4 dicas matadoras para participar da corrida Ironman

5 (100%) 1 vote

Organizado pelo World Triathlon Corporation, O Ironman é um circuito de Triathlon de longa distância constituído por três diferentes modalidades: natação, ciclismo e corrida.

Como o nome sugere, é uma competição para homens e mulheres de ferro. A largada acontece às 7 da manhã e os competidores têm até a meia-noite para concluir 3,9 km de natação, 181 km de bike e, por fim, 42 km de corrida.

Mesmo exigindo tanto preparo físico e mental dos participantes, a corrida Ironman se tornou um fenômeno de popularidade e, hoje em dia, cobre diversos destinos do mundo, incluindo o Brasil, com as cidades de Florianópolis e Rio de Janeiro.

Por isso, preparamos um post especial com 4 dicas para você se dar bem nesta competição. Confira!

1. Tenha um bom plano de treinos

Os treinos precisam de um planejamento que permita o ganho de força, resistência, melhorias das técnicas e muito mais.

Uma dica é dividir o seu treinamento em etapas que visem diferentes ganhos. Por exemplo, se você pretende treinar por 4 meses, utilize cada um deles para dar prioridade a um aspecto diferente.

O primeiro mês pode ser utilizado para o ganho de resistência, o segundo para o ganho de força e aprendizagem de técnicas, o terceiro para aumentar o tempo que seu corpo consegue se exercitar e o quarto para a correção dos erros e para o aperfeiçoamento das técnicas.

O importante é que seu plano seja feito com base no seu nível de condicionamento, nas suas necessidades e também na sua rotina. Se puder, conte com a ajuda de um profissional para a elaboração de planilhas de treino, dessa forma, você terá uma estratégia voltada para as suas necessidades.

2. Dê atenção aos equipamentos

Cada fase da competição requer equipamentos diferentes e o ideal é que você esteja familiarizado com todos eles.

Compre suas roupas com antecedência e dê preferência para tecidos de qualidade, que se ajustem ao seu corpo e permitam seus movimentos de forma confortável. Treine com os tênis que você utilizará no dia da corrida para evitar machucados na hora da competição.

O mesmo vale para sua bike, não pense em “economizá-la” para o Ironman, treine sempre com a mesma para que você se acostume ao banco, à altura e para que você possa desenvolver suas estratégias de acordo com os pneus, o peso e outras características da sua bicicleta.

3. Treine com mais eficiência

Treine com mais eficiência para que você possa maximizar seus resultados. Para isso, algumas estratégias podem ser utilizadas.

Para a prova de natação, faça treinos no mar e não apenas em piscinas. Além do ritmo do mar ser bem diferente, é preciso desenvolver o senso de direção para evitar erros que te façam nadar mais — perdendo tempo e energia.

Para a prova de bike e para a corrida, treine em terrenos acidentados e em trilhas, garantindo o ganho de resistência.

Também vale a pena observar como o seu corpo reage a intervalos de corrida e caminhada, já que depois de nadar e pedalar por tantas horas, você provavelmente caminhará por grande parte do percurso.

Outra dica é fazer treinos diferentes, como musculação e HIIT. Esses treinos te ajudarão no ganho de massa magra, no desenvolvimento da musculatura e do sistema cardiovascular, fatores que podem fazer toda a diferença no seu desempenho.

4. Persista

Para que você possa ter sucesso no Ironman, é preciso persistência. Seja constante nos seus treinos e resista todas as dificuldades que aparecerem no caminho.

Equilibre seus pontos fortes e fraquezas em cada modalidade, adaptando as intensidades de cada fase de acordo com os limites do seu corpo. Não se esqueça do descanso durante a preparação e, principalmente, nos dias que antecedem a prova.

A corrida Ironman é um desafio, mas com a preparação do corpo e da mente, todos podem participar. Lembre-se de que até atletas profissionais já foram iniciantes um dia. Se você deseja se tornar um participante, comece a treinar e acostume seu corpo aos estímulos esportivos. Mesmo que você demore um tempo, com persistência, pode chegar lá.

E ai, gostou das nossas dicas? Junte-se ao nosso time para ficar por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no FacebookInstagram e Twitter!

http://blog.tremeterra.com.br/2018/03/28/4-dicas-matadoras-para-participar-da-corrida-ironman/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]