Afinal, qual a importância dos esportes para a saúde emocional?

3 (60.78%) 204 votes

Uma vida saudável e cheia de aventura está diretamente relacionada com o desenvolvimento de uma boa saúde emocional. Isso porque a prática de esportes é capaz de regular os níveis hormonais do organismo, favorecendo o humor e a sensação de bem-estar.

Se você ainda não sabe os melhores benefícios da prática de esportes para a saúde mental, continue lendo nosso artigo. Separamos as melhores informações para você!

O que é saúde emocional?

Da mesma forma que a saúde física reflete no bem-estar orgânico e corporal, com o bom funcionamento dos órgãos e tecidos, a saúde emocional refere-se ao bom estado da mente.

Nesse sentido, ela reflete na prevenção de transtornos e doenças mentais, como ansiedade, altos níveis de estresse e depressão. Todos esses aspectos, se não forem bem cuidados, podem ocasionar problemas sérios e afetar o seu dia a dia.

Por exemplo, uma pessoa com saúde emocional equilibrada, cria técnicas de enfrentamento para lidar com o estresse no trabalho, proporcionando momentos de relaxamento após um dia cansativo, se sentindo preparado para encarar os desafios que virão.

Já alguém que ainda não encontrou o seu equilíbrio psíquico, pode não dar vazão para seu estresse no trabalho, apresentando a tendência de desenvolver a síndrome de burnout ou outros transtornos que trazem sofrimento no dia a dia.

Qual é a sua importância?

O corpo e a mente não são aspectos separados, afinal, o que sentimos no corpo reflete na mente e vice-versa. Por isso, uma boa saúde emocional implica na melhora da saúde física, assim como manter hábitos saudáveis também promove uma melhora psíquica.

Essa relação apresenta uma importância muito grande no dia a dia de qualquer ser humano, já que um mau funcionamento pode levar a altos níveis de ansiedade, ao esgotamento mental e físico, assim como insônia, irritabilidade e dificuldade de concentração nas tarefas diárias.

Como o esporte contribui para melhorar a saúde emocional?

A prática constante de atividade física é capaz de promover a melhora na saúde emocional, proporcionando momentos agradáveis e relaxantes, dando base para uma percepção positiva da vida.

O corpo, ao praticar um esporte, libera diversos hormônios que trazem sensações de bem-estar, como a endorfina e dopamina. Além disso, em esportes radicais a adrenalina é disparada no organismo, proporcionando uma sensação de euforia e auxiliando na melhora da saúde mental.

Para você conhecer um pouco mais sobre os benefícios da prática de esportes para a mente, listamos suas melhores vantagens. Confira!

Reduz o estresse

Uma das maiores vantagens de praticar um esporte é a redução do estresse. As rotinas corridas que existem atualmente, provocam uma alta carga de estresse e ansiedade nos brasileiros, favorecendo o surgimento de doenças físicas e psíquicas.

Ao realizar alguma modalidade esportiva, o corpo reduz os hormônios que estimulam o estresse e, ao mesmo tempo, libera endorfina, aumentando a sensação de bem-estar e felicidade.

Aumenta a autoconfiança

Com a movimentação do corpo, os músculos vão ganhando força e as gorduras localizadas vão reduzindo. Isso não só estimula a sua confiança, tendo em vista a melhora da sua autoimagem, como também traz mais resistência física, auxiliando a realizar tarefas diárias com mais facilidade.

Melhora a qualidade do sono

Os hormônios liberados durante a prática esportiva também combatem a insônia e a má qualidade do sono. Com isso, você adormece com mais facilidade e entra na fase profunda do sono com rapidez, diminuindo a sensação de cansaço e aumentando seu vigor e entusiasmo no dia seguinte.

Estimula a concentração

O corpo precisa de concentração para realizar qualquer esporte. Isso porque os músculos exigem uma atividade constante e diferenciada, necessitando de foco e atenção para evitar realizar movimentos equivocados.

Essa concentração e consciência corporal é refletida no dia a dia, proporcionando dias produtivos e eficazes, tanto no trabalho quanto no lazer.

A saúde emocional é fundamental para conquistar a satisfação pessoal e profissional, pois atua em todas as esferas da vida humana. Lembre-se de realizar uma prática constante pra aumentar seu bem-estar e proporcionar uma vida saudável e feliz.

E então, gostou deste conteúdo? Quer receber artigos como este na sua caixa de entrada? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma atualização!

https://blog.tremeterra.com.br/2019/06/21/afinal-qual-a-importancia-dos-esportes-para-a-saude-emocional/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]