Qual a importância de um calçado adequado para trilhas?

2.8 (56%) 10 votes

Fazer trilha é uma experiência incrível que todo amante da natureza já experimentou — ou quer experimentar. Sair da rotina é libertador e surpreendente, e são inúmeros detalhes a se pensar, desde o trajeto, o transporte até lá, o alojamento e o que se vai ou não levar na mochila.

Na hora do planejamento, porém, algumas pessoas pecam ao negligenciar um dos itens mais importantes para o sucesso da expedição: o calçado para trilhas.

Seja um trajeto de poucas horas e sem grandes dificuldades, ou uma aventura de vários dias em terrenos complicados, quem vai fazer a parte mais sofrida são seus pés. É preciso equipá-los para isso.

A diferença entre uma viagem bem-sucedida e um pesadelo em forma de bolhas pode estar nessa decisão. Acompanhe até o final e saberá o valor que tem um calçado na hora de se preparar para pôr o pé na estrada.

Estabilidade

Uma caminhada em uma trilha com inclinações suaves, limpa, bem aberta e sinalizada não carece de grande preocupação quanto a essa questão. Em terrenos instáveis, porém, uma das funções mais importantes de um calçado é dar estabilidade.

Subidas e descidas íngremes, pedras irregulares, buracos, raízes superficiais… Em um momento de descuido, eles podem levar a uma torção e, assim, ao fim da sua aventura — com direito a toda a problemática de estar no meio do nada.

Umidade

É muito comum cruzar, durante a trilha, com riachos e não ter como escapar de algum contato com a água. Pela manhã, o orvalho deixa os campos úmidos e em época de chuva é preciso se preparar para se molhar enquanto caminha ou encontros com lama no trajeto.

Algum tipo de impermeabilidade é muito bem-vinda porque a água no calçado aumenta o peso e traz desconforto ao andar. Por outro lado, um sistema que permita a transpiração do pé é muito importante para evitar que ele se encharque com o próprio suor.

Temperatura

Quando pensamos no Brasil, a temperatura durante o dia não parece ser um problema. Ainda assim, em ambientes de mata, próximos a água e em grandes altitudes, a diferença térmica deve ser considerada no planejamento, especialmente para os pés, pelo seu contato constante com a terra.

Um solado mais robusto ajuda a diminuir a perda de calor pelos pés, e o revestimento também deve ser fortalecido.

Em climas temperados ou mesmo polares, faz-se necessário usar uma bota feita sob medida para aguentar os extremos de temperatura, somada à proteção para a umidade da neve, quando for o caso.

Distância

Além de influenciar no tipo de calçado ideal, a distância também determina a seriedade da sua escolha. Caminhadas de algumas horas até a cachoeira podem, em muitos casos, ser feitas com uma sandália esportiva, que dá conforto e favorece a transpiração, sendo inclusive mais baratas do que outros calçados para trilhas.

Se você está planejando dias e dias em cima dos seus pés, faça um investimento para garantir que chegará até o final. Pequenos desconfortos percebidos na loja podem se tornar monstruosos depois de alguns quilômetros andando em terrenos acidentados e carregando peso.

Peso

Geralmente o peso aumenta junto com a distância. Ele tem uma relação direta com o tipo de calçado: quanto mais robusta a mochila, mais reforço o pé precisa para não virar o calcanhar. Portanto, uma bota que dá estabilidade vem a calhar.

Esses são os principais fatores a serem levados em conta na hora de escolher o seu calçado para trilhas.

Como dissemos, trilhas rápidas e sem dificuldade podem ser feitas com calçados menos especializados mas, para um desafio maior, não pense em economia para esse item.

Botas de hikking e trekking são as mais recomendadas para caminhadas longas em terreno natural e, dentro da categoria, existem variações que se adequarão à sua necessidade, levando em conta os parâmetros que já explicamos, como permeabilidade, estabilidade, etc.

Ainda em tempo: não faça uma compra de impulso — é um acessório que você provavelmente vai ter por muito tempo, e deixe a estética no último grau de prioridade. Conforto e proteção em primeiro lugar!

Se você gostou das nossas dicas sobre calçado para trilhas, assine a nossa newsletter e esteja preparado para todo tipo de aventura!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/10/31/qual-a-importancia-de-um-calcado-adequado-para-trilhas/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]