Valentina integra a família Treme Terra

Rate this post

 

20622075_686612544881452_4576921076690944495_n

A Valentina, a Lontra, é a mais nova integrante da família Treme Terra. Ela tem tudo a ver com o slogan da marca “Movimente seu Mundo”, exatamente porque ela não para quieta. A Valentina tem um corpo hidrodinâmico preparado para nadar. Pode ficar até 6 minutos submersa e atingir a velocidade de 12 km/h. Nossa! Quanta disposição!

Além disso, quando ela mergulha os ouvidos e as fossas nasais são fechados hermeticamente e a curvatura do cristalino é ajustada, o que lhe permite a visualização de imagens focadas dentro e fora da água. Maravilhoso isso, não é mesmo?

O nome científico dela é Lontra longicaudis da classe dos mamíferos. Carnívora, ela pertence à  família dos Mustelidae e seu habitat são rios, lagos e lagoas.

A ocorrência de Lontras vai desde o México até o Uruguai. No Brasil é encontrada na Amazônia, Cerrado, Pantanal, Floresta Atlântica e Campos Sulinos.

A pelagem dividida em duas camadas, uma externa e impermeável e outra mais interna usada para o isolamento térmico. A lontra adulta mede entre 55 e 120 cm de comprimento (incluindo a cauda) e pode pesar até 35 kg e alimenta-se de peixes e crustáceos.

Os machos só convivem em grupos na época de acasalamento. A fêmea tem uma gestação de aproximadamente dois meses, nascendo de 1 a 5 filhotes.

A nossa Valentina se encontra no Zoo Pomerode. Atualmente, no Zoo Pomerode vivem aproximadamente 1.150 animais pertencentes a 270 espécies. Dentre as espécies alojadas, muitas correm risco de extinção na natureza, sendo necessário o esforço de conservação. O Zoo Pomerode desenvolve atividades de reprodução destas espécies.

Além de trabalhar na conservação das espécies, o Zoo Pomerode desenvolve um programa de Educação Ambiental desde 2002.  A Educação Ambiental procura sensibilizar e conscientizar às crianças que os problemas ambientais são fruto de uma relação desequilibradas entre a natureza e a sociedade. Procurando motivar ações que possam contribuir com a melhora da qualidade ambiental tendo como princípio o respeito a todas as formas de vida.

O Zoológico Pomerode foi fundado em 1932, sendo o primeiro zoológico na região sul do Brasil. Atualmente o Zoo Pomerode é o maior Zoo de Santa Catarina, e o maior referencial e pólo de atração turística do município de Pomerode.

 

http://blog.tremeterra.com.br/2017/08/11/valentina-integra-familia-treme-terra/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]