5 dicas para comprar os equipamentos de aventura ideais!

Rate this post

Os equipamentos de aventura são todos aqueles que garantem sua segurança e até mesmo permitem a prática de uma atividade ao ar livre. Sem eles, sua vida fica muito mais difícil e o conforto se torna inexistente, especialmente nas trilhas, montanhismo e em outras atividades semelhantes.

Portanto, é essencial não só entender a importância desses materiais como saber exatamente quais comprar, uma vez que nem todas as funcionalidades são adequadas para todo tipo de terreno ou situação.

Por essa razão, nós preparamos este post para ajudar você a encontrar todos os equipamentos essenciais para sua realidade e objetivos. Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

1. Escolha um calçado adequado para trekking

O conforto da sua aventura começa pelos pés. Sem um calçado indicado você fica a mercê de torções, quedas por conta da falta de aderência e até frieiras ou outras enfermidades, caso o sapato não seja impermeável.

Tênis e outros equipamentos mais leves são pouco recomendados para quem deseja fazer uma aventura ao ar livre, como trekking ou hiking. Uma bota para trilha deve ter proteção para tornozelos, impermeabilidade, ter um solado rígido e irregular para fornecer aderência nos terrenos mais acidentados.

2. Opte por roupas destinadas ao esporte ao ar livre

Após o calçado, o próximo passo é comprar uma vestimenta adequada. Ela deve ser leve, impermeável, garantir proteção UV, movimentação ampla e ter bolsos e compartimentos para o transporte de pequenos objetos importantes.

As vestimentas destinadas para musculação ou outras atividades esportivas — como a corrida, por exemplo — não são o suficiente para garantir sua segurança e, em muitos casos, são desaconselháveis para quem passará mais tempo ao ar livre.

Portanto, muita atenção e não deixe de optar por modelos funcionais e apropriados para este tipo de prática.

3. Compre uma mochila destinada aos esportes de aventura

Aqui a regra é semelhante às dos outros dois pontos acima: seu objetivo deve estar na compra de equipamentos destinados aos esportes de aventura e não para as atividades esportivas comuns do cotidiano.

Saiba que a mochila faz parte da lista de itens mais básicos e mais importantes para quem vai fazer trekking, trilha, camping ou qualquer outra atividade semelhante. No momento da escolha, os modelos adequados costumam vir em dois grandes modelos diferentes: o de ataque e a cargueira.

Conhecer melhor esses dois tipos de mochila é essencial para fazer o investimento correto e aproveitar ao máximo sua aventura.

4. Procure por barracas que suportem sua atividade

As barracas também variam de acordo com a atividade e propósito do aventureiro. Elas apresentam variações de capacidade — o número de pessoas que comporta, peso, conforto, espaço interno e até confiabilidade.

Em suma, os modelos de caminhada são mais leves e para passeios de menor duração. Também são menos resistentes, apresentam menor espaço interno e priorizam principalmente a portabilidade.

Em contrapartida, os modelos do tipo backpacking são mais pesados, espaçosos, com tamanho e funcionalidades para aguentar climas mais intensos. Entretanto, mais uma vez, a escolha fica por conta do praticante, que deve se atentar a essas particularidades antes de decidir comprar seu equipamento.

5. Escolha um saco de dormir apropriado

Por fim, falaremos sobre o saco de dormir, que é fundamental para seu conforto e segurança, pois a temperatura do solo pode interferir bastante no seu estado físico. Basicamente, existem três modelos, que apresentam as seguintes formas: retangular, semi-retangular e o formato conhecido como sarcófago.

O ideal é que você experimente cada um deles e escolha o modelo de acordo com suas necessidades individuais. Outro aspecto importante de ser mencionado é o capuz, que pode ou não estar presente. Quanto ao tamanho, deve ser suficiente para permanecer justo ao corpo, mas sem pressão excessiva.

No caso de dúvidas sobre onde comprar equipamentos de aventura, saiba que as lojas online são uma excelente alternativa para conseguir o melhor preço e a maior variedade de modelos.

Gostou do post e quer encontrar os melhores itens para suas aventuras? Conheça nossa loja virtual!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/09/22/5-dicas-para-compras-os-equipamentos-de-aventura-ideais/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]