Conheça os principais tipos de canivetes e entenda suas funções

conheca os principais tipos de canivetes e entenda suas funcoes
4.3 (85.71%) 7 votes

A palavra “canivete” é quase sempre acompanhada pelo termo “suíço”, e existe um bom motivo para isso: Karl Elsener revolucionou a cutelaria no final do século XIX quando inventou o canivete multifunções, um modelo desenvolvido especialmente para o exército de seu país (a Suíça). Antes disso, no entanto, já haviam algumas facas de lâmina retrátil sendo produzidas. Existem vários tipos de canivetes, com materiais, design e funções diferentes.

Um canivete pode ser útil na cozinha de uma casa, como instrumento de autodefesa e para substituir uma variedade de ferramentas no dia a dia. entretanto, podemos dizer que o momento em que ele tem sua maior importância é em uma aventura na natureza, em que características como portabilidade, leveza e versatilidade fazem toda a diferença.

Neste texto apresentamos os canivetes que todo aventureiro deve conhecer. Confira!

Canivetes utilitários

São os modelos mais simples, que contam apenas com uma lâmina retrátil. É o equivalente a uma faca, geralmente nos tamanhos pequeno ou médio, não ultrapassando 15 cm. Sua vantagem é a portabilidade, pois ocupa metade do tamanho de outras armas brancas com a mesma dimensão de lâmina. Também são bastante seguros, mantendo o fio na parte interna da bainha, quando fechados.

Para escolher entre um canivete utilitário e uma faca, o importante é pensar a função e a situação em que serão manuseados. A faca ocupa mais espaço e geralmente é mais pesada, porém é mais resistente porque não depende de travas na sua posição de uso.

Essa questão está presente em todos os tipos de canivetes. Trata-se de uma ferramenta compacta e muito prática que acopla diversas funções em um espaço muito pequeno, mas que não substitui os originais em tarefas que exigem grande força e resistência.

Canivetes mini

Esses são os menores canivetes, que ocupam quase nenhum espaço. Tendem a ser muito leves e podem ser levados até para montanhismo ou alpinismo sem nenhum peso na consciência (ou na mochila). São uma versão diminuta do canivete utilitário ou, em outros casos, podem ser uma redução do canivete multifunções, apresentando apenas algumas delas — e que, ainda assim, podem ser grandes aliados nos momentos de aperto longe da civilização.

Canivetes táticos

Uma versão adaptada dos canivetes utilitários. De forma geral, têm apenas uma lâmina, mas são construídos de forma a realizar diversas funções. O dorso serrilhado pode ajudar a cortar madeira, um furo afiado na lateral serve para cortar arame e uma base de cabo dura e pontuda permite que se quebre vidro e outros materiais de resistência média.

Canivetes multifunções

O mais famoso de todos, é uma obra de arte da cutelaria, com grande versatilidade e muito prático. Os modelos mais novos podem ter componentes eletrônicos, como pequenas lanternas de LED ou um pendrive, mas suas peças mais clássicas são:

  • lâmina maior (para cortes de tecidos e alimentos e, ainda, sinalização com reflexo);
  • lâmina serrilhada (para cortes de pequenas madeiras, útil também no preparo de alimentos);
  • lâmina menor (para cortes de precisão);
  • saca rolhas (serve também para desatar nós);
  • abridor de latas (pode ser útil para parafusos também);
  • abridor de garrafa (que além de ajudar a abrir aquela merecida cerveja, funciona como uma pequena alavanca);
  • lâmina furadora (tem a ponta mais afiada e é a mais indicada para fazer faíscas com a pederneira);
  • pinça (pode ser usada para improvisar uma bússola).

A variedade de canivetes disponíveis no mercado é quase tão grande quanto a versatilidade dessas ferramentas. Na hora de escolher entre os diferentes tipos de canivetes, pense nos desafios que você pretende resolver com ele e as funções que precisa que ele desempenhe. Além disso, certifique-se de que está adquirindo um item de qualidade — nada pior do que ser deixado na mão pelo seu equipamento quando você está em uma experiência ao ar livre!

Quer conhecer canivetes incríveis feitos por marcas de confiança? Conheça alguns modelos que separamos para você!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/11/27/conheca-os-principais-tipos-de-canivetes-e-entenda-suas-funcoes/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]