Como escolher o local apropriado para montar uma barraca de camping

5 (100%) 1 vote

Ficar em contato com a natureza, respirar ar puro e confraternizar com amigos e familiares. Acampar pode ser uma experiência muito revigorante e divertida, mas, para que isso aconteça, é preciso prestar atenção em alguns detalhes. Um deles é o cuidado ao escolher o local apropriado para montar uma barraca. 

Assim como saber o que levar para a viagem, conseguir cozinhar sem muitos insumos e evitar os ataques de insetos, montar a barraca no lugar ideal pode ser decisivo para que a viagem seja uma boa experiência.

Por isso, hoje vamos te ensinar algumas dicas sobre o tema. A posição do sol, o nível de declive e o tipo de solo são alguns dos pontos que você deverá analisar. Acompanhe!

Evite solos irregulares

Já pensou no desconforto de passar a noite sobre um solo cheio de pedrinhas e buracos? Não deve ser nada agradável, não é mesmo? Por isso, antes de montar a barraca, procure uma superfície que seja mais macia e sem buracos.

O cuidado também vale para escolher onde colocar o colchonete ou saco de dormir, mesmo dentro da barraca. Solos como os de areia ou grama costumam ser mais confortáveis para uma boa noite de sono.

Analise a direção do vento

De modo geral, costumamos acampar em lugares onde as temperaturas podem ser mais baixas durante a noite. Por isso, um cuidado importante é o de posicionar a entrada da barraca de costas para as correntes de vento. Assim, as temperaturas dentro do abrigo ficarão um pouco mais quentinhas.

Agora, se a ideia é refrescar o ambiente, deve ser feito exatamente o contrário. Por exemplo, ao acampar nas praias do Nordeste, durante o verão, monte a barraca de frente para o mar. Desse modo, você poderá aproveitar as brisas marítimas para amenizar as altas temperaturas.

Se fizer isso, tome cuidado para fixar bem a tenda e evitar surpresas desagradáveis com a força do vento. 

Não acampe em locais de risco

Para escolher o local apropriado para montar uma barraca é fundamental se preocupar com a segurança. Desse modo, é muito importante observar os possíveis riscos da região. Não fique embaixo de árvores, por exemplo, para evitar a queda de galhos sobre a tenda. Se for acampar na praia, procure saber o horário e a altura das marés e não arme o abrigo, de forma alguma, sobre areias molhadas.

No caso dos acampamentos em áreas de rios e cachoeiras, informe-se sobre a área de vazão da água e fuja desse perímetro. O cuidado deve ser redobrado próximo a quedas d’água, principalmente no período chuvoso.

Também evite acampar aos pés de morros para, assim, se proteger de possíveis rolamentos de pedras, desabamentos de terra e, no caso de chuvas fortes, das correntes de água.

Observe a posição do sol

Por mais que as temperaturas estejam baixas, é muito importante montar a barraca em uma área de sombra. Isso, porque a incidência direta do sol, pela manhã, fará com que a tenda funcione como uma espécie de estufa e o calor fique, praticamente, insuportável. 

Caso não seja possível encontrar um ponto na sombra, uma boa solução pode ser cobrir a barraca com uma tenda, ou fixar o acampamento fora do alcance direto dos primeiros raios solares.

Agora que você já sabe como encontrar o local apropriado para montar uma barraca, compartilhe essas dicas com seus amigos pelas redes sociais. É hora de começar a planejar o próximo acampamento!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/05/21/como-escolher-o-local-apropriado-para-montar-uma-barraca-de-camping-2/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]