Esportes para crianças: entenda a importância e quais são adequados

4.8 (96.15%) 26 votes

Os esportes para crianças são uma importante ferramenta para o desenvolvimento integral do seu filho. Além de auxiliarem nas questões que envolvem o refinamento da coordenação motora e consciência corporal, os aspectos sociais e até mesmo o aprendizado de valores também estão agregados a essas atividades.

Como todos nós sabemos, atualmente há uma constante preocupação com os mais jovens, especialmente com o seu nível de atividade física por conta das novas tecnologias e condições sociais recentes, que causaram redução na prática de exercícios físicos.

Para contornar isso e fazer você entender um pouco mais sobre a importância dos esportes para os mais jovens, nós criamos este post. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Quais são os tipos de esportes existentes?

Basicamente há duas grandes modalidades de esportes: os coletivos e os individuais. Ambos são importantes, e não necessariamente um é melhor do que o outro.

Antes de colocar seu filho em alguma atividade, sempre verifique o interesse da criança e principalmente a receptividade para novos ambientes e convívio com pessoas diferentes. Muitas vezes, o ingresso em uma atividade que não causa prazer pode gerar um efeito reverso e desagradável.

Nesses casos, os mais novos costumam se retrair um pouco perante as outras pessoas e, em algumas vezes, se recusam a praticar o esporte ou exercício que está sendo proposto — o importante é não forçar e ouvir as queixas do seu filho.

Crianças introvertidas normalmente têm mais afinidade com atividades individuais, enquanto aquelas mais extrovertidas certamente se sentem mais à vontade com esportes coletivos.

Como citamos, não existe necessariamente uma atividade melhor do que a outra. Se formos realmente analisar, o esporte infantil perfeito é aquele praticado regularmente.

Como escolher o ideal?

Para escolher a atividade ideal, é preciso muita observação e principalmente conversa com o pequenino. Normalmente uma criança não esconde seus interesses e demonstra sua vontade de acordo com o seu nível de diversão.

No caso de dúvidas, busque sempre uma conversa amigável e, se possível, coloque a criança em uma aula experimental de alguma atividade.

Outra saída é observar o interesse do seu filho em relação às atividades que você costuma desempenhar. Ele gosta de lhe ver pedalando? Se sim, essa é uma boa indicação para iniciá-lo no ciclismo infantil.

Lembrando-se sempre de seguir todas as recomendações de segurança, como bicicleta adequada, capacete, cotoveleiras, joelheiras e as rodinhas para evitar quedas. Roupas com proteção UV também são uma boa pedida para proteger seu filho do sol e inibir queimaduras.

Algumas menções interessantes de esportes para crianças são:

  • basquete;
  • vôlei;
  • futebol;
  • natação;
  • ginástica artística;
  • handebol;
  • entre outros.

Caso seu filho tenha interesse, uma arte marcial também pode ser viável, principalmente para ensinar sobre disciplina e outros valores fundamentais ao longo da vida.

Tudo depende do interesse e principalmente do lazer encontrado nessas atividades. Forçar uma criança a praticar um esporte nunca é positivo e quase sempre gera resultados desastrosos.

Gostou do nosso post sobre esportes para crianças? Não deixe de assinar nossa Newsletter para ter acesso a mais conteúdos como este!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/08/31/esportes-para-criancas-entenda-a-importancia-e-quais-sao-adequados/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]