Praticar escalada: veja as principais dicas para começar!

2 (40%) 3 votes

Praticar escalada pode ser uma das melhores maneiras de aproveitar o ar livre e sair da monotonia das atividades tradicionais. Nesse esporte a adrenalina é certa, assim como uma bela vista e grandes experiências! Mas é preciso saber como começar.

Existem equipamentos e conhecimentos que são fundamentais para encarar os paredões e aproveitar todos os benefícios da escalada, mas sem os grandes riscos associados a essa prática esportiva. Então, quer saber quais são eles? É o que veremos aqui!

Continue lendo e confira as principais dicas que você precisa saber para começar a praticar escalada.

Os equipamentos necessários

Antes de tudo, precisamos dizer que é extremamente perigoso praticar escalada esportiva sem os equipamentos básicos de segurança. O capacete, por exemplo, é uma peça fundamental, pois protege a sua cabeça de choques, pedras e outros materiais que podem colocar a sua saúde em risco durante a atividade.

Além dele, é preciso estar munido de um arnês — aquele cinto bem característico, que conecta a pessoa a uma corda —, do mosquetão e do ATC — outro equipamento de segurança que facilita a locomoção com a corda. Também vale citar as fitas e cordeletes, que podem ser utilizados para assegurar ainda mais o equipamento e os pontos que são alcançados ao longo da trajetória.

Para quem deseja chegar ao cume com mais conforto, facilidade — e, principalmente, segurança — ainda é indicado usar calçados adequados (como os pés de gato) e um saco com magnésio (uma espécie de talco para as mãos, que aumenta a aderência e impede o suor).

Além de todo esse equipamento, existem outras opções mais comuns que podem ajudar a compor seu “set up” ou “load out”. Incluir óculos escuros, por exemplo, pode ser vital para proteger seus olhos durante a escalada. Você pode encontrar todos esses itens na internet, em lojas especializadas em esportes ao ar livre.

Cursos que facilitam a sua entrada no esporte

Os benefícios de realizar atividades físicas na natureza são imensos, mas, como vimos, a segurança é um ponto essencial da escalada. Para encurtar o seu caminho de entrada nesse esporte, ou mesmo para garantir mais segurança, é sempre recomendado iniciar um curso especializado. Nele você aprenderá inúmeras técnicas que serão muito importantes para superar os desafios ao longo do percurso.

Além disso, conhecimentos que envolvem o equipamento básico e a sua checagem também serão vistos com maior profundidade em um curso, fazendo com que você domine esse equipamento e tenha total conforto para conseguir lidar com as adversidades que praticar escalada pode proporcionar.

Aprender mais sobre rapel, pegadas, projeções e inúmeros outros detalhes, com certeza, farão a diferença na sua prática esportiva, que exige muito condicionamento físico e conhecimento técnico.

Para quem tiver dúvidas, saiba que as aulas normalmente são ministradas em paredões didáticos — como aqueles que vemos em parques de diversão — ou em pedras de menor altura na natureza. Em muitas situações, inclusive, os treinamentos são praticados em pedras que apresentam poucos metros de altura, para que os alunos consiga fortalecer sua musculatura e, principalmente, internalizar todos os conhecimentos.

Por fim, a escalada é um maravilhoso esporte ao ar livre que também pode ser praticado em conjunto com o camping, ou outras atividades semelhantes. Portanto, ter repelentes, barracas e inúmeros outros itens pode ser interessante para aquele mochileiro que gosta de mais aventureiras!

E agora, seguindo todas essas dicas, temos certeza que a sua prática será segura e repleta de grandes experiências. Basta praticar e sempre procurar fazer os percursos acompanhado de bons guias — pelo menos, no início, ok?

Então, gostou do nosso conteúdo sobre como praticar escalada? Que tal uma leitura complementar? Confira quais as regras do montanhismo!

https://blog.tremeterra.com.br/2019/10/19/praticar-escalada-veja-as-principais-dicas-para-comecar/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]