Óculos para esporte: saiba qual você deve escolher

oculos para esporte saiba qual voce deve escolher
5 (100%) 1 vote

Praticar esportes e exercícios físicos é essencial para conduzir uma vida repleta de saúde e bem-estar. Mas não basta apenas fazer atividades, é importante manter alguns cuidados para se preservar. Por isso, existem equipamentos de proteção que ajudam atletas a cuidar do corpo e evitar acidentes. Esse é caso dos óculos para esporte.

Se você não sabe como escolher o modelo ideal, não se preocupe, pois abaixo vamos mostrar algumas características para ajudar na hora de comprar o seu material, garantindo segurança para os seus olhos. Se prepare e vem com a gente!

Características importantes dos óculos para esporte

Assim como qualquer outro equipamento de proteção, os óculos também devem ser bem avaliados para que funcione adequadamente. Para você adquirir o modelo certo é importante analisar alguns pontos.

Armação

Muitos modelos podem ter um aspecto mais esportivo, porém isso não garante que eles sejam as escolhas certas. A armação deve ser fabricada com material leve e resistente, como é o caso do policarbonato.

Além disso, as hastes devem ser revestidas para ajudar na aderência ao rosto, e o apoio nasal garantir a sustentação no nariz. Em muitos casos, essa parte é ignorada, fazendo com que o produto não fique no lugar.

Lentes

O mais recomendado é utilizar óculos que tenham lentes em policarbonato, pois são mais resistentes, sendo 200 vezes mais forte que o vidro e mais leve. A grande vantagem é que ela suporta temperaturas mais elevadas que podem chegar até 120 graus.

Mas para garantir proteção aos olhos e durabilidade do material, é preciso tratar as lentes. Dessa forma, elas devem conter proteção UV, especialmente quando usadas para praticar atividades ao ar livre, pois fornecem mais conforto e defesa contra raios solares. Ainda é fundamental ter tratamento antirreflexo para reduzir qualquer tipo de reflexo que possa surgir.

Cores da lente

As cores influenciam na capacidade de enxergar contrastes, por isso é necessário escolher uma que se adeque ao esporte que você pratica:

  • lentes azuis são ideais para focar com mais precisão, sendo uma boa opção para corrida, ciclismo, tênis e esportes de inverno;
  • lentes cinzas diminuem o brilho do ambiente, preservando a cor natural, se tornando material primordial para as práticas ao ar livre, como a corrida;
  • lentes marrons ou avermelhadas são muito usadas para quem precisa de bloqueio de luz que deixam objetos mais claros, recomendadas para quem faz montanhismo e atividades aquáticas;
  • lentes amarelas e laranjadas bloqueiam tons azuis e dão mais contrastes, sendo muito utilizadas em dias nublados, com pouca iluminação;
  • lentes verdes maximizam o contraste, mantendo o equilíbrio de cores, sendo importantes para o baseball, squash e golfe.

Peso

Um óculos muito pesado pode se locomover mais facilmente, correndo riscos de queda, além de pressionar o rosto, causando dor na face. Por isso, sempre que for escolher, dê preferência para um modelo que seja leve e confortável, assim você usufruirá do equipamento por mais tempo.

Óculos para airsoft e paintball

Tanto o paintball quanto o airsoft são esportes que exigem um nível de proteção ocular, pois simulam armas que contêm produtos que podem ser nocivos aos olhos. É por isso que, o modelo Spartan é o mais recomendado para essas modalidades.

Isso porque ele é leve, porém muito resistente e flexível, contendo lentes em policarbonato, com proteção UV 400, garantindo assim, mais segurança ao praticante.

Os óculos para esporte não podem faltar na organização da mochila. Sempre que você for treinar, lembre-se de que eles protegem sua visão e evitam acidentes que podem prejudicar a saúde dos seus olhos.

Gostou das nossas dicas? Que tal conhecer mais sobre os óculos Spartan? Acesse o site da Treme Terra e confira!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/05/17/oculos-para-esporte-saiba-qual-voce-deve-escolher/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]