Desempenho do atleta 4 dicas para ter sucesso em esportes radicais

5 (100%) 2 votes

Para praticar um esporte radical, é preciso, antes de tudo, ter gosto por adrenalina e situações limites! Afinal, estamos falando de atividades que exigem muito fisicamente.

Em algumas categorias, o mais importante é adquirir força muscular para atividades de curto período (escalada) e, em outras, é necessário um sistema cardiorrespiratório com capacidade para longos períodos de exercício (trekking). Há também as categorias que exigem ambas habilidades, a exemplo do ciclismo e da corrida de aventura. 

O desempenho do atleta em cada modalidade depende de vários fatores: alimentação e nutrição, rotina de treino, frequência de atividades. Quer saber como se preparar para os esportes radicais? Descubra agora!

1. Se prepare de acordo com sua atividade

Você já reparou que atletas profissionais de um mesmo esporte têm um biotipo parecido? Isso acontece porque eles preparam seus corpos para os desafios da modalidade.

Pouco adiantaria a um ciclista ter braços enormes, mas eles podem fazer a diferença na hora de escalar um trecho com pouco apoio para os pés. Além disso, se a prática de um esporte dura cerca de meia hora, porque fazer treinos para ficar longos períodos em atividade?

Entenda o seu esporte e se prepare apropriadamente para ter um desempenho realmente diferenciado:

  • para atividades de curta duração e muita intensidade, com momentos de explosão ou sobrecarga de um grupo muscular específico, priorize exercícios de fortalecimento da musculatura esquelética, como aqueles praticados no pilates e na musculação, com ou sem aparelhos;

  • atividades longas geralmente não levam a musculatura a um esforço extremo, mas exigem trabalho contínuo e precisam que o sistema cardiorrespiratório mantenha um ritmo intenso durante todo a prática. Nesse caso, os exercícios aeróbicos devem compor boa parte do treino.

Vale salientar que mesmo focando nas especificidades do esporte praticado, é preciso trabalhar o desempenho do atleta como um todo para evitar lesões ou mal-estar durante ou após o exercício. Força e resistência são habilidades complementares.

2. Cuide da nutrição

Quando optamos por praticar um esporte, pensamos em saúde, disposição e preparo físico como consequências diretas, mas o corpo precisa da alimentação correta para atingir esse objetivo. Esportes exigem um grande gasto energético, esforço muscular, controle de temperatura, bem como nutrientes que preparem o organismo para a atividade e que ajudem na recuperação.

Carboidratos previnem a queima de proteínas para gerar energia, mas há os tipos mais adequados (massas integrais, por exemplo), o momento certo de ingeri-los e os acompanhamentos devidos.

Uma dieta baseada somente em proteínas não trará benefícios musculares. É preciso equilibrar todos os macro e micronutrientes para manter o corpo saudável e para desenvolver força e resistência, com balanceamentos de acordo com frequência, duração e intensidade dos exercícios praticados.

Suplementos como repositores hidroeletrolíticos ajudam a repor nutrientes rapidamente após uma atividade, mas não devem ser usados em excesso — especialmente em dias de repouso. As proteínas do soro do leite (whey protein) também podem ser aliadas nutricionais, mas devem ser consumidas com parcimônia em uma dieta balanceada.

Água: importante antes, durante e depois dos exercícios. Mesmo assim, consumir grandes quantidades de uma vez pode atrapalhar o desempenho. Goles pequenos são mais aconselháveis.

3. Estabeleça uma rotina de treino

Para esportes convencionais, a diferença entre prática e treino costuma ser apenas a coletividade e a pressão das competições, mas nos esportes radicais a diferença pode ser outra: como muitos deles acontecem na natureza, distante do cotidiano dos praticantes, o treinamento realiza simulações e procura melhorar o desempenho do atleta por meio de exercícios que trabalham grupos musculares e respiração.

Se preparar fisicamente é essencial — ser um “atleta de final de semana” de atividades intensas pode ser mais prejudicial ao corpo que o sedentarismo.

4. Desenvolva consciência corporal

Não é apenas a parte física que se prepara, a mente também. Para manter o corpo sempre no ápice de sua capacidade, é preciso respirar corretamente e movimentar-se de forma orgânica e consciente, evitando forçar articulações ou tensionar musculaturas não relacionadas à atividade.

Todas essas práticas devem ser complementadas com descanso adequado para relaxar os músculos e recuperar a energia que será necessária para o bom desempenho do atleta.

Gostou das dicas? Aproveitando o gancho do assunto, descubra agora como equipamentos específicos podem fazer a diferença nos esportes de aventura!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/05/24/desempenho-do-atleta-4-dicas-para-ter-sucesso-em-esportes-radicais/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]