Airsoft: pare agora e conheça os 5 tipos de camuflagem mais comuns

4.8 (96%) 5 votes

Além da técnica com o armamento, existem outros elementos que ajudam a melhorar o rendimento em uma partida de Airsoft. Um deles é a habilidade de se mesclar ao ambiente para dificultar o trabalho do adversário. Conhecer os tipos de camuflagens pode ser um diferencial na hora de se preparar para a disputa.

Os tipos são diversos, que variam conforme a condição climática e à característica do ambiente. Por isso, é importante pesquisar o local para saber exatamente como se vestir. O fato de ser mais iluminado e ter ou não vegetação, por exemplo, influencia diretamente nas roupas mais indicadas.

Conheça no post de hoje as principais camuflagens existentes, alguns exercícios para se adaptar ao ambiente e como utilizá-los ao Airsoft. Confira!

A importância da camuflagem

O objetivo de se camuflar é se misturar com elementos da paisagem com o intuito de passar despercebido aos olhos inimigos. Mesmo que você não esteja indo, necessariamente, para uma guerra, conhecer os tipos de camuflagem existentes ajudará a criar uma vantagem nos campos de Airsoft.

Existem diversos tipos de fardas e exercícios de camuflagem utilizados por soldados de todo o mundo. Criadas para diferentes situações e ambientes, garantem mais segurança aos combatentes. Eles podem facilmente ser confundidos com elementos do ambiente, fornecendo vantagem em relação ao posicionamento e aos objetivos da batalha.

É importante também adequar os acessórios à roupa. Os óculos, por exemplo, são de uso obrigatório, já que a munição pode cegar uma pessoa. Além disso, joelheiras e cotoveleiras são recomendadas por conta das adversidades enfrentadas. Não se esqueça de utilizá-las da mesma cor da farda!

Os tipos de camuflagens mais conhecidos

1. Black

Normalmente utilizada por operações especiais em ambientes de alto risco, o tipo de camuflagem Black é ideal para combates noturnos. A farda e o equipamento são pretos, com algumas manchas verde-escuras, dependendo do local da situação. O objetivo é deixar o soldado praticamente invisível com a escuridão.

Além de ser útil para operações realizadas à noite, essa camuflagem conta também com o fator psicológico. Como é utilizada em operações que podem demandar confrontos, a vestimenta completamente negra gera medo ao inimigo e demonstra força e poder. Por esses motivos, é indicada para as partidas realizadas à noite.

Ficou popularizada no Brasil com o filme “Tropa de Elite”, dirigido por José Padilha e estrelado por Wagner Moura. Nas telonas, o BOPE — Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro — foi retratado com a sua tradicional farda preta. A maioria de suas operações eram noturnas e a corporação era respeitada pelas pessoas.

2. Woodland

Talvez o tipo de camuflagem mais conhecido pela cultura popular, a Woodland foi criada durante a Segunda Guerra Mundial. Ela foi desenvolvida devido às novas exigências dos confrontos, que contavam com uma área maior e novos armamentos. É recorrente nos filmes de guerra americanos que fizeram sucesso no último século.

Com manchas verdes e marrons, essa camuflagem foi amplamente utilizada por tropas de todo mundo até o século XX, quando passou a ser substituída. Apesar disso, no Airsoft, é uma das mais utilizadas pelos praticantes. É muito eficaz em florestas e ambientes urbanos, sendo adequada para partidas em terrenos com bastante vegetação ou que tenham elementos urbanos.

3. Desert

Como o nome sugere, essa camuflagem é indicada para ambientes desertos e áridos. A farda geralmente é mesclada em tons de verde e marrom claro e foi desenvolvida para se confundir com rochas e extensos campos arenosos.

Essa camuflagem é perfeita para partidas em terrenos áridos e semiáridos, principalmente em locais com pouca vegetação. Também pode ser utilizada em ambientes muito iluminados, por conta de sua cor mais clara e pouco chamativa.

4. Multicam

A camuflagem Multicam foi criada para substituir o padrão universal, em meados dos anos 2000. É composta por 7 tons de marrom e verde, indo do claro a uma tonalidade mais forte. Isso garante a camuflagem nos mais variados cenários, desde com os urbanos até os com mais vegetação.

Foi o padrão utilizado durante a ofensiva militar dos Estados Unidos no Afeganistão, no final da década de 2000. Sua configuração, além da paisagem, também permite que seja utilizada em condições climáticas diferentes — essa vestimenta tem proteção contra queimaduras. Ao contrário da Black, é ideal para partidas durante o dia, em qualquer tipo de cenário.

5. Tropical

O tipo de camuflagem tropical é indicado para cenários com grande vegetação, por ser composto por duas tonalidades de verde: claro e escuro. Foi desenvolvida pela Força Aérea Brasileira (FAB), devido à rica vegetação existente no país.

Em combates nessas florestas, fica praticamente impossível distinguir um soldado que esteja usando a vestimenta das folhas e plantas. Assim, é recomendada para ambientes que tenham muitas árvores e vegetação, independente da iluminação.

Os exercícios de camuflagem

A natureza proporciona alguns elementos essenciais para que o soldado se camufle. Durante uma partida de Airsoft, o combatente poderá utilizar de componentes do próprio ambiente para melhorar a sua camuflagem. Confira!

1. Camuflagem Urdu Khak

Também conhecida como camuflagem cáqui, consiste em passar barro dourado no corpo para confundir os atiradores inimigos. Essa tática foi adotada pelos britânicos na Índia, durante o século XIX, para diminuir a visibilidade nos campos abertos. No início do século seguinte, foi adotada por diversas nações como camuflagem padrão.

2. Camuflagem Dazzle

Criado por artistas cubistas, esse tipo de exercício consiste em confundir os inimigos com elementos ambientes e/ou elementos das próprias fardas. Sua criação é de um artista inglês, que serviu ao país durante a Primeira Guerra Mundial. O objetivo era neutralizar os navios para confundir o inimigo.

Não era possível “esconder” completamente a embarcação. Porém, aos mesclar as suas formas com a água, os inimigos tinham dificuldade de identificar com precisão o seu deslocamento. No Airsoft, essa camuflagem é mais complicada de ser realizada, mas pode ser uma ideia para quem precisa se proteger.

Como vimos, escolher a roupa correta para cada tipo de ambiente pode ser um diferencial na hora de vencer os confrontos. Por isso, é importante conhecer o local para saber os melhores tipos de camuflagens e ainda pensar em possibilidades diferentes durante os jogos.

Agora, está quase na hora de preparar a sua farda, a sua arma e ir pra batalha. Antes, você pode conhecer algumas estratégias para utilizar em suas partidas de Airsoft. Basta clicar neste link!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/05/20/airsoft-pare-agora-e-conheca-os-5-tipos-de-camuflagem-mais-comuns/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]