Sol, calor e céu azul. Os dias mais quentes — tão comuns em um país tropical — são convidativos para aqueles que gostam de estar em contato com a natureza, fazer atividades físicas e cuidar da saúde. É a temporada certa para uma caminhada ao ar livre, não é mesmo?
Porém, praticar exercícios físicos nos dias quentes também traz incômodos que, se não prestarmos atenção, podem ser prejudiciais a nossa saúde. Por isso, no post de hoje, vamos dar dicas para que você possa fazer a sua caminhada no calor com segurança e, claro, aproveitar todos os benefícios dessa prática. Acompanhe:
Mantenha-se hidratado
A primeira e mais importante das dicas é: beba água. Com as altas temperaturas, a transpiração tende a aumentar e, com isso, perdemos muita água em forma de suor.
Tendo em vista que 60% da nossa composição corporal é de água e que todas as reações do nosso organismo dependem dessa substância para funcionar, fica fácil entender o perigo da desidratação. Para evitar que seu organismo passe por esse desgaste, o ideal é que a ingestão de líquidos seja adequada não só durante a caminhada, mas também antes e depois dela.
Procure beber pelo menos dois copos de água nos 20 minutos que antecedem a atividade. Conte com a ajuda de uma garrafinha ou de uma mochila de hidratação durante a caminhada e não se esqueça de beber mais um pouco ao terminar de andar.
Respeite o limite do seu corpo
Com o calor intenso, é normal que você se sinta mais cansado do que de costume, que precise diminuir o ritmo das suas passadas ou mesmo diminuir a duração da caminhada — principalmente nos primeiros dias do verão.
Escute seu corpo e não faça um esforço maior do que ele pode aguentar. Comece caminhando lentamente para que o organismo regule o mecanismo de resfriamento.
Aqui, a máxima “quanto mais, melhor” não é válida. O melhor mesmo é se exercitar de forma saudável, levando em consideração as limitações e características únicas do seu corpo.
Use roupas adequadas
Opte por tecidos leves e respiráveis — aqueles que permitem a evaporação do seu suor. E se você se sentir confortável com shorts e regatas, aproveite, já que essas roupas facilitam a troca de calor com o meio ambiente.
Aposte em cores claras, pois as escuras absorvem mais luz solar e, assim, causam a sensação de calor mais elevado. Caso prefira vestir roupas especiais para corridas e caminhadas, certifique-se de que o tecido é poroso.
Escolha os horários mais frescos
Se você vai caminhar ao ar livre, os horários da manhã, fim de tarde e de noite são os mais indicados.
A incidência de raios solares é mais intensa das 11h às 15h e, por isso, nesses horários, a temperatura costuma ser bastante elevada. Dependendo da época do ano, vale evitar o período das 10h às16h horas.
Invista em itens especiais
Se você tomou todos os cuidados acima, é hora de montar um kit especial de sobrevivência. Lembre-se de que esse kit é um investimento na sua saúde e que vai te trazer mais conforto durante a sua caminhada.
Vale a pena apostar em muitos itens, entre eles:
- bonés;
- viseiras;
- garrafinhas de água;
- protetor solar;
- sapatos leves e confortáveis.
E o kit não para por aí: se você vai andar por um trajeto muito longo, tenha alguns snacks em mãos. O calor desgasta ainda mais o corpo e, por isso, é necessário também cuidar da alimentação.
Durante a caminhada, carboidratos de rápida absorção fornecem energia para vencer o calorão. Frutas, barras de cereal, carboidratos em gel e até mesmo sucos naturais são ótimas opções para ter nos bolsos ou na mochila.
Fazer uma caminhada no calor pode ser muito agradável e benéfico para o seu corpo. Somente é preciso tomar alguns cuidados e se certificar de que a atividade física continua a ser saudável para você.
E, se você gostou das nossas dicas, não deixe de conferir a Mochila de Hidratação que vai te ajudar a seguir a nossa primeira dica com mais facilidade. Conheça-a já!