Veja 5 motivos para levar seus filhos em um acampamento de férias

4.7 (94.41%) 161 votes

Já pensou em mostrar aos seus filhos o prazer do camping? Um acampamento de férias pode ser o programa ideal para fugir da rotina e viver experiências incríveis em contato com a natureza.

De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil conta com 40 acampamentos turísticos espalhados pelo território. Ou seja, existem muitas opções para aquelas famílias que estão em busca de aventura nessas férias.

Levar as crianças para acampar é uma forma de desconectá-las um pouco da internet, fazê-las ver o mundo com outros olhos e proporcionar aos pequenos histórias inesquecíveis. Precisa de mais motivos para um acampamento de férias? Então confira:

1. Prática de esportes e aventuras

A prática de esportes é muito comum em um acampamento de férias. Esse é um fator essencial para estimular seu filho a se movimentar e se divertir usando o corpo como principal instrumento, fazendo trilhas, por exemplo. As aventuras estão relacionadas à descoberta do espaço em que o acampamento será montado, à montagem de fogueiras e barracas etc.

Além de combater o sedentarismo, promover o bem-estar e melhorar a qualidade de vida do seu filho, esportes e aventuras em um acampamento são uma ótima maneira de estimulá-lo a explorar o mundo ao seu redor e valorizar os detalhes.

2. Contato com a natureza

Um dos principais benefícios de um acampamento de férias é, sem dúvida, o contato com a natureza. Hoje em dia, infelizmente, as crianças estão cada vez mais habituadas a viver em grandes centros urbanos e, para muitas delas, esse contato se perdeu.

Além de viver experiências incríveis que só a natureza proporciona, as crianças aprenderão mais sobre o meio ambiente, terão mais consciência ecológica e compreenderão que existe um mundo completamente novo além dos limites do asfalto e do concreto. Conhecendo a natureza, é mais fácil ajudar a preservá-la. 

3. Estímulo à vivência

Ao ficar longe da rotina, as crianças são forçadas a aprender a conviver com ambientes novos, a se virar por conta própria e a aprender o básico para que possam parar de depender dos pais, mesmo que estejam em sua companhia.

Isso é extremamente positivo para o jovem, porque ensina independência, promove o autoconhecimento e facilita o crescimento individual. 

Além disso, ao dar uma oportunidade para que seu filho viva momentos inesquecíveis e tenha contato com experiências inéditas, ele terá mais histórias para contar para os amigos e aprenderá a valorizar cada momento de forma única.

4. Aprendizado de sobrevivência

Um acampamento de férias promove o conhecimento a respeito do meio ambiente, da superação de desafios individuais e do trabalho em equipe. Além disso, por estar inserido em um ambiente ligado à natureza, é possível aprender técnicas de sobrevivência essenciais, mesmo que seu filho viva na cidade grande.

Primeiros socorros, montagem de barracas e pesca são alguns exemplos do que pode ser aprendido durante o acampamento e que seu filho poderá levar para a vida toda. O que vale é a experiência!

5. Conhecimento sobre animais selvagens

Seu filho aprenderá muito tendo contato com animais que, provavelmente, ele só conhecia através de livros ou da televisão. Os jovens, ao ver de perto esses animais, têm mais consciência da importância de preservar o meio ambiente e cuidar para que eles continuem existindo. 

Em um acampamento de férias seu filho terá mais visão de mundo e terá contato com assuntos nada superficiais. Ele sairá da rotina e se tornará uma pessoa mais consciente, politizada e educada.

Viu como um acampamento de férias pode ser uma ótima opção de viagem para toda a família? Sair da rotina, ter mais contato com a natureza e aprender a explorar o que o mundo tem de melhor são apenas alguma das razões para embarcar nessa aventura!

Gostou do post? Então confira nosso checklist para camping: tudo que você não pode deixar de levar!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/11/06/veja-5-motivos-para-levar-seus-filhos-em-um-acampamento-de-ferias/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]