Guia definitivo para montar uma barraca de camping

4.1 (81.9%) 105 votes

Se você está planejando ir para o seu primeiro acampamento, uma das coisas mais importantes que deve aprender antes de colocar o pé na estrada é como montar barraca de camping. A tarefa pode parecer fácil, mas exige certa experiência e algumas técnicas especiais que vão fazer a diferença no seu acampamento.

Mais do que montar a barraca em si, o ato de acampar exige a escolha do local certo e outras técnicas que você poderá conferir no guia completo que apresentamos a seguir. Continue sua leitura e fique expert em camping!

Escolha o local certo

Essa é a primeira dica para um bom acampamento. Procure um lugar plano e que não seja um curso natural de água da chuva ou de água proveniente de outros locais inclinados. Nunca escolha um local de desnível ou de depressão, tampouco um lugar próximo a ribanceiras. Se você escolher a praia para acampar, cuidado com a maré alta: consulte uma tábua de marés para saber se você pode montar sua barraca ali.

É muito importante avaliar a resistência da barraca à água antes de comprá-la, já que, se você for acampar de bicicleta ou tiver que carregá-la na mochila nas costas por longos períodos, levar uma lona pode ocupar muito espaço e atrapalhar sua caminhada.

Prepare o solo para montar a barraca

Depois de escolher o local, é hora de organizá-lo para montar a barraca: retire pedras, galhos e qualquer outro item que possa ficar sob a barraca e incomodar os ocupantes na hora de deitar, ou mesmo que possa perfurar a barraca, causando transtornos como a passagem de água e vento. Também é importante que você evite montar a barraca embaixo de árvores, pois galhos ou frutas podem cair e machucar alguém ou perfurar a barraca.

Coloque a lona e os espeques

O primeiro passo para montar a barraca é estender uma lona, caso seja necessário, para que a umidade não passe para ela. O uso da lona é determinado pelo tipo de barraca adquirida, sendo que os modelos resistentes à água dispensam essa etapa. Caso precise utilizar a lona, dobre-a no tamanho exato da barraca, não deixando que nenhuma parte fique para fora, para que não acumule água no caso de chuvas. Depois, coloque a parte inferior da barraca sobre a lona e veja em que direção quer deixar a entrada.

Use as estacas, chamadas também de espeques, para prender a barraca ao chão e finque-as no solo em uma posição de 45º. Se o terreno for muito duro e resistente, utilize um martelo para que as estacas fiquem bem fixas. Já se estiver em um lugar com solo mais poroso, como areia da praia, coloque pedras sobre elas.

Encaixe as varetas

Agora, é hora de encaixar as varetas. As barracas podem vir com canos numerados, que devem ser encaixados conforme a orientação do fabricante, ou com cordas, que precisam ser bem reforçadas para manter a barraca bem esticada. Depois de encaixados, os canos devem se curvar sozinhos, e então é preciso erguê-la para encaixá-los nos ganchos ou em outro componente de sua estrutura.

Prenda o sobreteto

O sobreteto é uma camada de tecido que deve ser colocada sobre a barraca. É preciso esticá-lo bem e reforçar a fixação com os tirantes que vêm com a barraca. Se o sobreteto não estiver bem esticado, corre o risco de passar umidade para a barraca e você acordar no dia seguinte em um ambiente úmido.

Seguindo essas dicas de como montar barraca de camping, não tem como errar! Caso sua barraca seja nova, é bom montá-la pela primeira vez em casa, antes de viajar, para se familiarizar com o modelo. E não se esqueça: armazene-a sempre limpa e seca em um local apropriado para que você possa utilizá-la novamente quando quiser. No mais, é só pegar as malas e se divertir!

E então, tem algum comentário ou dica para montar a barraca com facilidade? Escreva para nós nos comentários!

[uam_ad id=”1805″]

http://blog.tremeterra.com.br/2016/07/19/guia-definitivo-para-montar-uma-barraca-de-camping/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]