Alerta: veja como proteger os olhos durante atividade física

como proteger os olhos durante atividade fisica
Rate this post

O verão é, sem dúvida, a melhor época para praticar atividades físicas ao ar livre, afinal, o céu limpo e o sol brilhando despertam uma vontade quase incontrolável de viajar, acampar, pedalar, surfar, etc. O problema é que dificilmente nos lembramos de proteger os olhos.

Por isso, desenvolvemos este conteúdo que vem expor os riscos e orientá-lo sobre quais as melhores alternativas para garantir toda a diversão, mas com segurança, no verão — e, claro, demais épocas do ano.

Confira, a seguir, algumas dicas simples para proteger os olhos e evitar que algo saia errado:

Consulte um oftalmologista

Com ou sem problemas de visão, é importante que todos se consultem com um oftalmologista ao menos uma vez ao ano, afinal nunca se sabe quando uma deficiência visual pode aparecer, não é mesmo?

Se você costuma praticar atividades físicas, tem mais um motivo para marcar uma consulta quanto antes. A incidência de radiação solar e impactos — leves ou fortes — que sofremos durante a prática podem machucar o globo ocular.

Por meio de exames e orientação de um profissional, será possível prevenir e tratar qualquer doença ou ferimento que pode afetar a saúde da sua visão.

Evite coçar os olhos com a mão suja

Durante a realização de atividades esportivas é comum sujar os olhos ou até que o suor acabe escorrendo sobre eles. Lembre-se de nunca coçá-los com as mãos sujas ou suadas, afinal, estamos falando de um dos órgãos mais sensíveis do corpo humano, que se machuca e irrita com grande facilidade.

Como estará praticando atividades físicas, com certeza deve ter uma garrafa de água sempre por perto. Use-a para realizar a higienização do rosto, olhos e mãos, caso não haja nenhuma torneira ou bebedouro próximo.

Não utilize óculos de grau comuns

Muitas pessoas possuem problemas na visão e o uso de óculos de grau é quase inevitável. O problema é que lentes e armações comuns podem, no caso de acidentes, se quebrar e ferir.

O ideal é utilizar armações próprias para a prática esportiva ou então — se possível — lentes de contato. Dessa maneira, o risco de ferimentos será bem menor.

Proteja os olhos contra a radiação UV

A radiação UV é uma das grandes inimigas da pele e dos olhos, pois, mesmo em dias nublados, tem efeito nocivo em nosso corpo. Por esse motivo, utilize acessórios que possam protegê-lo da melhor maneira possível.

Dependendo do tipo de atividade física que você pratica, considere usar um boné ou chapéu para fazer sombra na região dos olhos e impedir que parte dos raios solares tenham contato direto com seu rosto.

Adotar o uso de óculos de sol com proteção UV também é uma dica indispensável. Eles são a melhor maneira de proteger sua visão e tornar as experiências ao ar livre ainda mais agradáveis.

Certifique-se que o modelo escolhido de óculos de sol é realmente resistente e protegerá seus olhos contra a radiação solar e impactos. Modelos baratos e de camelô não possuem lentes com o tratamento necessário, podendo dilatar suas pupilas e aumentar o risco de queimaduras na retina.

Proteger sua visão contra a radiação UV e também contra possíveis impactos não é uma tarefa difícil, muito menos cara. Siga essas dicas e evite que sua diversão seja interrompida por um acidente desnecessário, mas lembre-se de procurar um médico se algo der errado, ok?

Agora que sabe da importância de proteger os olhos, que tal dar o primeiro passo? Já conhece a linha de óculos de sol Marcos do Val? Eles são a escolha ideal para quem quer conforto e segurança!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/10/26/alerta-veja-como-proteger-os-olhos-durante-atividade-fisica/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]