Conheça as principais roupas para ciclismo

conheca as principais roupas para ciclismo
5 (100%) 1 vote

As primeiras bicicletas surgiram no século XIX e rapidamente se espalharam pelo mundo todo! As “magrelas” se tornaram parceiras de grandes aventuras pela natureza e competições e, ao mesmo tempo, revolucionaram as possibilidades de transporte.

Esse meio de locomoção simples e barato também participou da emancipação feminina. Naquela época, infelizmente, as roupas para ciclismo ainda não existiam — mas sua necessidade logo foi percebida, e sua evolução continua até hoje.

O número de ciclistas urbanos cresceu muito nos últimos anos. Os profissionais da bike consideram a vestimenta como segundo equipamento mais importante (o primeiro, claro, é a própria bicicleta!), mas alguns amadores por vezes se descuidam desse item por falta de conhecimento.

Luvas, capacete, meias e sapatos específicos são ótimos investimentos, mas hoje vamos falar sobre as duas peças mais essenciais: a camiseta e a bermuda de ciclismo. Acompanhe e conheça suas principais características!

Segurança

Em um acidente de bicicleta o capacete pode ser um grande aliado, mas a principal ferramenta de proteção do ciclista, especialmente quando compartilha a pista com outros veículos, é ser visto. Essa questão é ainda mais relevante quando falamos de ciclismo infantil. Por esse motivo, as roupas são desenvolvidas com cores fortes ou faixas reflexivas para chamar a atenção dos motoristas durante o dia e à noite.

Proteção UV

Quando estamos na bicicleta podemos passar várias horas sob o sol. Por isso, as roupas específicas para esse esporte são desenvolvidas com tecnologia que bloqueia a radiação UV. No rosto e demais áreas que ficam diretamente expostas é importante aplicar protetor solar.

Conforto

Anatomia

Apesar de serem extremamente justas, as peças não são desconfortáveis: elas se adaptam ao corpo, evitando dobras de tecido e, ao mesmo tempo, dando flexibilidade.

Na hora de comprar, além de escolher o tamanho apropriado, você deve considerar as diferenças anatômicas entre homens e mulheres. Tanto as camisetas quanto as bermudas para ciclismo têm modelos masculinos e femininos com adaptações distintas — use a tecnologia a seu favor.

Transpiração

Os tecidos usados na confecção das peças são escolhidos a dedo, o que permite transpiração otimizada. Materiais como o algodão são completamente contraindicados pela sua hidrofilia, que faz com que fiquem encharcados em pouco tempo de pedalada. As roupas para ciclismo também têm efeito bactericida, eliminando odores indesejáveis que tendem a surgir quando há muito suor.

Desempenho

Movimentação

A forma como nos movimentamos ao pedalar é muito diferente de quando estamos andando. Roupas apropriadas vão diminuir a resistência do tecido nos pontos mais importantes para o ciclismo, deixando a cadência muito mais leve.

Aerodinâmica

No ciclismo as roupas são apertadas no corpo por um bom motivo: elas reduzem a resistência ao ar, aumentando a velocidade e diminuindo o esforço de locomoção.

Os bolsos são colocados na parte de trás pelo mesmo motivo e para que não atrapalhem os movimentos de flexão da perna. Geralmente os trajes feitos para pedalar também contam com material elástico nas pontas — evitando que a roupa suba ou que entre ar pelas extremidades.

Entendeu porque as roupas para ciclismo são tão importantes? Seja você um entusiasta da bike como meio de transporte ou um esportista procurando melhorar seu desempenho, saiba que a vestimenta apropriada pode fazer toda a diferença!

Quer conhecer alguns modelos de primeira linha? Confira as opções que separamos para você!

http://blog.tremeterra.com.br/2018/11/22/conheca-as-principais-roupas-para-ciclismo/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]