Você sabe o que é airsoft? Entenda como funciona esse jogo!

Chegado ao Brasil no ano de 2003, o Airsoft reúne um número de pessoas interessadas cada vez maior. Mas você sabe o que é Airsoft e como funciona esse esporte?

Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber para a prática do jogo. Acompanhe!

O que é Airsoft?

O Airsoft é um esporte de simulação de combates de guerra. Os membros das equipes se vestem com uniformes militares e atiram nos adversários em busca de objetivos. As armas são muito semelhantes às reais, o que muda é a munição. Além da diversão, o Airsoft desenvolve em seus participantes noções de estratégia, lógica, coordenação, sobrevivência e trabalho em equipe.

Qual a estrutura e regras do jogo?

A base do Airsoft é a divisão de equipes. Os jogadores são distribuídos em times com número indefinido de participantes, e cada time tem um objetivo previamente determinado: eliminação da equipe rival ou de um membro assinalado, captura de um objeto, entre outros.

Ao contrário do Paintball, a munição não pinta o oponente. Para que o jogo funcione, o atingido tem que ser honesto, admitir o tiro que levou e sair da partida, reforçando assim o conceito de “fair play”, o “jogo limpo”.

Onde praticar?

A legislação brasileira não é clara a respeito de qual seria o ambiente ideal para a prática do Airsoft. Por conta disso, existe um grande número de dúvidas, principalmente entre os iniciantes.

O local pode ser natural: matas fechadas, florestas, trilhas etc. Nesse caso, os jogadores devem estar preparados para todo tipo de situação imprevista. Ou instalações urbanas: fábricas, prédios, galpões abandonados, entre outros. Estes, ambientes com muitas possibilidades de esconderijo.

Para encontrar um grupo de airsoft na sua região, acesse nosso Mapa do Airsoft, clicando aqui.

Quais os equipamentos de segurança?

A prática segura do Airsoft depende dos equipamentos. Além da vestimenta para caracterizar o jogo, alguns itens são fundamentais.

  • Armas: pistolas, metralhadoras e rifles movidos a bateria ou ar comprimido. Alcance pode variar de 20 a 80 metros, em média.
  • Munição: esferas de plástico de seis milímetros de diâmetro, conhecidas como BB.
  • Óculos: proteção fundamental. A “bala” pode cegar, caso atinja os olhos. Existem alguns tipos de óculos apropriados para o Airsoft. Caso você escolha um modelo fora do padrão, dê um tiro nele antes da partida para testar.
  • Grade no rosto: proteção para a parte inferior do rosto. Evita que você quebre um dente, por exemplo.
  • Joelheiras e cotoveleiras: proteções opcionais para garantir mobilidade e evitar lesões. Durante uma partida, o jogador se encontra em diversas situações complicadas.

Quanto custa?

Para iniciar a prática, o equipamento completo (armas e proteções) gira em torno de dois mil reais. A partir daí, depende de quanto o operador se interessa em investir. Existem vários equipamentos e tipos de armas no mercado, que melhoram a experiência do esporte.

Crescimento no Brasil

O Airsoft é regulado e permitido no Brasil desde 2003. A prática do esporte ganha cada vez mais público. São muitos grupos em todas as regiões do país. O crescimento anual, segundo pesquisa de tendências do Google, é de 100%.

Se você é fã de esportes outdoor e muita aventura, o Airsoft é uma bela pedida.

Você já sabia o que é Airsoft? Já praticou? Compartilhe suas experiências nos comentários!

4.7 (93.33%) 12 votes
http://blog.tremeterra.com.br/2016/12/05/voce-sabe-o-que-e-airsoft-entenda-como-funciona-esse-jogo/
Deixe seu comentário