Tem vontade de praticar o arvorismo? Saiba por onde começar!

tem vontade de praticar o arvorismo saiba por onde comecar
4.6 (91.16%) 43 votes

Se você gosta de se exercitar ao ar livre, precisa conhecer o arvorismo! Esse esporte radical significa garantia de aventura e adrenalina!

O arvorismo é perfeito para quem adora sair da rotina e se divertir em lugares arborizados. Essa modalidade envolve desafios e altura, oferecendo benefícios ao corpo e à mente. E o melhor de tudo: pode ser praticada por pessoas de qualquer idade!

No entanto, é vital contar com equipamentos apropriados e o acompanhamento de um profissional. Quer conhecer mais sobre esse exercício? Abaixo mostramos algumas dicas de como realizá-lo com segurança. Confira!

O que é arvorismo?

Conforme já mencionamos, o arvorismo é um esporte de aventura, praticado por meio de plataformas instaladas nas copas das árvores. Muitas pessoas aproveitam para apreciar a natureza e os pássaros durante a atividade, por exemplo.

O esportista deve vencer obstáculos, utilizando técnicas que o permitam percorrer o trajeto. Existem três modalidades dentro do arvorismo, com graus de dificuldades distintos. Confira!

Acrobático

Nessa modalidade, o praticante enfrenta obstáculos mais difíceis e elaborados. Por isso, é importante contar com algum tipo de experiência e preparação física, pois o equilíbrio e o controle do corpo são primordiais.

Técnico

Apesar de ser uma prática desportiva, o arvorismo técnico é voltado para os cientistas e para quem deseja realizar pesquisas, observando a natureza e os pássaros ao redor. Atletas e pesquisadores costumam levar os próprios equipamentos para facilitar os estudos.

Contemplação

Nesse caso, o local fica preparado com plataformas e medidas de seguranças mais amplas para facilitar o passeio. Isso porque a modalidade não exige equipamentos extras, possibilitando que cada pessoa contemple a beleza do ambiente ao ar livre.

Como praticar?

Trata-se de um esporte relativamente simples, que não requer muita experiência. Para a prática, vale a pena estar por dentro dos itens listados a seguir.

Equipamentos

Assim como qualquer outra atividade física de aventura, o arvorismo também exige equipamentos, como:

  • cadeirinha;
  • mosquetão;
  • luvas;
  • capacetes;
  • sapatos para escalada;
  • cordas;
  • vagão.

Todos costumam ser fornecidos pela equipe de profissionais que acompanha o percurso. No entanto, se a modalidade exigir outros aparelhos, você deve analisar se eles também serão entregues pelos operadores.

Requisitos

É necessário manter a concentração para realizar os movimentos e evoluir ao longo do caminho. Contar com uma empresa certificada, portanto, garante a proteção que você precisa.

O arvorismo é um excelente exercício para crianças e pessoas mais jovens. O contato direto com a natureza permite conhecer melhor a fauna e a flora brasileira, trazendo mais consciência ambiental e aprimorando a relação em equipe e a superação de desafios.

Segurança e preparação

Os riscos são mínimos, pois o esportista fica preso durante todo o percurso e cumpre as medidas de segurança.

Ainda é possível contar com o apoio de operadores treinados, que seguem seus passos até o fim e asseguram proteção e conforto. Estar alongado e com disposição para superar os obstáculos, obviamente, é primordial.

O arvorismo consiste em um esporte capaz de fazer parte da sua vida, agregando saúde, diversão e adrenalina. Para finalizar o artigo, deixamos duas dicas de lugares ideais para praticar essa atividade: Brotas/SP e Nova Friburgo/RJ. Não deixe de incluir essas destinos na sua rota!

Além disso, deixe o medo de lado e procure uma empresa séria, com profissionais qualificados, para ir em frente no exercício!

Gostou de conhecer mais sobre o arvorismo? Que tal ficar por dentro de outras atividades como essa? Confira as diferenças entre montanhismo e alpinismo!

https://blog.tremeterra.com.br/2019/01/23/tem-vontade-de-praticar-o-arvorismo-saiba-por-onde-comecar/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]