Como sobreviver a caminhada no calor?

Sol, calor e céu azul. Os dias mais quentes — tão comuns em um país tropical — são convidativos para aqueles que gostam de estar em contato com a natureza, fazer atividades físicas e cuidar da saúde. É a temporada certa para uma caminhada ao ar livre, não é mesmo?

Porém, praticar exercícios físicos nos dias quentes também traz incômodos que, se não prestarmos atenção, podem ser prejudiciais a nossa saúde. Por isso, no post de hoje, vamos dar dicas para que você possa fazer a sua caminhada no calor com segurança e, claro, aproveitar todos os benefícios dessa prática. Acompanhe:

Mantenha-se hidratado

A primeira e mais importante das dicas é: beba água. Com as altas temperaturas, a transpiração tende a aumentar e, com isso, perdemos muita água em forma de suor.

Tendo em vista que 60% da nossa composição corporal é de água e que todas as reações do nosso organismo dependem dessa substância para funcionar, fica fácil entender o perigo da desidratação. Para evitar que seu organismo passe por esse desgaste, o ideal é que a ingestão de líquidos seja adequada não só durante a caminhada, mas também antes e depois dela.

Procure beber pelo menos dois copos de água nos 20 minutos que antecedem a atividade. Conte com a ajuda de uma garrafinha ou de uma mochila de hidratação durante a caminhada e não se esqueça de beber mais um pouco ao terminar de andar.

Respeite o limite do seu corpo

Com o calor intenso, é normal que você se sinta mais cansado do que de costume, que precise diminuir o ritmo das suas passadas ou mesmo diminuir a duração da caminhada — principalmente nos primeiros dias do verão.

Escute seu corpo e não faça um esforço maior do que ele pode aguentar. Comece caminhando lentamente para que o organismo regule o mecanismo de resfriamento.

Aqui, a máxima “quanto mais, melhor” não é válida. O melhor mesmo é se exercitar de forma saudável, levando em consideração as limitações e características únicas do seu corpo.

Use roupas adequadas

Opte por tecidos leves e respiráveis — aqueles que permitem a evaporação do seu suor. E se você se sentir confortável com shorts e regatas, aproveite, já que essas roupas facilitam a troca de calor com o meio ambiente.

Aposte em cores claras, pois as escuras absorvem mais luz solar e, assim, causam a sensação de calor mais elevado. Caso prefira vestir roupas especiais para corridas e caminhadas, certifique-se de que o tecido é poroso.

Escolha os horários mais frescos

Se você vai caminhar ao ar livre, os horários da manhã, fim de tarde e de noite são os mais indicados.

A incidência de raios solares é mais intensa das 11h às 15h e, por isso, nesses horários, a temperatura costuma ser bastante elevada. Dependendo da época do ano, vale evitar o período das 10h às16h horas.

Invista em itens especiais

Se você tomou todos os cuidados acima, é hora de montar um kit especial de sobrevivência. Lembre-se de que esse kit é um investimento na sua saúde e que vai te trazer mais conforto durante a sua caminhada.

Vale a pena apostar em muitos itens, entre eles:

  • bonés;
  • viseiras;
  • garrafinhas de água;
  • protetor solar;
  • sapatos leves e confortáveis.

E o kit não para por aí: se você vai andar por um trajeto muito longo, tenha alguns snacks em mãos. O calor desgasta ainda mais o corpo e, por isso, é necessário também cuidar da alimentação.

Durante a caminhada, carboidratos de rápida absorção fornecem energia para vencer o calorão. Frutas, barras de cereal, carboidratos em gel e até mesmo sucos naturais são ótimas opções para ter nos bolsos ou na mochila.

Fazer uma caminhada no calor pode ser muito agradável e benéfico para o seu corpo. Somente é preciso tomar alguns cuidados e se certificar de que a atividade física continua a ser saudável para você.

E, se você gostou das nossas dicas, não deixe de conferir a Mochila de Hidratação que vai te ajudar a seguir a nossa primeira dica com mais facilidade. Conheça-a já!

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