Coturno ou bota? Descubra agora qual a diferença entre eles!

Rate this post

Tanto no uso diário quanto na hora de escolher o modelo mais indicado para a prática esportiva, é importante conhecer os diferentes tipos de calçados e suas características. Porém, muitas vezes, sequer sabemos distinguir um modelo do outro, não é? Uma dúvida comum é se determinado calçado é coturno ou bota.

Caso não saiba a diferença entre os dois, não se preocupe! Neste texto, você vai descobrir o que define o coturno e a bota e para quais situações cada calçado é mais indicado. Confira!

Diversos tipos de botas

Para começar, é importante saber que todo coturno é uma bota, mas nem toda bota é um coturno. A bota é um tipo de calçado de cano alto, material resistente e solado mais grosseiro. Pode ser feita de vários materiais, como couro, camurça ou lona.

Dentro da “família” da bota, existem vários modelos, que variam conforme o tipo de design, a altura do cano, o material utilizado e a função a que se destinam. Assim, temos bota cowboy, bota de escalada, work boot, bota de motociclista, bota de salto alto, galochas, dentre outras. E há o famoso coturno!

As características próprias do coturno

O termo coturno deriva do latim cuthurnus, que designava um tipo de sandália de sola grossa, amarrada até o joelho. O nome acabou sendo utilizado para batizar a bota militar, já que ela também apresenta um cano alto, quase da altura do joelho.

Inicialmente criado para o uso de soldados, o coturno foi reapropriado pelos punks e góticos dos anos 1970 e 1980, que transformaram a bota em ícone fashion. Desde então, o calçado se popularizou e conquistou pessoas de diferentes idades e estilos.

Mas, afinal, que características são necessárias para que uma bota seja considerada um coturno?

1. Sola

Seja ou não tratorada, a sola do coturno costuma ser mais grossa que a das outras botas. Esse tipo de solado confere estabilidade e resistência ao calçado. Mesmo que as mudanças causadas pela moda tenham suavizado a sola de alguns modelos de coturno, a diferença em relação aos outros tipos de bota permanece.

2. Biqueira

Para proteger o passo dos combatentes, o coturno foi desenhado com uma biqueira reforçada e levemente levantada. O bico da bota é revestido de metal, um de seus principais diferenciais. Essa região do coturno é, portanto, extremamente dura e resistente a impactos.

3. Cano

Uma das particularidades do coturno que mais chama a atenção é o seu cano alto — fechado, em toda a sua extensão, por cadarço. Isso assegura pisadas firmes e sem risco de torção, além de conferir muito estilo a quem usa.

4. Material

Por mais que existam modelos mais recentes fabricados a partir de outros materiais, como a lona, o coturno clássico é feito de couro. E não é qualquer couro, mas um bem grosso, resistente e impermeável, ótimo para proteger de pancadas e da chuva.

Mesmo no caso dos coturnos produzidos com outros materiais, a pegada “grosseira” permanece, o que garante a durabilidade do calçado.

Diferentes usos e estilos

O uso das botas varia de acordo com o tipo de modelo. A de escalada é ótima para esportes de aventura; a de motocicleta, para quem pilota motos; a galocha, para quem realiza serviços que pedem mais estabilidade, onde o risco de queda é maior.

A bota, de maneira geral, é um bom calçado para ser utilizado no frio e na chuva, pois garante estabilidade e proteção. Porém, mesmo no calor, ela combina com diversos tipos de roupa.

Já o coturno também atende a usos profissionais para quem precisa proteger os pés (seja de pancadas ou mesmo animais peçonhentos) ou necessita ter uma pisada forte para correr e se movimentar em terrenos instáveis com segurança. Por isso mesmo, é ideal para a prática de esportes como o Airsoft.

Ainda assim, o coturno é um ótimo calçado para quem quer, simplesmente, ter muito estilo! Afinal, ele vai bem em homens e mulheres, dando um ar de rebeldia e combinando com calças, shorts e saias.

Aprendeu a diferenciar se um calçado é coturno ou bota? Para saber muito mais sobre artigos esportivos, aventura e moda, siga a gente no Facebook, no Instagram e no Twitter!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/11/13/coturno-ou-bota-descubra-agora-qual-a-diferenca-entre-eles-2/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]