Você já ouviu falar em ciclismo de estrada?

5 (100%) 1 vote

Se você é apaixonado por ciclismo de estrada — também conhecido como road bike — ou apenas um curioso pensando em começar a praticar esse esporte, é melhor saber mais sobre ele antes de dar as primeiras pedaladas.

Este guia oferece dicas importantes para que sua experiência seja a melhor possível e, principalmente, para que você não cometa nenhum engano na hora de escolher os equipamentos necessários para obter um melhor desempenho.

Começaremos pela história do road bike e, em seguida, apresentaremos diferenças entre outras modalidades. O post será finalizado com dicas de equipamentos e acessórios indispensáveis para a prática. Confira!

Conheça um pouco da história do ciclismo de estrada

O road bike é uma modalidade muito antiga e pioneira nas disputas sobre rodas. Sua primeira competição foi em 31 de maio de 1868, no Parc de Saint-Cloud, em Paris. Com seu grande sucesso na época, também fez parte da primeira edição dos jogos olímpicos na cidade de Atenas, no ano de 1896.

No total são 4 medalhas, divididas nas provas de resistência e contra o relógio, nas categorias masculina e feminina. Trata-se da prova olímpica com maior número de competidores, com um total de 211 atletas, sendo 144 homens e 67 mulheres. Apenas 65 competidores se classificam para a prova de resistência, 40 homens e 25 mulheres.

Entenda as diferenças entre o ciclismo de estrada e o mountain bike

Para melhorar sua primeira experiência com o ciclismo de estrada, é importante saber que suas diferenças entre as outras modalidades são enormes — principalmente quando o assunto é a escolha da bicicleta ideal.

O tamanho da bicicleta, o peso do quadro e outros componentes são bem diferentes no road bike: tudo precisa ser mais leve e aerodinâmico — afinal, algumas gramas fazem muita diferença quando pedalamos por várias horas.

Com pneus mais lisos e finos, sem suspensão e com selim menor, a bicicleta é feita para percorrer superfícies lisas com precisão, alcançando grandes velocidades e exigindo o menor gasto de energia possível do ciclista.

No mountain bike, por exemplo, temos bicicletas com pneus mais largos, apenas uma forma de pegar no guidão e amortecedores nas rodas dianteiras e traseiras.

No road bike existem 4 maneiras diferentes de pegar no guidão. Isso é necessário devido aos longos percursos que são enfrentados — é preciso variar de posição em alguns momentos, melhorando o conforto e o rendimento do atleta.

Já no mountain bike, as bicicletas são mais robustas e resistentes, pois enfrentam terrenos mais acidentados, barrosos e arenosos. Suspensão especial, pneus largos e aderentes são necessários para que o praticante receba o menor impacto possível durante os treinos e competições.

Escolha a bicicleta ideal

Agora que você sabe que existem grandes diferenças, é preciso escolher a melhor bicicleta possível. Visite uma loja especializada e converse com um vendedor, pois é necessário calcular o seu tamanho e o seu peso para definir quais configurações são recomendadas para o seu biotipo.

Uma bicicleta de tamanho errado pode tornar um mero passeio em uma grande tortura, pois a inclinação do corpo, a altura do quadro ou do selim influenciam não apenas no conforto, mas também no desempenho.

Utilize roupas e equipamentos de proteção

voce ja ouviu falar em ciclismo de estrada

O uso de roupas especiais para ciclismo é importante para aumentar o conforto e o desempenho do atleta. Elas são desenvolvidas a partir de estudos, testes e tecnologias, melhorando a circulação sanguínea, absorvendo e dissipando o suor do corpo e, por fim, reduzindo a resistência ao vento — que é o grande vilão dos ciclistas de estrada.

O capacete também é indispensável, pois levar um tombo em uma velocidade de 35 a 50 km/h é extremamente perigoso e a cabeça é a parte do corpo que bate com maior força contra o chão durante uma queda.

As bicicletas usadas no ciclismo de estrada contém os chamados pedais de encaixe, em que o atleta prende os pés para aumentar seu rendimento. Certifique-se de adquirir sapatilhas compatíveis com os pedais de sua bike.

O sol também é um grande inimigo de todo praticante de atividades ao ar livre. Portanto, além do protetor solar, use um óculos de proteção com lente compatível com o horário em que você pedala. Escolha as lentes escuras para o período diurno e claras para o período noturno.

Beba muita água durante os treinos

voce ja ouviu falar em ciclismo de estrada

Toda atividade física faz com que o corpo perca muito líquido, principalmente pelo suor. Tenha em sua bicicleta ao menos dois suportes para garrafas de água ou bebida isotônica.

Ficar desidratado durante um treino ou competição pode trazer agravantes severos, não apenas no desempenho, mas também para a saúde. Lembre-se apenas de não exagerar nos líquidos e também de alimentar-se devidamente.

Não segure muito os freios durante o percurso

Use os freios apenas quando for realmente necessário, pois o atrito contínuo das pastilhas com o aro da bicicleta gera calor e, com isso, a pressão interna dos pneus pode aumentar e fazer com que eles explodam.

Quanto mais usamos os freios, mais velocidade é perdida e mais esforço físico temos de fazer para retomar o ritmo. Só não ultrapasse seus limites, não ande mais rápido do que acredita poder controlar. Encontre um equilíbrio — isso só é possível com treinos periódicos.

Tenha atenção em dias de chuva

voce ja ouviu falar em ciclismo de estrada

Como falamos no começo deste texto, os pneus ideais para a prática do road bike são mais finos e mais lisos do que os de outras bicicletas. Em dias chuvosos eles podem ficar escorregadios e, por isso, é preciso atenção redobrada.

Não exagere na velocidade — principalmente, nas curvas. Um deslize pode comprometer sua segurança e também sua bicicleta — que não é nada barata. Esteja atento à posição de seu corpo durante o trajeto e certifique-se de que seu centro de gravidade esteja na região dos pedais ou da roda da frente.

Manter seu centro de gravidade na região do selim ou da roda traseira vai atrapalhar nas curvas e isso pode também resultar em um acidente desnecessário. As bicicletas para road bike obrigam o atleta a ficar inclinado para frente exatamente por esse motivo.

Agora que você já sabe o que é o ciclismo de estrada e tem todas as informações necessárias para dar as primeiras pedaladas, lembre-se de sempre realizar seus treinos em locais seguros. Evite estradas que não têm acostamento ou que são muito afastadas da cidade. Afinal, todo cuidado é pouco!

E aí, o que achou dessa modalidade? Se ainda está em dúvida sobre começar a praticar ciclismo de estrada, confira o nosso artigo sobre esportes de aventura para conhecer outras possibilidades!

http://blog.tremeterra.com.br/2018/09/06/voce-ja-ouviu-falar-em-ciclismo-de-estrada/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]