Como praticar esportes de tiro com segurança?

Rate this post

Esportes de tiro são uma ótima maneira de melhorar sua capacidade de autocontrole, movimentação corporal e concentração. Mas, para praticá-los é preciso seguir algumas regras de segurança que tornam o esporte mais seguro para alunos e professores.

Separamos algumas dicas para você entender melhor como funciona a segurança de um esporte com armas de fogo. Confira!

Utilize os equipamentos de segurança necessários

Nunca dispense os equipamentos necessários. Eles são extremamente importantes para manter sua segurança enquanto você pratica. Como aluno, você deve estar sempre com o óculos protetor (revólveres em geral soltam gases e resíduos de chumbo), colete para guardar munição e tampões de ouvidos para preservar a audição.

Em jogos como o airsoft, por exemplo, também é recomendado usar luvas acolchoadas para proteger as mãos e botas ou coturnos para proteger os tornozelos.

Saiba manusear a arma

É claro que ninguém nasce sabendo como manusear uma arma, mas isso pode ser facilmente aprendido. O importante ao mexer com uma arma é saber algumas noções básicas como, por exemplo:

  • Trate sua arma de fogo como se estivesse carregada, assim fica mais fácil evitar acidentes por algum descuido;
  • Verifique se a munição corresponde ao tamanho e ao calibre da arma e somente utilize munições recarregadas feitas por alguém especializado;
  • Não receba uma arma com o cano apontado em sua direção;
  • Descarregue a arma sempre apontando para uma direção segura quando for entregá-la a alguém;
  • Nunca deixe sua arma com pessoas que não sabem manuseá-la, como crianças e idosos. Preocupe-se sempre em guardá-la em um lugar seguro;
  • Caso você precise limpar sua arma de fogo, só faça isso quando ela estiver descarregada e se certifique disso antes de começar a limpeza.

Pratique sempre com auxílio de profissionais

Esportes de tiro devem, necessariamente, ser praticados em espaços apropriados, autorizados para isso e com acompanhamento de profissionais. Em hipótese alguma aceite convites para praticar esportes de tiro em espaços públicos como parques, estacionamentos ou mesmo em ruas. Isso pode colocar em risco você e os que estiverem passando pelo local.

Siga as regras do jogo

Você deve encarar o esporte de tiro como uma boa forma de lazer, que exige alguns procedimentos de segurança um pouco mais detalhados. Em algumas práticas, há variações das regras, por isso, é fundamental entendê-las e procurar segui-las à risca para não cometer erros que podem prejudicar sua segurança e de outros.

Conheça a legislação sobre esportes de tiro

Praticar esportes de tiro é uma atividade regulamentada no Brasil, mas você precisa ter alguns cuidados.

Em primeiro lugar, é necessário ter o Certificado de Registro do Atirador. Isso garante que você possa realizar a atividade dentro da legislação brasileira. O órgão regulador responsável por esse registro é a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro.

Se você é fã dos esportes de tiro, agora já sabe como pode praticá-los em total segurança. O essencial é se manter sempre atento para seguir as regras que a prática exige e nunca dispensar os equipamentos necessários, como os óculos e protetores de ouvido. Assim, você pode curtir seu lazer sem preocupações, seguro e tranquilo.

Gostou das nossas dicas para praticar esportes de tiro com segurança? Deixe o seu comentário!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/05/18/praticar-esportes-de-tiro-com-seguranca/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]