A cerveja é uma velha conhecida da humanidade: existem registros de produção cervejeira há 6 mil anos! Sua finalidade principal sempre foi recreativa, mas existe uma polêmica sobre as situações em que ela faria bem a saúde, especialmente se falamos de cerveja para atletas.
É comum na prática esportiva, seja profissional ou amadora, que a cerveja seja vista como merecido prêmio após um treino ou competição. Há quem diga que bebidas alcoólicas devem ser evitadas depois de atividades físicas, mas a ciência tem mostrado que existe uma outra forma de pensar essa relação.
Interessado? Pois aqui estão algumas coisas que todo atleta deveria saber sobre cerveja! Continue lendo:
Quais são os benefícios da cerveja para atletas?
Como a cerveja é uma bebida de baixo teor alcoólico (no Brasil, geralmente, cerca de 5%) e grande quantidade de água em sua composição, ela realmente ajuda na reposição hídrica, muito importante após o exercício físico.
Além disso, ela contém vitaminas do complexo B que ajudam a reduzir as dores musculares causadas pelo esforço e a repôr minerais excretados pelo suor. Os antioxidantes e aminoácidos ainda contribuem para uma boa recuperação do atleta.
Estudos também indicam que, se consumida com regularidade (em doses moderadas), a cerveja previne doenças cardiovasculares, como obstrução dos vasos, infarto e pressão alta. Ela aumenta a sensibilidade a insulina, ajudando a prevenir diabetes, diminui o risco de derrame cerebral e contribui para a saúde dos ossos.
Grande parte desses benefícios está relacionados ao lúpulo e ao malte de cereais — matéria prima da fermentação de cervejas. A cevada, cereal mais tradicional da indústria cervejeira, é um alimento muito rico em nutrientes.
Qual é a dose ideal?
Ainda não há consenso no meio científico sobre a quantidade mais apropriada para consumo, mas estudos recentes indicam que, pelo menos, uma dose de bebida alcoólica (um copo, no caso da cerveja) por dia é benéfica para o sistema cardiovascular.
A dosagem de cerveja para atletas pode ser ainda maior, variando de acordo com o sexo: duas para as mulheres e três para os homens.
Quais são suas contraindicações?
Existe um efeito da cerveja que pode ser danoso aos praticantes de atividade física: ela inibe a produção de proteínas logo após o exercício. Por isso, o ideal é esperar, ao menos, duas horas antes de beber cerveja — nesse intervalo, água é uma boa pedida. Devido aos efeitos psicomotores do álcool no organismo, também é bom evitá-lo nas duas horas antes de se exercitar.
Por fim, é importante lembrar que estamos falando apenas do uso moderado de cerveja. Se ocorre exagero, há uma sobrecarga do fígado e dos rins, que precisam excretar o máximo possível de álcool — e, nesse caso, leva a desidratação, um dos componentes fisiológicos da famigerada ressaca.
Dito isso, aproveite estas dicas para se hidratar e socializar com os amigos em um mesmo gole, sem se preocupar em prejudicar seu condicionamento físico!
E aí, gostou de conhecer os benefícios da cerveja para atletas? Quer receber mais conteúdos que colocam você a par do mundo dos esportes? Basta assinar nossa newsletter para receber tudo em primeira mão!