Barraca, saco de dormir e kit de primeiros socorros são alguns dos itens que logo vêm a cabeça quando o assunto é acampar. Mas existem outros objetos para tornar mais fácil a vida do aventureiro e, entre eles, está a lanterna para camping. Úteis para ajudar na hora de se vestir, preparar comida ou fazer caminhadas noturnas, as lanternas não podem ficar de fora da checklist de acampamento.
Atualmente, existem muitas e boas opções de lanternas no mercado, mas é preciso estar atento para não errar ao escolher a ideal para seu objetivo. Para o camping, os modelos de mão e de cabeça são interessantes, mas quais são as outras características necessárias? Confira o que considerar antes de eleger a lanterna para ser a sua companheira de aventuras!
Potência da luz
A intensidade de luz da lanterna é medida por lúmens. Na hora da compra, é importante saber que, quanto mais lúmens ela tiver, mais alta será a potência. Apenas tome cuidado com anúncios de números exorbitantes por um baixo valor, pois não são verdadeiros.
Normalmente, lanternas confiáveis variam de 0.3 lúmens — capazes de iluminar pequenos trechos — até 3.500 — as mais potentes, usadas em situações que exigem uma grande capacidade, como em explorações de cavernas. Lanternas a partir de 100 lúmens já apresentam uma boa intensidade de brilho e, durante o acampamento, são capazes de auxiliar nas principais atividades.
Modos de iluminação
Quando for escolher a sua lanterna para camping, outro ponto importante a ser observado são os tipos de iluminação. Eles chegam a cinco diferentes: luz de baixa, média e alta intensidade, strobo e SOS. Mas existem versões de produtos com apenas alguns deles.
O ideal é saber qual o seu interesse antes de comprar o equipamento. Se além de acampar, sua aventura também inclui trilhas noturnas pela selva, o modo SOS pode ser mais adequado. Ele emite flashes de luz intermitentes e, com isso, facilita a identificação no caso de ficar perdido ou precisar de ajuda. Já se a procura for apenas por um bom produto para ajudar nas tarefas básicas, os modos de baixa, média a alta intensidade são suficientes.
Autonomia
Saber o tempo de autonomia da lanterna é fundamental antes de ir acampar. Isso evita que o equipamento deixe você na mão em um momento importante. Você também saberá quando deve ou não economizar a pilha ou a bateria.
A quantidade de horas de funcionamento varia de acordo com o tipo de alimentação e do uso. Lanternas táticas com bateria recarregável, por exemplo, podem chegar a uma média de 10 horas de utilização ininterrupta. Independentemente dos números, o ideal é sempre estar munido de baterias ou pilhas extras para evitar imprevistos.
Conforto e elegância
A lanterna precisa combinar perfeitamente com seu estilo de aventura para não se tornar um fardo no meio do caminho. Por isso, verifique o material, o peso, se o tamanho é adequado para carregar na mochila e se é de fácil manuseio. Lembre-se de que esse é um objeto muito utilizado, então, quanto mais confortável e otimizado for, maior proveito você fará.
Ao dar uma atenção especial a esses tópicos, a escolha da melhor lanterna para camping se torna muito mais consciente e acertada. Além disso, lembre-se sempre de comparar as opções com as suas necessidades. Afinal, a melhor lanterna é aquela que, além da qualidade, tem funcionalidade para você. Procure uma loja especializada em artigos de aventura, eles terão mais conhecimento e os melhores produtos.
Então, gostou do artigo e quer conhecer ótimas opções de lanternas? Entre em contato conosco!