Ciclismo infantil: o que eu preciso saber?

5 (100%) 1 vote

Vamos falar um pouco sobre o ciclismo infantil? A realização de atividades físicas na infância permite o desenvolvimento saudável, ajuda a prevenir doenças e faz com que as crianças desenvolvam a parte motora, o que se torna imprescindível para a vida adulta.

O ciclismo é uma ótima opção para apresentar o esporte às crianças, mas comprar uma bicicleta é apenas o primeiro passo. É necessário tomar algumas medidas para que a prática seja prazerosa e segura.

Quer saber como? Confira as principais informações sobre o ciclismo infantil nos tópicos abaixo!

Quais os benefícios do ciclismo infantil?

Andar de bike traz inúmeras vantagens para o desenvolvimento da criança, veja alguns:

  • ganho de força;
  • capacidade de decisão;
  • melhoria da postura e equilíbrio;
  • estimula a interação social;
  • manutenção do peso ideal.

Além disso, a prática desse esporte desde a infância possibilita a criação de uma consciência ambiental de que é possível utilizar o equipamento como meio de transporte.

Quais equipamentos são necessários para a prática do esporte?

Antes de iniciar as atividades é preciso se atentar a todos os equipamentos necessários para garantir a segurança da criança. O primeiro da lista é o capacete, que deve levar em consideração questões de ventilação, conforto e regulagem do material.

Além disso, recomenda-se o uso de luvas, pois as crianças tendem a cair e levar as mãos ao chão. Lembre-se, também, de providenciar joelheiras e cotoveleiras — que protegem contra os machucados — e , para que não haja problemas com o pedal, é preciso utilizar um tênis adequado.

Como aprender a pedalar?

Para alguns pais, isto pode ser um terror, mas pode ser mais simples do que parece. Um dos métodos mais eficazes para ensinar os pequenos a pedalar é colocá-lo na bicicleta, fazendo-a segurar no guidão e caminhar lado a lado para que se familiarize com os freios.

É imprescindível que a criança segure o guidão para ir se adaptando ao equipamento e conhecer os comandos que devem ser feitos ao andar de bicicleta.

O uso de bicicletas sem rodinhas

Muitos pais acabam cometendo o erro de comprar bicicletas com rodinhas traseiras para seus filhos, transformando-a em um quadriciclo. Mas, essa estratégia elimina um dos exercícios propostos pelo esporte, que é o equilíbrio.

Com as rodinhas, as crianças não conseguem realizar movimentos naturais e as curvas são mais difíceis. Por isso, uma boa opção de bicicleta para quem está começando a aprender é a de equilíbrio, popularmente conhecida de balance bike, que não possui pedal.

Esse modelo surgiu ainda no século XIX e faz com que o aprendizado se torna mais rápido, já que a criança se concentra em manter o equilíbrio.

A escolha do tamanho correto

É frequente que os pais comprem bicicletas com o aro maior para crianças com a intenção de evitar a troca ao decorrer do crescimento das crianças. Mas, para que o aprendizado seja mais rápido e seguro, é importante andar na bike adequada ao seu tamanho. Para isso, existem os aros 12, 14, 16 e 20. Faça uma escolha certa!

Viu só como o ciclismo infantil além de ser uma excelente atividade física, ajuda no desenvolvimento dos pequenos? Com as dicas e informações apresentadas no post de hoje é possível ensinar uma criança a andar de bicicleta e ainda conquistar uma vida adulta mais saudável e consciente!

Gostou do post de hoje? Quer conhecer nossas opções de bicicletas? Então, entre em contato conosco.

http://blog.tremeterra.com.br/2018/06/04/ciclismo-infantil-o-que-eu-preciso-saber/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]