10 dicas para acampar com calor sem sofrimento

4.3 (86.67%) 3 votes

Se você é daquelas pessoas que não dispensam uma aventura, um tempo com a natureza e adoram acampar, talvez já tenha sofrido dentro de uma barraca em dias quentes.

Apesar de toda energia boa que o verão traz, o calor pode incomodar um pouco na hora de dormir em barracas, caminhar por trilhas e curtir a natureza. Por isso, separamos 10 dicas para que você possa acampar com calor, mas sem sofrer!

1. Opte por uma barraca de duas portas

Você sabia que existem barracas de acampamento com duas portas? Essas barracas permitem uma maior circulação de ar e, por isso, são indicadas para as temporadas de alta temperatura.

2. Conte com ventiladores para barracas

Os ventiladores são ótimas opções para quem acampa no verão. No mercado, existem modelos pequenos e portáteis que podem ficar dentro da sua barraca.

Posicione-o próximo a porta para que ele consiga utilizar o ar fresco que está no ambiente externo. E, se sua barraca for de duas portas, fica bem melhor, já que o ambiente será ainda mais propício para a circulação de ar.

3. Monte o seu próprio climatizador

Para não passar calor, vale tudo! Até mesmo usar a criatividade e montar o seu próprio climatizador. E a melhor parte é que você só vai precisar de uma caixa de isopor, uma fonte de energia e um cooler de computador.

Para montar, encaixe o cooler na caixa e preencha-a com gelo e água fria. Depois, é só ligar o cooler na fonte de energia e aproveitar o ventinho e a umidade.

4. Escolha bem a localização da sua barraca

Quando for escolher a localização da sua barraca, posicione-a próximo de fontes de água, se possível, já que a umidade do ar é um pouco melhor nestes locais. Outra dica é procurar por pontos mais altos, pois a altitude favorece a circulação de ar.

Procure não deixar a barraca totalmente exposta ao sol durante o dia. Assim, evita que ela esteja muito quente à noite, quando você for dormir.

5. Saiba onde nasce o sol

Localize o local onde o sol nasce para que você possa acampar nos pontos em que ele demora um pouco mais para bater. Dessa forma, você terá mais tempo sem incidência solar pela manhã.

6. Hidrate-se sempre que puder

Quem acampa em épocas de calor precisa cuidar do corpo. Beba bastante água para que você possa repor o líquido perdido em forma de suor e manter o organismo funcionando de forma eficiente.

Lembre-se de que a desidratação pode acabar com a sua aventura.

7. Dê atenção à alimentação

Escolha alimentos leves e de fácil digestão para que você se sinta bem. No calor, alimentos muito gordurosos e pesados podem causar sensação de mal-estar.

Frutas, sucos naturais e saladas de folhas verdes são muito bem-vindos já que, além de serem nutritivos e leves, possuem água e ajudam na questão da hidratação.

8. Use roupas leves

É comum acampar-se em áreas de praias, cachoeiras, lagos e rios no verão e, por isso, as roupas de banho acabam fazendo parte do vestuário. Mas também é preciso ter atenção com o que você vai vestir nos outros momentos.

Utilize roupas com tecidos leves, soltos e cores mais claras para que o calor e o sol intenso não se tornem ainda mais incômodos.

9. Tome um banho gelado

Tem coisa melhor do que um banho gelado em um dia quente? No acampamento, não é diferente. Aliás, pode ser até melhor, já que esse banho, em alguns casos, será no mar, no rio ou em uma cachoeira.

Aproveite a natureza para se refrescar e, caso você esteja em locais de camping mais estruturados, aproveite para tomar uma ducha fria antes de dormir.

10. Mantenha o bom humor

Nossa última dica pode parecer simples, mas divertir-se faz toda a diferença. Dias muito quentes são mesmo mais complicados, mas acampar com calor também pode ser muito gostoso. O importante é manter o bom humor e aproveitar ao máximo a sua aventura.

E se você gostou do nosso post de hoje, também vai gostar das nossas dicas para acampar em um dos lugares mais lindos do Brasil, o Jalapão. Clique aqui e confira!

http://blog.tremeterra.com.br/2017/12/15/10-dicas-para-acampar-com-calor-sem-sofrimento/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]