Bota para trilha: saiba quais são as mais indicadas

bota para trilha saiba quais sao as mais indicadas
5 (100%) 2 votes

A bota para trilha é um equipamento essencial para quem deseja ter mais conforto e segurança nos esportes de montanha. Sem ela, o praticante fica exposto a lesões, quedas e outros acidentes que são típicos do trekking.

Para que você pratique o esporte sem nenhum risco, elaboramos este post informando quais são os aspectos mais importantes de um calçado adequado para essa prática esportiva. Ao final da sua leitura, você estará seguro para escolher aquela que mais trará benefícios durante o seu momento de lazer ao ar livre. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura!

Descubra o tipo de terreno que você percorre com mais frequência

O primeiro passo para realizar uma compra de sucesso é definir o tipo de terreno que você percorre com mais frequência. Desse modo, fica mais fácil identificar o calçado ideal de acordo com algumas das suas características principais.

Terrenos mais acidentados e íngremes normalmente indicam que a bota é o calçado mais adequado, principalmente se o praticante carrega bastante peso em sua mochila. Já para quem costuma caminhar em trilhas leves e planas, o tênis ou a sapatilha já são o suficiente para o conforto da prática, especialmente se não houver muito peso nas costas.

Caso escolha um tênis, não se esqueça de verificar a aderência que o calçado pode proporcionar — tênis voltados para corrida não costumam ser as melhores escolhas nesse aspecto, apesar de funcionarem razoavelmente bem em situações de baixa intensidade.

Verifique o tipo de solado e a impermeabilidade do modelo

O solado é, talvez, a parte mais importante da sua escolha. Para quem enfrentará terrenos difíceis, o ideal é procurar solados mais rígidos. Vários modelos apresentam tecnologia apropriada de aderência para o trekking.

Note que quanto mais irregular for a parte de baixo do solado, mais seguro você estará em um terreno também irregular. Sendo assim, evite solados lisos e que garantem pouca segurança em locais que se tem menos estabilidade.

Outro ponto de muita importância é a impermeabilidade do modelo. Fuja daqueles que não garantem seus pés secos durante a atividade, pois, isso aumenta o desconforto durante sua trilha e pode causar problemas de pele em razão da umidade — especialmente se a trilha for de longa duração.

Atualmente, existem modelos que são impermeáveis e que também garantem uma respiração para seus pés. Eles são considerados a melhor escolha para quem busca caminhadas em terreno irregular.

Contudo, não se esqueça que os modelos impermeáveis exigem alguns cuidados para manter a durabilidade do calçado.

Não deixe de lado a proteção para o tornozelo

Não se esqueça que a proteção para o tornozelo é o que reduz para quase zero a chance de torções e outras lesões nos seus pés. Sendo assim, as botas devem apresentar um cano de tamanho médio ou alto. Quanto maior for o comprimento, mais protegido você estará. Em contrapartida, os movimentos tendem a se tornarem limitados.

Não se esqueça de considerar, também, o tipo de terreno que você costuma “trilhar” para fazer uma escolha adequada. O meio termo na altura do cano tende a ser uma escolha equilibrada para os mais iniciantes ou aqueles que estão em dúvida.

Saiba onde comprar

Saber onde comprar sua bota é tão importante quanto as características do calçado. A escolha de estabelecimentos confiáveis garante a procedência do seu calçado e menos dor de cabeça na hora de troca ou de alguma outra adversidade que possa ocorrer.

Atualmente, comprar na internet é uma excelente alternativa, especialmente se você souber com exatidão a numeração dos seus pés. O preço costuma ser mais em conta e, na maioria das vezes, existem mais opções do que em uma tradicional loja de artigos esportivos.

Gostou do nosso conteúdo sobre como escolher uma bota para trilha? Visite nossa loja virtual e conheça os modelos que temos à disposição — você não vai se arrepender!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/05/10/bota-para-trilha-saiba-quais-sao-as-mais-indicadas/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]