Turismo de aventura: 5 dicas valiosas para a sua segurança

5 (100%) 1 vote

Viajar, conhecer novos lugares, novas pessoas, novas culturas, que pessoa nesse mundo não gostaria de viver assim, não é mesmo?

Porém, quando estamos falando em turismo de aventura, precisamos tomar um cuidado extra para que a viagem não seja marcada por acidentes e imprevistos, principalmente quando envolve trilhas, cachoeiras, cavernas, mergulho e rapel.

Pensando nisso, listamos 5 dicas valiosas que você deve seguir quando for fazer um turismo de aventura e segurança. Confira!

1. Quando for fazer trilhas

Chegar a um lugar que você não conhece, sem uma pessoa para guiar, pode ser bem ruim, sabe por quê? Nas trilhas, muitas vezes, existem lugares perigosos que, caso você não conheça, podem prejudicar o seu turismo de aventura e segurança.

Então, para que isso não atrapalhe a sua viagem, busque informações sobre a trilha antes de iniciá-la, procure por pessoas que já a finalizaram e veja o melhor horário para fazer o passeio.

Muitas vezes, até mesmo uma simples pesquisa no Google pode trazer boas informações sobre as características do local, desde a sinalização até os melhores acessórios para levar.

Além disso, use tênis específicos para trilhas, além de roupas confortáveis que não limitarão seus movimentos, boné e óculos escuros, em caso de luz solar forte. Certifique-se de caminhar com calma e analisar bem o terreno onde pisa, evitando escorregar ou animais silvestres que podem aparecer no caminho.

2. Quando for visitar cachoeiras

Qualquer lugar que você for visitar pela primeira vez, sem a companhia de pessoas que já têm conhecimento do local, requer um cuidado extra, ainda mais quando estamos falando de turismo de aventura em cachoeiras.

Então, quando for aproveitar uma cachoeira com os amigos, verifique se não há pedras em volta e certifique-se da profundidade do local, fatores que podem ser importantes para que essa aventura não tenha imprevistos.

E lembre-se, em caso de chuvas fortes, é melhor adiar o passeio e, se você já estiver no local quando a chuva começar, tome cuidado com enchentes.

3. Quando for explorar cavernas

Quando falamos de cavernas, é necessário entender que podem ocorrer coisas inesperadas. Então, mesmo que você tenha um guia responsável pelo passeio, tome bastante cuidado.

Ainda, é importante ter equipamentos de qualidade, como lanternas e pilhas reservas, além de comida e água caso a caminhada até o local seja longa.

4. Quando for mergulhar

Qualquer pessoa pode mergulhar com ajuda de profissionais e equipamentos, até mesmo as que nunca nadaram em suas vidas. Porém, como em qualquer outro passeio, é preciso tomar alguns cuidados.

Primeiramente, cheque todo o equipamento (máscara, snorkel e nadadeiras, na maioria das vezes).

Vale ressaltar que não é recomendado que você mergulhe caso sofra de claustrofobia, diabetes, epilepsia e doenças relacionadas à depressão.

Mesmo que já tenha praticado mergulho, opte por fazer o treinamento específico com técnicas desenvolvidas pela Professional Association of Diving Instructor (PADI).

5. Quando for praticar rapel

A primeira coisa é praticar o esporte acompanhado de um especialista e, caso você não seja iniciante no assunto, cuidar bem de todo o equipamento, certificando-se de que tudo está em ordem. Como a corda, por exemplo, pois ela é a principal proteção para os praticantes de rapel.

Somado a isso, não esqueça de usar luvas, capacete e roupa adequada que você pode adquirir em lojas especializadas.

Outra dica é pesquisar bastante sobre o local onde praticará o esporte, analisar bem a estrutura e os desafios que encontrará. Isso ajuda a evitar surpresas.

E aí, gostou das dicas de como aproveitar ao máximo o turismo de aventura e segurança? Então, deixe seu comentário e conte para nós suas outras experiências!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/06/06/turismo-de-aventura-5-dicas-valiosas/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]