5 dicas para aguentar caminhadas sem perder o pique!

caminhada
3.8 (76.11%) 36 votes

Não há como negar: praticar exercício físico é indispensável para a manutenção de uma boa saúde, seja para ganhar massa muscular, seja para garantir o bom funcionamento do organismo. Nesse contexto, as caminhadas longas aparecem como uma das melhores alternativas de atividade física, uma vez que podem ser praticadas em qualquer lugar e não apresentam grandes complicações em sua realização.

Entretanto, não pense que as caminhadas são tão fáceis assim! Como qualquer outro esforço físico, devem ser tratadas com cautela, e alguns cuidados devem ser tomados para evitar lesões, da mesma maneira que são recomendadas algumas atitudes para melhorar o rendimento e tirar o máximo proveito das longas caminhadas.

Por isso, você confere agora boas dicas de como melhorar o seu pique! Não está conseguindo manter um bom ritmo? Está cansando muito rápido? Sente dores que forçam a diminuição da intensidade? Quer melhorar ainda mais o que já está bom? Leia as nossas dicas e encontre as respostas para todas essas questões!

1. Alongue-se antes e depois da caminhada

Essa pode ser a dica mais óbvia de todas, mas ainda assim é importante ressaltar o valor dos alongamentos. Muitas vezes, pela grande autoconfiança ou por acreditar que o corpo já está acostumado o bastante, os minutos destinados ao alongamento são deixados de lado. Entretanto, alongar o corpo antes de iniciar uma longa caminhada é extremamente importante, pois prepara a musculatura para realizar os esforços necessários. Do contrário, as dores e os incômodos logo aparecerão. Após o término do treino, o alongamento é necessário para acelerar a recuperação dos músculos.

2. Alimentação com carboidrato

Embora todos saibamos que o corpo deve estar bem nutrido para encarar longas caminhadas, é normal falhar nesse ponto. Motivos como a falta de tempo, a sensação de corpo pesado e até mesmo o erro na escolha dos alimentos do pré-treino são algumas das causas dos deslizes na alimentação.

O grande segredo é comer, principalmente, carboidratos. Esses nutrientes são responsáveis pela energia do corpo, sendo indispensáveis para atividade física. Se você não ingerir carboidratos, o corpo ficará fraco e haverá, com certeza, queda no rendimento. Então procure comer pães integrais, batata doce, arroz integral e até mesmo a banana, que possui 24% de carboidratos e 74% de água, uma ótima aliada para a sua caminhada.

3. Pausas durante as atividades

Se você pensa que pausar a pausa é, necessariamente, sinal de fraqueza ou cansaço, está enganado. Realizar essa ação é uma atitude bastante inteligente e coerente até mesmo para os atletas mais bem preparados. Principalmente após 13 quilômetros de exercício, o corpo necessita de pequenas pausas regulares para hidratação e recuperação do fôlego e dos músculos.

O segredo é atentar para o tempo da pausa: no máximo, três minutos. Se o tempo parado ultrapassar esse limite, o músculo pode esfriar demais, e voltar à atividade pode ser um desafio e tanto!

4. Uma boa noite de sono

Enquanto dormimos, é realizada uma série de processos metabólicos e hormonais que garantem o pleno funcionamento do organismo. Em outras palavras, se você não dormiu direito antes de realizar a longa caminhada, tenha certeza de que o seu corpo não vai render bem o bastante, e a perda de pique será certa.

5. Suplementação

A suplementação é bastante indicada, especialmente se a sua caminhada ultrapassar a marca de 13 Km. Durante a caminhada você pode tomar maltrodextrina ou carboidrato em gel, que são ótimas fontes de carboidratos e whey ou barras de proteína como opção de proteína, ambos irão nutrir ainda mais seu corpo e dar aquela turbinada da energia.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, lá vai mais uma: que tal começar a praticar trekking? Não sabe o que é? Clique e descubra!

http://blog.tremeterra.com.br/2016/06/22/5-dicas-para-aguentar-caminhadas-sem-perder-o-pique/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]