Cafeína para atletas: benefícios e dicas para seu consumo

cafeina para atletas benefícios e dicas para seu consumo
Rate this post

Um cafezinho de manhã é uma tradição recorrente em diversas culturas ocidentais. Em alguns países, como na Itália, ele costuma estar presente em todas as refeições. Com mais de um milênio de história, o uso do café sempre esteve associado a energia e disposição, mas o que muitas pessoas ainda não conhecem são suas características ergogênicas, ou seja, os efeitos benéficos da cafeína para atletas.

Não é só o café que contém cafeína: chás, bebidas de cola e chocolate são alguns dos alimentos em que se encontra a substância. A associação entre cafeína e esportes já passou por bastante polêmica, tanto que ela já esteve presente na lista de substâncias proibidas pela Comissão Olímpica Internacional (COI). Atualmente, ela está de volta à legalidade esportiva e é utilizada por muitos atletas, e não faltam motivos para isso.

Continue a leitura e conheça alguns deles:

Reduz a sensação de fadiga

A cafeína é uma droga estimulante do sistema nervoso central, bloqueando a recepção de adenosina e reduzindo o cansaço. Por esse motivo, o café ganhou grande popularidade na Revolução Industrial, quando as pessoas passaram a trabalhar mais horas do que nunca, inclusive no período noturno.

A disposição que a cafeína dá pode ser aquele incentivo que faltava para um treino puxado já de manhã, deixando o atleta ainda mais animado na hora da competição. Dá pra entender por que ela é tão querida pelos esportistas, não é mesmo?

Aumenta o fluxo sanguíneo

O consumo de café faz o coração bater mais rápido, aumentando o fluxo sanguíneo. Consequentemente, os músculos recebem mais oxigênio e glicose e podem funcionar com mais eficiência.

Esse efeito já acontece naturalmente quando praticamos esportes, visto que o aumento na taxa respiratória e aceleração cardíaca são a primeira adaptação do corpo quando começa a se exercitar. Porém, com o auxílio do café, é possível já começar o treino nesse estado aeróbico de alerta.

Tem efeito analgésico

Para pessoas sedentárias isso não faz muito sentido, mas é outro benefício importante da cafeína para atletas. A percepção de dor é alterada, deixando a recuperação mais tranquila depois de uma atividade intensa.

Obviamente, um cafezinho não vai ter o mesmo efeito que uma cápsula de analgésico farmacêutico. Um dos motivos, inclusive, é a concentração da substância ativa, muito mais diluída nos alimentos.

Ajuda atletas desde que haja precauções

Sendo uma droga, a cafeína deve ser consumida com moderação, sempre. O abuso da substância pode causar dependência, com sensação de cefaleia, arritmia e irritabilidade quando se está em abstinência.

Atualmente, uma das formas de ingerir cafeína é por meio de pílulas, em doses extremamente mais altas do que as encontradas nos alimentos que já citamos. Dessa forma, é mais fácil chegar ao exagero.

Efeitos adversos de uma superdosagem incluem insônia, desidratação, palpitações cardíacas, ansiedade, vertigem e transtornos visuais e auditivos. Somente faça uso de pílulas sob prescrição de um nutricionista esportivo e siga as recomendações de dosagem. Afinal, não há motivo para fazer uma coisa boa se tornar um problema de saúde.

Agora que você conhece essas propriedades incríveis da cafeína para atletas, pode tomar seu cafezinho com ainda mais gosto, tanto para começar o dia, quanto para iniciar um treino ou na pausa daquele grande dia de caminhada. O que não dá é pra ficar parado!

O que você achou desse artigo? Quer compartilhar uma experiência que teve com a cafeína? Conte pra gente! É só deixar seu comentário aqui no post!

https://blog.tremeterra.com.br/2018/11/01/cafeina-para-atletas-beneficios-e-dicas-para-seu-consumo/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]