5 tipos de escalada incríveis que você precisa conhecer

4.7 (93.13%) 99 votes

Mistura perfeita entre a prática de atividade física e mental, com emoção, adrenalina lá no alto e, em muitos casos, o contato com a natureza — estamos falando da escalada, um esporte que vem ganhando muito espaço no Brasil.

Locais como Pão de Açúcar (RJ), Morro da Pedreira (MG), Chapada Diamantina (BA), Pedra do Baú (SP) e Pico do Ibitirati (PR) fazem parte dos roteiros nacionais clássicos para quem gosta de se aventurar por montanhas, pedras e picos!

Interessado? Com muita prática, o uso dos equipamentos de segurança corretos (como capacetes, solteira e freio, cordas de qualidade) e pequenos cuidados, como não escalar em locais desconhecidos ou sem experiência, você também poderá se tornar um escalador!

Quer ver só? Para lhe ajudar nessa missão, neste post vamos falar sobre os tipos de escalada. Continue lendo e confira!

1. Escalada em livre

A escalada em livre tem o objetivo de escalar com o menor uso possível de apoios. Ou seja, essa é uma escalada que exige técnica, preparo físico e experiência no esporte, já que o percurso todo, praticamente, é feito apoiando-se somente nas agarras naturais das pedras.

Os equipamentos utilizados nesse estilo visam proteger os escaladores, mas não facilitam a subida. Ele está entre os tipos de escalada mais praticados do Brasil, tendo o seu point de escaladores na Urca, no Rio de Janeiro.

2. Escalada esportiva

Diferentemente das escaladas em livre, a escalada esportiva é mais simples devido à possibilidade de utilização de equipamentos para facilitar a subida.

O escalador se sente mais seguro, e as vias são mais curtas e de mais fácil acesso. Por isso, o foco é maior no desempenho físico e nas técnicas de subida do que no alcance do ponto mais alto.

Essa é uma das melhores formas “outdoor” de ganhar experiência, adquirir maior domínio do esporte e, então, avançar para níveis mais difíceis. No Brasil, o destaque da modalidade fica em Minas Gerais, na Serra do Cipó.

3. Escalada esportiva indoor

A escalada indoor é aquela que acontece em paredes artificiais, desenvolvidas apenas para a sua prática. É a modalidade mais segura, e mais indicada para aqueles que não podem escalar em montanhas ou paredes rochosas naturais.

Esse tipo é utilizado para que alpinistas possam treinar mesmo dentro de grandes cidades — bem como uma atividade física rotineira, que pode ser praticada a qualquer momento, independentemente das variações climáticas ou do nível de experiência do escalador.

Por ser totalmente segura, essa modalidade vem ganhando muito espaço entre aqueles que desejam desenvolver suas habilidades de escalada. São Paulo, Belo Horizonte e Curitiba são exemplos de cidades que contam com centros especializados em escalada esportiva indoor.

4. Escalada Boulder

A escalada do tipo Boulder se diferencia das demais por ser feita em rochas de baixa altura. O objetivo do escalador, aqui, é realizar movimentos diferentes e vigorosos, que exigem força muscular.

Por não atingir grandes altitudes, o escalador pode abrir mão de alguns equipamentos de segurança, utilizando, por exemplo, um colchão no chão para protegê-lo em caso de quedas.

5. Escalada Big Wall

Um dos estilos mais desafiadores, a escalada Big Wall é um misto de escalada livre com escalada esportiva realizada em grupos, e tem durações muito longas, podendo exigir que os participantes durmam em equipamentos ancorados nas paredes rochosas.

Esse é um esporte radical voltado para montanhistas experientes, que precisam escalar por dias com equipamentos especiais, comidas, barracas, e muito mais. Aqui no Brasil, essa escalada costuma acontecer no Rio de Janeiro, na Pedra do Sino.

Enfim, como vimos, são muitos os tipos de escalada! O ideal é optar por aquele que mais combina com você. Lembre-se, por fim, de que é importante começar com os níveis mais básicos e ir progredindo aos poucos, sempre com ajuda de quem tem experiência e com equipamentos que garantam a sua segurança.

E agora, se você gostou de conhecer estes tipos de escalada, não deixe de compartilhar o nosso post com os seus amigos, para que eles também possam ficar por dentro desse esporte que cada vez mais ganha espaço no Brasil!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/05/28/5-tipos-de-escalada-incriveis-que-voce-precisa-conhecer/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]