Como forrar o chão antes de montar uma barraca

Acampar pode ser uma experiência incrível, levando-nos para longe da rotina e dando aquele toque final em uma viagem para alcançar o clima de aventura que os escapistas tanto procuram. Mas uma barraca não é uma casa, e ela exige alguns cuidados que não fazem parte do mundo urbano. Você sabia que a forma de forrar o chão é importante?

Existe uma polêmica entre os aventureiros mais experientes sobre qual a melhor forma de forrar o chão na hora de instalar uma barraca. Ninguém conseguiu bater o martelo sobre isso até hoje, cada qual tem a estratégia da qual gosta mais.

Neste post separamos algumas dicas para quem ainda não tem expertise em natureza selvagem e explicamos algumas das formas de forrar o chão mais utilizadas em acampamentos. Descubra:

Escolhendo o endereço

Uma vantagem da “casa móvel” é poder colocá-la exatamente onde você quer. Não deixe de — além de escolher a melhor vista — verificar se há algum formigueiro ou cupinzeiro próximo, ou pior, exatamente onde pretende se fixar. Certos vizinhos podem ser bastante inconvenientes.

Procure por fissuras no terreno que seguem para a mesma direção, indicando por onde a água passa em caso de chuva. Se elas convergem para o lugar que você escolheu, talvez seja uma boa ideia dar alguns passinhos para o lado.

Antes de começar a montagem, limpe as pedras e galhos do terreno para evitar furos no piso e incômodos na hora de dormir.

Utilizar ou não utilizar lona para forrar o chão? Eis a questão.

É comum em acampamentos ver a barraca em cima de uma grande lona, como um tapete no chão. Isto está absolutamente errado, porque, quando chove, a água se acumula entre a lona e a barraca e pode passar para dentro pelo piso e, ainda, gerar mofo.

Muitos aventureiros gostam de usar lona para manter o piso da barraca limpo e protegê-lo do atrito com o chão. Quando mantida seca, essa camada também funciona como um primeiro isolante térmico. Para fazer isso da forma correta, é importante que a lona seja menor do que o tamanho da barraca, ficando escondida por debaixo dela.

As barracas modernas e de qualidade têm o piso cerca de duas vezes mais impermeável que o sobreteto, por isso a lona perdeu uma função que tinha antigamente, de evitar que a umidade do chão chegue ao interior da barraca.

Agora, se você não põe a mão no fogo pela sua barraca, uma solução é cobrir o piso internamente com a lona, garantindo que seus pertences não vão se molhar caso ele não aguente segurar a água sozinho.

Agradando a gregos e troianos

Se a dúvida da lona está te consumindo, não se preocupe! Existe um meio termo que vai te dar paz de espírito. Materiais telados, como sombrite e mosquiteiro podem ser utilizados no lugar da tradicional lona plástica, dando proteção mecânica para o fundo da barraca sem acumular umidade nele.

Esses materiais permitem até mesmo extrapolar o limite da barraca, criando aquela amigável área de convivência no entorno e deixando a entrada da barraca seca em caso de barro. Também é uma segurança contra os aracnídeos, que serão melhor vistos ali do que no seu ambiente natural — tudo isso sem alagar sua casinha!

Essa forma de forrar o chão é chamada de piso ecológico. Ela não mata a grama que tem por baixo, reduzindo os impactos do seu acampamento apenas a área coberta diretamente pela barraca.

Agora que você conheceu as melhores opções para começar o acampamento, é hora de escolher a barraca (se você ainda não tem), preparar a mochila e botar o pé na estrada. Se você vai acampar perto de uma cachoeira, existem alguns cuidados extras que vão fazer toda a diferença.

Você ainda tem dúvidas sobre acampamento mesmo depois de já ter lido muito sobre o assunto? Não se preocupe, o melhor jeito de aprender continua sendo: praticar! E pode contar com a gente. Estamos no Facebook, no Instagram e no Twitter, sempre com as melhores dicas para te ajudar a explorar o mundo natural.

3.7 (73.33%) 3 votes
http://blog.tremeterra.com.br/2017/09/19/como-forrar-o-chao-antes-de-montar-uma-barraca/
Deixe seu comentário