Modalidades do atletismo: conheça as principais praticadas no Brasil

4.3 (85%) 400 votes

As modalidades do atletismo fazem parte das formas mais antigas de competição. Suas origens estão intimamente ligadas aos jogos olímpicos, especialmente às edições que ocorriam ainda antes do nascimento de cristo.

Desde então, esse esporte é tido como uma espécie de tradição e patrimônio histórico dentro dos entusiastas e praticantes de exercícios e atividades físicas. Duvida? Se você corre ou gosta de assistir outras corridas, tenha certeza de que você contribui para deixar esse legado vivo — mesmo que não saiba disso.

Ao longo deste post, nós falaremos mais sobre algumas das principais modalidades do atletismo, mencionando alguns fatos interessantes que podem despertar ainda mais seu interesse.

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Corrida

O esporte mais tradicional e com mais “aceitação” do público é a corrida, que é desempenhada em pista e apresenta algumas variações.

Essas diferenças acontecem principalmente pelas distâncias percorridas nas provas, nas quais existem alternativas de baixa distância e outras com longo percurso, o que faz com que cada evento exija diferentes características e capacidades atléticas.

Ao todo, nós temos as corridas de: 100, 200 e 400 metros rasos — essas são consideradas de curta distância.

As provas de média distância apresentam: 800 e 1.500 metros de extensão e são consideradas como corridas de “meio fundo”.

Por fim, há as corridas de fundo (dentro da pista de atletismo) que variam de 5 a 10 quilômetros de extensão. Nas ruas, temos as maratonas que apresentam o percurso total de 42,19 quilômetros.

Os atletas utilizam calçado adequado e inúmeras técnicas importantes que evitam lesões e garantem o máximo de performance.

E para quem tem mais interesse: não deixe de buscar pela corrida de obstáculos e de revezamento para aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre essas modalidades fantásticas, saber mais sobre os treinos de maratona, por exemplo, pode ser interessante para aumentar sua resistência física em diversos esportes.

Arremessos e Lançamentos

Além das corridas, o atletismo também compõe algumas provas de arremessos e lançamentos que envolvem disco, martelo e dardo. A pontuação consiste na maior distância alcançada por esses objetos e as competições são realizadas dentro de um estádio apropriado.

E para quem tem dúvidas: a diferença entre arremesso e lançamento é a maneira como os itens são jogados no campo. No lançamento, normalmente há um período de aceleração (com corrida); no arremesso, os objetos são empurrados para maior distância.

Decatlo e Heptatlo

O Decatlo e Heptatlo são um conjunto de provas que os atletas devem conseguir suportar e ter melhor performance para conquistar o tão sonhado pódio.

O Decatlo é destinado para homens e são, no total, um conjunto de 10 modalidades que envolve: a corrida (em várias extensões diferentes), salto em distância, salto em altura, salto com vara e lançamento de disco e dardo.

Já o Heptatlo é semelhante, mas é um grupo de 7 provas no total que abrange: corrida com barreira, corrida de 200 e 800 metros, salto em altura, salto em distância, lançamento de dardo e de peso.

Como você pode imaginar, o preparo físico e psicológico desses atletas é enorme, o que faz com que muitas pessoas considerem essas modalidades do atletismo como verdadeiros esportes de aventura.

A história de cada uma dessas provas é riquíssima e com certeza ultrapassa muitas gerações ao redor de todo o mundo.

Gostou do nosso post de hoje sobre as modalidades do atletismo? Que tal uma leitura complementar sobre onde e como começar no arvorismo? Temos certeza que você gostará do conteúdo!

https://blog.tremeterra.com.br/2019/09/28/modalidades-do-atletismo-conheca-as-principais-praticadas-no-brasil/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]