5 inimigos dos equipamentos outdoor que você precisa conhecer

2.1 (42.67%) 30 votes

Os equipamentos outdoor, além de serem caros, são sensíveis. Por isso, necessitam de cuidados especiais quando são manuseados e guardados.

Um praticante de esportes responsável deve portar a aparelhagem adequada e própria para suas atividades. Também é importante que sejam originais, e não improvisadas. Neste artigo, vamos apresentar 5 inimigos dos equipamentos outdoor e demonstrar como preveni-los. Continue a leitura!

1. Limpeza inadequada

Os equipamentos outdoor precisam ser lavados, sempre que possível. O recomendável é nunca guardá-los se estiverem sujos, pois a sujeira pode prejudicar seriamente o aparelho. A limpeza adequada consiste na lavagem constante de equipamentos sujos, além das jaquetas, calçados, roupas de couro ou de tecido sintético.

Como prevenir

É importante seguir as instruções estabelecidas pelo fabricante. Os símbolos presentes na etiqueta trazem todas as informações necessárias para a limpeza correta, como instruções de como limpar e conservar os aparelhos. 

Não é recomendado usar produtos de limpeza inadequados ou improvisados, bem como métodos de lavagem impróprios. Na dúvida se é ou não correto, não faça. O ideal é usar produtos neutros que não agridam o tecido e as estruturas sensíveis do aparelho.

2. Materiais químicos

É importante saber que qualquer elemento químico em contato com o equipamento pode trazer prejuízos. Os elementos químicos que nos referimos são detergentes, desinfetantes, combustíveis, derivados de combustíveis (como o petróleo, líquidos provenientes de pilhas e baterias) etc. Um exemplo comum é a pilha das headlamps, que pode vazar constantemente se não for utilizada.

Como prevenir

Caso o seu equipamento tenha fitas tubulares ou cordas, não os mantenha próximos da mochila headlamp. A mesma recomendação serve para quem usa fogareiro de combustível, já que o seu vazamento pode comprometer toda a mochila.

3. Umidade

Os equipamentos devem muito bem secados após o contato com a água. Ao contrário disso, a umidade presentes nos tecidos pode favorecer o crescimento de fungos, como o mofo, além de germes e bactérias. Logo, além de prejudicar o tecido, pode afetar seriamente a saúde dos aventureiros.

Sabia que boa parte do material utilizado nos equipamentos outdoor é a poliamida? Esse tipo de material é resistente e não seca totalmente. Por isso, é importante fazer a secagem correta e evitar que seja guardado se ainda estiver molhado.

Como prevenir

O ideal é deixar o equipamento secando exposto ao sol fraco e em um lugar fresco. Também pode ser utilizado pano úmido, mas que não contenha produtos químicos. Nunca deixe que roupas úmidas, como camisas e calças, e indumentárias íntimas fiquem guardadas durante muito tempo dentro de sacos, por exemplo.

4. Calor

O calor é um dos grandes inimigos dos equipamentos outdoor. Se forem deixados sobre superfícies superaquecidas, tampa de motores ou aquecedores podem se estragar rapidamente. As superfícies dos equipamentos infláveis, como isolantes térmicos, devem ficar longe do contato com fontes de calor, como fogueiras e ferros de passar.

Como prevenir

É importante evitar que os aparelhos fiquem próximos a superfícies quentes, que emanem ou reflitam calor ou faísca, e ambientes abafados. Outra dica é evitar fumar perto de isolantes térmicos.

5. Exposição ao sol

O sol ajuda a secar o equipamento, mas também pode causar um efeito parecido com o calor: derreter e estragar a superfície de vários equipamentos outdoor.

Como prevenir

Evite expor os aparelhos ao contato imediato e prolongado com os raios solares. O ideal é armar barracas sobre os equipamentos assim que o sol forte começar a aparecer ou deixá-los em ambientes frescos, na presença de sombra.

Diante de tudo o que vimos, podemos dizer que os equipamentos outdoor são sensíveis e exigem cuidados específicos para serem conservados. Usando as dicas acima, você manterá seus apetrechos seguros e saudáveis.

Gostou das dicas? Tem interesse em saber mais sobre os equipamentos outdoor? Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/05/16/5-inimigos-dos-equipamentos-outdoor-que-voce-precisa-conhecer/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]