafios, com disposição e coragem para expressar o seu amor pela natureza por meio do esporte radical.

Separamos os esportes radicais que os brasileiros mais buscam para você se inspirar e escolher o seu. Confira!

O que são esportes radicais?

Via de regra, a primeira imagem que vem à cabeça quando se fala em esportes radicais é alguém que está em constante perigo, enfrentando grandes ondas e alturas. Não que essa representação esteja errada, mas abrange uma pequena parte do que são os esportes radicais.

Eles englobam atividades físicas ousadas, como escalada e bungee jumping, mas também atividades no solo, como o trekking — uma caminhada mais intensa em lugares exóticos, de difícil acesso ou não.

Para facilitar a compreensão, eles são divididos em duas áreas, os de aventura e os de ação:

  • aventura — são esportes como o alpinismo e o rafting. Caracterizam-se pela superação de desafios geográficos, pautados na habilidade e resistência de quem pratica;
  • ação — tem como principal objetivo a realização de manobras perfeitas, baseando-se no equilíbrio, potência e velocidade dos movimentos. Entre eles estão o surf, skate e mountain bike.

Agora, independentemente de qual esporte você for escolher, é imprescindível o acompanhamento de um profissional qualificado, já que envolve altos gastos energéticos e, muitas vezes, situações perigosas.

Quais são os esportes radicais mais praticados?

O Brasil é um país que possui paisagens favoráveis para a prática esportiva. Tanto o clima quanto a vegetação e o relevo fazem do país um local propício para diversas pessoas se aventurarem nessa modalidade. Para ajudá-lo, listamos os três mais procurados pelos brasileiros.

1. Escalada e rapel

conheça os 3 esportes radicais mais praticados no brasil

Estima-se que a escalada esportiva tenha surgido por volta de 1970 na Ucrânia, já se apresentando como uma modalidade que exige força e concentração. De maneira geral, é uma atividade que varia de intensidade e pode ser realizada indoor e outdoor, sempre com um acompanhamento profissional.

Ao contrário da escalada, o rapel é a descida de um paredão vertical com a ajuda de uma corda dupla, normalmente passada entre as pernas e sobre o ombro. Atualmente, a procura por essa prática aumentou, já que ela proporciona um maior controle da ansiedade, além de aprimorar a concentração e coordenação motora, tonificando os músculos e reduzindo o estresse.

Para ambos, é preciso ter alguns equipamentos específicos como: cinto de segurança, corda apropriada e uma sapatilha diferenciada. Você pode encontrá-los em lojas de artigos para esportes de aventura.

2. Rafting

conheça os 3 esportes radicais mais praticados no brasil

Outro exercício bastante conhecido é o rafting, que se caracteriza pela descida em botes infláveis nas corredeiras. Normalmente, é um esporte praticado em grupo, mas a quantidade de pessoas varia de acordo com o tamanho do bote e a força da água.

Assim como qualquer exercício, o rafting aumenta o condicionamento físico, além de reduzir o estresse e desenvolver habilidades de trabalho em equipe e liderança em um ambiente diferenciado.

3. Salto de paraquedas

conheça os 3 esportes radicais mais praticados no brasil

Por fim, outro esporte radical muito buscado pelos brasileiros é o salto de paraquedas. Para sua realização é preciso um avião especializado, o que torna a modalidade mais cara.

Além disso, é preciso do auxílio direto de um instrutor para garantir a segurança. Em contrapartida, para aqueles que se aventuram nas grandes alturas, o salto possibilita um grande alívio do estresse, além de ser um excelente mecanismo de enfrentamento contra o medo por meio do contato com a natureza.

Você percebeu como essas atividades trazem benefícios e desenvolvem habilidades que podem ser usadas no cotidiano? Realizar uma atividade física e, mais ainda, um dos esportes radicais mais praticados no Brasil, faz com que você supere seus desafios e aprimore seu condicionamento físico.

E aí, gostou do conteúdo? Então, não deixe de ler também sobre as 4 dicas exclusivas para ter sucesso em esportes radicais!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/08/28/conheca-os-3-esportes-radicais-mais-praticados-no-brasil/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]