Veganismo nos esportes de aventura: como promover esta relação

5 (100%) 1 vote

O movimento Vegan é composto por pessoas que escolheram não ingerir alimentos de origem animal (inclusive derivados, como ovo e leite) e não consumir nenhum tipo de produto que envolva sofrimento animal na sua fabricação, como objetos feitos de couro ou cosméticos que fazem testes em animais. Quando uma pessoa opta por um estilo de vida vegano, ela certamente vai ouvir de diversos conhecidos frases como “e as proteínas?”, relacionando diretamente o consumo de carne e derivados de animais com uma dieta saudável.

O veganismo nos esportes vem com um preconceito ainda maior, pois, como sociedade, entendemos que a carne é a única fonte da força e energia necessárias para vencer uma competição ou ir além dos limites corporais de um ser humano sedentário. Essa linha de raciocínio não se sustenta nem no campo teórico – nos estudos de nutrição – nem na prática, pois a lista de atletas veganos bem sucedidos é grande o bastante para não deixar dúvidas — e ela não para de crescer!

Quer conhecer mais sobre como veganismo e esportes de aventura podem se complementar? Fique ligado!

Alimentação diária

O vegano, como todos os demais, precisa estar atento ao que come para manter uma alimentação saudável. Ao contrário do que muitos pensam, os vegetais são uma fonte nutritiva completa, com carboidratos, gorduras e proteínas. Eles também possuem uma quantidade de vitaminas muito maior do que a carne, portanto, veganos ou não, devemos todos consumir vegetais em grande quantidade. Se você está começando a transição para o veganismo, não deixe de consultar um nutricionista com experiência nesse tipo de dieta para entender melhor como balancear suas refeições corretamente.

A ciência ainda não entrou em consenso sobre fontes de vitamina B12 na dieta vegana, mas existem produtos enriquecidos, como cereais e leites vegetais, e, também, é possível optar pelo consumo em cápsulas. Feita essa observação, devemos dizer que a carne é de difícil digestão para o corpo humano, e eliminar o seu consumo, especialmente antes de atividades físicas intensas, pode trazer grande benefício para o desempenho.

Em campo

Quando falamos de veganismo nos esportes de aventura, devemos considerar que vários deles envolvem longos períodos na natureza, que incluem grande atividade física e alimentação restrita ao que se encontra no local e ao que se consegue carregar. Para os veganos, a caça não é uma opção, então a comida será baseada nos vegetais da região (atenção: só procure plantas nativas se souber identificar as comestíveis com precisão) e aquilo que conseguirem carregar.

Uma dica é investir em castanhas, cereais e outras sementes (como leguminosas, linhaça, chia etc). Esses são alimentos concentrados, contendo proteínas, carboidratos e gorduras em quantidades equilibradas, além de diversos micronutrientes. Também são fáceis de conservar, podendo durar semanas na mochila. Você pode levá-los crus ou processados, e ingerir com ou sem cozimento. Farinhas, por exemplo, permitem variar o gosto e a textura dos alimentos e são igualmente práticas e ricas em nutrientes.

Equipamentos

Como os veganos se preocupam com a ética nas relações com os animais, eles levam em consideração não apenas o alimento, mas a origem das roupas e objetos que utilizam. Como a utilização de couro nas vestimentas e equipamentos de esportes de aventura é comum, é preciso ter atenção no momento da compra. Penas de ganso e pato, assim como lã merino são materiais comuns nos equipamentos de proteção térmica e também devem ser evitados.

Como em todos os outros setores da sociedade, a mudança se dá gradualmente e por meio da mobilização de pessoas interessadas. Quando procurar novos equipamentos, pesquise marcas que possuem uma filosofia vegana ou trabalham com uma linha voltada para esse público. O poder do consumidor está justamente na escolha consciente, moldando o mercado de acordo com suas preferências e ideologias.

Agora que já conhece um pouco sobre veganismo nos esportes de aventura, não deixe de participar das experiências incríveis que eles proporcionam porque pessoas pouco informadas dizem que não é possível. Os esportes de aventura são para todos, basta se informar e estar preparado!

E aí, o que achou desse texto? Tem alguma experiência com veganismo nos esportes? Deixe seu comentário!

http://blog.tremeterra.com.br/2018/06/15/veganismo-nos-esportes-de-aventura/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]