Saiba como começar a meditar e melhorar a qualidade de vida

5 (100%) 2 votes

A rotina corrida, o cansaço do dia a dia e o estresse no trabalho podem trazer diversas dificuldades que reduzem sua qualidade de vida. Para combater os desafios da vida adulta, muitas pessoas têm praticado a meditação diariamente, investindo em técnicas de respiração e concentração que reduzem a ansiedade e o estresse. Mas como começar a meditar?

Para quem nunca experimentou, essa prática pode ser desafiadora no início, já que exige concentração para proporcionar o bem-estar e relaxamento. Pensando em ajudá-lo nessa tarefa, desenvolvemos este artigo com as melhores dicas para você começar a meditar e criar uma rotina mais leve e tranquila. Confira!

Quais são os benefícios da meditação?

Antes de saber como meditar, é importante conhecer os seus benefícios para estimular a prática constante dessa atividade. Afinal, quando entendemos os efeitos positivos que determinada ação traz para o nosso dia a dia, encontramos vontade e motivação para praticá-la diariamente.

Por isso, listamos abaixo as principais vantagens da meditação, para você inclui-la na sua rotina agora mesmo:

  • diminui o estresse;
  • auxilia na consciência corporal, facilitando as atividades multitarefas em espaços estressantes;
  • aprimora o sistema imunológico;
  • auxilia no combate à depressão e ansiedade;
  • melhora a qualidade do sono;
  • estimula a cognição;
  • desenvolve o autoconhecimento;
  • promove empatia.

O que é preciso considerar antes de meditar?

A meditação é uma prática que traz diversos benefícios, no entanto, é uma atividade processual que exige dedicação. Isso significa que sem aplicá-la diariamente ou alternadamente, todas as vantagens citadas demoram a parecer.

Por isso, ao começar a meditar, dedique pelo menos 15 minutos no dia para acalmar a mente e se concentrar na respiração, com o intuito de garantir sua qualidade de vida.

Quais são os tipos de meditação?

Uma das grandes vantagens da meditação é a variedade de técnicas que existem. Isso quer dizer que você tem diversos tipos e pode escolher aquele que mais adequado ao seu objetivo antes de começar.

Conheça as diferentes formas de meditar:

  • mindfullnes: auxilia na consciência corporal;
  • vipassana: promove o autoconhecimento;
  • zazen: estimula a imobilidade e cria uma mente inabalável;
  • sudarshan kriya: ajuda na qualidade da respiração e controla os níveis de estresse e ansiedade;
  • yoga: desenvolve a atenção corporal e consciência dos seus pensamentos por meio de diferentes posturas.

Como começar a meditar?

Agora que você já tem uma boa base sobre meditação, está na hora de aprender a meditar. Abaixo, separamos as melhores dicas para você ter uma experiência incrível e encontrar tranquilidade para enfrentar os dias corridos! Vamos lá?

Escolha um bom local

O lugar ideal é aquele que permite uma conexão fácil com o seu corpo, isto é, sem interrupções externas. O quarto e sala são os ambientes mais indicados para a prática dentro de casa, já que são espaços aconchegantes e facilitam a criação do silêncio.

Encontre uma posição confortável

Você se lembra que comentamos sobre as diversas formas de meditação? Pois bem, você pode praticar diferentes posturas que trazem conforto e, ao mesmo tempo, relaxamento. O importante é encontrar aquela que proporcione estabilidade e bem-estar.

Fique em silêncio

O silêncio é um dos elementos mais importantes da meditação. Mesmo fazendo-a guiada ou com música instrumental, você cria um ambiente de relaxamento, livre de barulhos e ruídos escutados ao longo do dia. Para isso, você pode colocar uma música calma de fundo ou se concentrar no som da sua respiração.

Foque na respiração

Por fim, a última dica — e uma das mais importante — é focar no ato de respirar. Diversas práticas meditativas apresentam a respiração como elemento central para diminuir os níveis de estresse e, por consequência, aumentar a qualidade de vida. Nesse momento, perceba como ela ocorre e sinta o ar frio entrando e o ar quente saindo, ao mesmo tempo em que o seu ventre expande e retrai.

Você percebe como começar a meditar não é tão difícil assim? Embora o início seja desafiador, seguindo essas dicas e praticando-a frequentemente, você consegue obter todos os seus benefícios e desenvolver uma vida com qualidade e bem-estar.

E então, gostou das nossas dicas? Aproveite para nos seguir no Facebook e Instagram e encontrar mais conteúdos como este por lá!

http://blog.tremeterra.com.br/2019/07/26/saiba-como-comecar-a-meditar-e-melhorar-a-qualidade-de-vida/
[wpdevart_facebook_comment curent_url="" order_type="social" title_text="Deixe seu comentário" width="100%" title_text_font_famely="Antonio" animation_effect="random" count_of_comments="3" title_text_font_size="22" ]