Esporte slackline: saiba o que é e as suas principais vantagens!

esporte slackline saiba o que e e as suas principais vantagens
4.3 (85.88%) 17 votes

O esporte slackline tem crescido bastante entre o público mais jovem nos últimos anos. A modalidade, que consiste no equilíbrio em uma fita há alguns centímetros do chão, propõe muitos momentos de lazer, descontração e, de acordo com especialistas, inúmeros benefícios para saúde.

Criado nos Estados Unidos, na década de 80, por alpinistas, o esporte se espalhou para o mundo como um treinamento eficaz para o equilíbrio. Hoje, acrobacias e inúmeras atividades são praticadas acima do nível do solo graças à evolução da modalidade.

Neste post, falaremos sobre as principais vantagens do slackline! Pronto para saber mais? Continue sua leitura até o final!

Quais são as principais vantagens da prática do slackline?

O slackline é um esporte que pode trazer diversos benefícios para o praticante, tanto físicos quanto mentais. Confira os principais abaixo.

Melhora o equilíbrio e a postura

As primeiras vantagens já eram esperadas, afinal, a criação desse esporte tinha como principal objetivo aumentar o equilíbrio dos alpinistas em situações de risco e de terreno irregular.

A prática da atividade utiliza a musculatura do core a todo momento para manter o atleta equilibrado em um “ambiente” completamente instável.

Isso favorece o fortalecimento de toda musculatura abdominal e dos músculos que sustentam a coluna vertebral, fazendo com que a postura do praticante melhore significativamente com sessões regulares de treinamento.

Fortalece as pernas

Além do core, no slackline as pernas estão trabalhando intensamente para manter seu corpo estável. Todo esse esforço se traduz em um ótimo treinamento para a musculatura dos membros inferiores, especialmente para os quadríceps — os músculos da coxa.

Além disso, as articulações (joelho e tornozelo) são fortalecidas e o corpo se torna cada vez mais hábil em reposicioná-las em situações de alta instabilidade. Isso significa que entorses e outras lesões se tornam bem menos frequentes entre os praticantes do Slackline, o que é excelente para a saúde e o bem-estar.

Atletas de outros esportes — como o futebol — também se beneficiam bastante dessa vantagem.

Diminui o estresse

O Slackline é capaz de diminuir o estresse em poucos minutos. Basta tentar se equilibrar e perceber que rapidamente todos os problemas “vão embora”. É impossível focar em outra coisa a não ser no desafio que esse esporte proporciona.

A alta concentração para permanecer em equilíbrio também é outro fator que faz com que o estresse suma quase que completamente. Esse estado mental traz tranquilidade e muitos benefícios emocionais.

Promove a interação social

Dificilmente você verá alguém praticando slackline sozinho. Na maioria das vezes, existem pelo menos duas pessoas praticando o esporte. Isso faz com que a atividade promova a interação social entre pessoas de todas as idades.

E como todos sabem, a socialização é um dos fatores essenciais para manutenção da saúde mental.

Onde praticar?

O slackline pode ser praticado em qualquer lugar. Basta ter dois pontos fixos para a “instalação” da fita. Árvores, colunas, postes e quaisquer outras estruturas rígidas e firmes são excelentes opções.

Isso faz com que a atividade seja prioritariamente realizada ao ar livre. Praticantes do arvorismo podem ter mais facilidade para iniciar no esporte e são excelentes “candidatos” a experimentarem seus principais benefícios.

Os mais jovens — com a supervisão de adultos — podem também aproveitar o slackline em um acampamento de férias ou em outra atividade semelhante. Conceitos sobre a consciência ambiental em acampamentos e outras importantes questões que envolvem a sustentabilidade podem ser trabalhadas em conjunto para ajudar a educar os mais novos sobre a importância do meio ambiente para nossa vida.

Como você pôde ver, o slackline é uma nova tendência que veio para ficar. Centenas de novas pessoas ingressam todos os anos no esporte que, ao que tudo indica, só tende a crescer.

O que achou do conteúdo sobre o esporte slackline? Comente logo abaixo sua opinião!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/03/14/esporte-slackline-saiba-o-que-e-e-as-suas-principais-vantagens/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]