Saiba como comprar um saco de dormir

Quando planejamos uma aventura com mais de um dia, o momento de repouso deve ser tratado com muita seriedade. Para alguns roteiros muito frequentados, existem alojamentos estratégicos que propiciam comodidade e uma boa noite de sono. Nas demais situações, o saco de dormir se torna um dos itens mais importantes para o sucesso da sua empreitada, equiparando-se ao calçado, seu companheiro das longas jornadas diurnas.

À primeira vista, comprar um saco de dormir pode parecer uma questão de pesquisa pelo melhor preço. Esse é um equívoco feito por pessoas que desconhecem a relevância de uma noite bem dormida para a reposição das energias e ignoram, ainda, o perigo de vida a que estarão sujeitas em casos de temperatura extrema.

Confira este post antes de comprar um saco de dormir e sinta a tranquilidade de quem está preparado para o desafio que procura:

Metabolismo

Não é preciso ir à fábrica pedir que façam um saco de dormir especialmente para você, mas leve em consideração que não existe o melhor saco de dormir e, sim, o mais adequado.

Você sabia que, em média, homens sentem menos frio que mulheres? Não é cultural, mas fisiológico. E na hora de escolher o saco de dormir não é apenas o sexo biológico que causa variações neste sentido: índice de gordura corporal, hábitos alimentares, clima típico da região onde vive e regularidade de exercícios físicos podem alterar a forma como lidamos com a temperatura ambiente.

Enquanto a maior parte dessas condições são inerentes, a alimentação do dia pode ser controlada a seu favor: faça uma refeição quente antes de dormir ou tome um líquido aquecido. Seu corpo será a única fonte de calor durante a noite — o saco de dormir apenas ajudará a mantê-lo.

Pensando nisso, vamos às questões técnicas:

Acessórios

Um saco de dormir é o item noturno mais importante de todos, mas não o único. A barraca, além de proteger da chuva, bloqueia o vento, um grande ladrão de calor da madrugada. À noite o chão também estará em uma temperatura mais baixa que o seu corpo, e mesmo um saco de dormir potente não evitará alguma perda de calor para ele. Um isolante térmico é extremamente leve e barato, e pode fazer toda a diferença para o seu conforto.

Por fim, as roupas de dormir importam, e muito. Uma segunda pele é leve e aquece bem; o gorro protege a cabeça, uma das principais áreas de perda de calor, especialmente dentro do saco.

O saco de dormir pode ser feito de pena de ganso ou alguns materiais sintéticos. A primeira é leve e aquece bem, mas pode se tornar totalmente inútil com excesso de umidade. Os sintéticos, em geral, são mais pesado e resistem melhor, mas não são à prova d’água.

Localidade

Também não há o saco de dormir ideal para você: ele te atenderá em um ambiente específico. Ou seja, não adianta comprar saco de dormir para clima tropical e reclamar (ou tremer) de frio no inverno da Patagônia.

Descubra a temperatura mínima da região para onde vai e procure um saco de dormir cuja temperatura de conforto é 5º C mais baixa do que a esperada. O fabricante também indica temperatura limite e extrema. Como o nome indica, elas devem ser a exceção, não a regra. 

A escolha do local de acampamento também faz diferença: áreas úmidas (como vales, interior de florestas e próximas a água), de solo descoberto e expostas ao vento podem gerar uma sensação térmica ainda mais fria.

 

Anatomia 

Sacos de dormir podem ter formato sarcófago, semi-retangular ou retangular. O primeiro tem a menor superfície de contato, diminuindo a perda de calor, enquanto o último deixa a movimentação mais livre, principalmente nos pés, o que é importante para algumas pessoas. O semi-retangular tem vantagens intermediárias.

Pessoas altas precisam de tamanhos condizentes, e o capuz (se houver) deve encaixar sem apertar a cabeça.

Agora você, certamente, vai acertar na hora de comprar saco de dormir. Lembre-se que essa é uma questão de sobrevivência. E, falando nisso, já está com seu kit de sobrevivência preparado? Veja o que precisa e não deixe de levar o seu. Afinal, a natureza é linda… e selvagem.

  •  
3 (60%) 1 vote
http://blog.tremeterra.com.br/2017/12/01/saiba-como-comprar-um-saco-de-dormir/
Deixe seu comentário