Descubra quais são os esportes mais perigosos

4.6 (92.46%) 305 votes

Os esportes de aventura e radicais vêm conquistando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. Seja pela liberação de adrenalina, pela sensação de liberdade e até mesmo pelo risco oferecido, é cada vez mais comum ver gente se aventurando com essas práticas.

Mas, afinal, quais são esses esportes? Confira agora a lista que preparamos para você com os esportes mais perigosos do mundo!

Freestyle motocross

Bem diferente do motocross tradicional, o objetivo no freestyle não é vencer uma corrida ou ser o primeiro a chegar a um determinado destino, mas realizar manobras radicais no ar, ao saltar com a moto. Só aí já deu pra ter noção do perigo, não é mesmo?

Uma das manobras mais famosas nesse esporte é o body varial 360°, cujo objetivo é o piloto dar um giro completo com o próprio corpo, porém mantendo a moto na mesma direção. Basta um pequeno desequilíbrio na hora de pousar depois da manobra ou o menor dos erros ao conduzir a manobra para ocorrer um acidente grave — até mesmo fatal.

Big wave surf

Você deve estar pensando: “mas surfar não é assim tão perigoso, muita gente surfa profissionalmente e por lazer”. Pois bem, o big wave surf não se trata de surfar em ondas normais, mas encarar ondas gigantes.

Ver uma onda pelo lado de dentro é algo extremamente lindo, e não há dúvida de que o surf propicia um incrível contato com a natureza, mas as ondas gigantes, além de muita beleza, oferecem uma série de riscos.

Para se ter noção, dificilmente consegue-se chegar sozinho com a prancha a uma onda dessas, normalmente, é preciso da ajuda de jet skis e até mesmo de helicópteros para conseguir pegá-las e para realizar resgates, se for preciso. Há um risco muito grande de o surfista saltar do helicóptero e cair de mau jeito na água, podendo se machucar e se afogar.

Wing walking

Você tem medo de altura e, principalmente, de voar em um avião? Então certamente esse esporte radical parecerá insano para você. O wing walking consiste em andar sobre as asas de um avião enquanto ele está em movimento. Não parece perigoso o suficiente? Para ficar ainda mais radical, o piloto realiza manobras como looping, hammer hear e tounneaux enquanto o wind walker anda sobre a asa do avião.

Base jumping

O “base” do nome do esporte é uma sigla para “Building, Antenna, Span & Earth”, em português, Prédio, Antena, Ponte e Terra — que, nesse caso, são os penhascos. Em resumo, o base jumping trata de saltar de lugares considerados baixos para os paraquedistas comuns. Para o esporte, utiliza-se um paraquedas especial para baixas altitudes.

Os perigos são muitos: basta abrir o paraquedas com um pequeno atraso, e o resultado pode ser fatal. O base jumping é considerado tão perigoso, que foi proibido em vários países. Estima-se, ainda, que cerca de 5 a cada 15 praticantes do esporte morram por ano.

Montaria em touro

Todo mundo sabe como um touro em si pode ser perigoso, devido a toda a sua força. Imagine, então, quando o animal está estressado e até mesmo com dor — pois são utilizados instrumentos para deixar o animal bravo e nessas condições, a fim de “dificultar” para quem vai montá-lo. Não é à toa que poucos conseguem manter-se em cima do touro por mais do que alguns segundos.

O esporte, que é alvo de duras críticas por estar em desacordo com os direitos dos animais, é extremamente perigoso não apenas para quem tenta montá-lo, mas para todos que estiverem presentes na arena para ver. Uma série de acidentes — inclusive fatais — costuma acontecer nesses eventos.

Rafting

Rafting é o esporte que consiste em descer uma corredeira com um bote inflável. Normalmente, esses botes abrigam equipes com cerca de 8 pessoas.

Sendo um esporte radical e que garante muitas emoções aos participantes, sempre devem ser mencionados os riscos da atividade, que, mesmo com a utilização dos equipamentos de segurança, ainda são consideráveis.

A preocupação é tanta, que, em toda descida, o instrutor é obrigado a apresentar as principais técnicas de proteção antes e durante a atividade. Os riscos envolvem afogamentos, choques contra pedras e até mesmo virada do bote.

Mesmo sabendo nadar, o perigo é grande, por conta da agitação da água. Existem relatos de óbitos neste esporte, que, apesar de perigoso, oferece uma excelente experiência ao ar livre.

BMX

O BMX é uma modalidade do ciclismo que teve início em pistas de terra, tendo como principal motivação a “emulação” do já conhecido e amado motocross.

Sendo uma escolha das pessoas que não tinham poder aquisitivo para comprar motocicletas ou bancar os custos do esporte automotor, a emoção e a adrenalina estavam mantidas por conta dos desafios impostos pelos obstáculos, que, de certa forma, se assemelham àqueles de mountain bike.

Equipamentos de segurança são imprescindíveis, e, certamente, o risco de queda é considerado alto — especialmente em competições. Ter uma técnica apurada é outro fator determinante para diminuir os perigos da atividade.

Hoje, além do capacete, óculos de proteção, cotoveleiras e joelheiras, os atletas são obrigados a utilizar um colete cervical para evitar danos na região, o que poderia acarretar, em casos mais graves, a paralisia dos membros superiores e inferiores.

Certamente, o BMX entra na nossa lista como um dos esportes mais perigosos!

Street Luge

Street luge é a “evolução máxima” dos carrinhos de rolimã. Esse esporte foi inventado por skatistas nos anos 70, que descobriram que podiam atingir velocidades muito maiores ao descer uma ladeira quando estavam deitados em seus skates.

Não precisamos nem dizer o quanto isso pode ser perigoso, não é verdade? Pois bem, os anos passaram, e os aficionados por velocidade e adrenalina modificaram os modelos de seus skates para atingir performances cada vez melhores.

Hoje, os modelos mais avançados conseguem fazer com que o atleta atinja 100km/h, o que não só é impressionante, como incrivelmente arriscado, uma vez que qualquer erro pode proporcionar um acidente grave e que pode levar a óbito.

Assim como em outros esportes desta lista, o uso de equipamento de segurança é mandatório para poder dar início à atividade, que, apesar de tudo, apresenta pequena curva de aprendizado e custo relativamente baixo para quem deseja iniciar.

Porém, apesar das “boas notícias”, é preciso começar com muita prudência e saber escolher as descidas com cuidado, para que nada de inesperado aconteça.

Como uma regra “básica”, muitos participantes da modalidade afirmam que a queda faz parte do esporte e, certamente, acontecerá em algum momento. Portanto, nada melhor que o preparo adequado e bons equipamentos antes de encarar as descidas mais íngremes, certo?

Procure praticar com alguém que já tem experiência, para diminuir os riscos e aprender mais sobre as técnicas de descida. Elas são muito importantes.

Como pudemos ver, existem esportes mais perigosos que outros, que, mesmo não sendo tão arriscados, podem resultar em acidentes. Por isso é tão importante o uso de equipamentos de segurança — e não somente se você for praticar o base jumping, que é um esporte cheio de riscos, por exemplo, mas também para fazer rafting, saltar de paraquedas, fazer rapel e até mesmo uma trilha.

Gostou deste post com os esportes mais perigosos? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais para levar essas informações para mais pessoas!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/03/02/descubra-quais-sao-os-esportes-mais-perigosos/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]